quarta-feira, 24 de março de 2010

PROJETO DE COMBATE A DENGUE



ESCOLA IOLANDA PIRES


PROJETO DE INTERVENÇÃO NA SAÚDE DA COMUNIDADE LOCAL


"COMBATE A DENGUE: RESPONSABILIDADE E AÇÃO COLETIVA"!





ITABUNA, BA
1º SEMESTRE/ 2009


1. TEMA DO PROJETO: COMBATE A DENGUE: RESPONSABILIDADE E AÇÃO COLETIVA

2. EIXOS TEMÁTICOS: Meio Ambiente, Cidadania e Saúde do corpo e da mente



3. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR

NOME DA ESCOLA: Escola Iolanda Pires
Localização: Rua do Cajueiro S/Nº - Bairro Nova Ferradas – Itabuna – Bahia
Organização: Ensino Fundamental – Ciclos de Formação Humana
CLIENTELA ENVOLVIDA: Toda a comunidade escolar, comunidade local, Agentes Educativos de Endemias (Núcleo de Nova Ferradas); Funcionários da SEDUMA, Funcionários da FMSICA, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Funcionários da Saúde (PSF de Nova ferradas)
PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: 1º semestre de 2009


4. CARACTERIZAÇÃO – DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Na Escola Municipal Iolanda Pires, localizada no bairro de Nova Ferradas, durante os meses de fevereiro e março, pode-se perceber em todas as turmas do CIN, CPA e CIR do Ciclo de Formação Humana do Ensino Fundamental uma grande queda na freqüência de muitos alunos.
Preocupados com o grande número de faltas dos alunos nesse período, a escola procurando investigar os motivos das ausências ocorridas, detectou que a causa da ocorrência das faltas por parte dos alunos estava no grande número de incidência de casos de Dengue na comunidade e que muitas das vítimas da doença eram alunos da escola.
Elucidados pela necessidade e vontade de intervir no problema, e buscar soluções para a diminuição dos casos ou possível eliminação dos criadouros da Dengue na comunidade e na escola é que Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, alunos de todas as turmas, em parceria com os funcionários da FMSICA – Fundação Marimbeta – Sítios de Integração da Criança do Adolescente, o grupo de Agentes Educativos de Endemias, funcionários da saúde do PSF – Posto de Saúde da Família, funcionários da SEDUMA daquele núcleo e pessoas da comunidade de Nova Ferradas buscaram pensar e refletir coletivamente o problema da incidência da Dengue na escola e na comunidade e numa ação conjunta propor a elaboração e implementação de um projeto de intervenção na saúde da comunidade escolar e local.

5. PROBLEMATIZAÇÃO

• De que forma a escola poderia estabelecer parcerias com a comunidade local e outros órgãos com vistas à solução do problema?
• Que ações poderiam ser coletivamente pensadas e implementadas para diminuir os casos de incidência de Dengue na escola e na comunidade local?
• De que forma seria possível desenvolver um projeto de intervenção na saúde ambiental de maneira a proteger a saúde física dos alunos e demais pessoas da comunidade local em relação à Dengue e outras doenças causadas pelas más condições de salubridade do ambiente em que vivem?
• Que suportes seriam disponibilizados e que ações complementares seriam implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna para a garantia de que as ações do projeto não fiquem apenas no campo da periodicidade do seu desenvolvimento, mas que seja constantemente avaliado e alimentado visando a não incidência de novos casos de Dengue na área já trabalhada?


6. HIPÓTESES

1. Os alunos afetados pela Dengue poderiam ter sido agredidos pelo mosquito no ambiente escolar, devido às condições de salubridade não adequadas à manutenção da saúde dos escolares;
2. O ambiente familiar dos alunos (reservatórios de lixo, plantas e jardins, caixas d’ água, calhas e lajes, tonéis e depósitos de água) certamente ofereça riscos de contaminação da doença;
3. É possível que através de um conhecimento mais aprofundado sobre a Dengue, formas de contaminação, sintomas, tratamento, prevenção e combate à doença, numa ação conjunta da escola e da comunidade e da secretaria de saúde do município, sejam possíveis a diminuição ou eliminação da incidência dos casos de dengue na escola e na comunidade de Nova Ferradas.


7. JUSTIFICATIVA

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus (flavivírus), transmitida ao homem por um mosquito chamado Aedes aegypti.
A dengue está presente em vários países, no Sudoeste Asiático, na África e nas Américas, onde já foi considerada como erradicada, mas voltou a aparecer em países como Venezuela, Cuba, Brasil e, mais recentemente no Paraguai.
Os primeiros registros de dengue no mundo foram feitos no fim do século XIII, na ilha de Java, no Sudoeste Asiático, e na Filadélfia, Estados Unidos. Somente no século 20, a dengue foi reconhecida como doença, pela Organização Mundial de Saúde (OMS). (cartilha dos agentes de endemias: Dengue – É fácil prevenir - Ministério da Saúde: 2002 pág. 07).
Ainda, segundo texto da cartilha dos agentes de endemias: Dengue é fácil prevenir, publicada pelo Ministério da Saúde em 2002, a dengue é, hoje uma das doenças mais freqüentes no Brasil, atingindo a população em todos os estados, independente da classe social.
Contudo, é preciso reconhecer que a maior incidência da doença ocorre em áreas periféricas onde na maioria das vezes, a própria população que, por falta de informação ou por uma questão cultural acabam por criar ambientes propícios ao desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor que encontrando locais com água parada (criadouros), põem seus ovos e rapidamente se reproduzem.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Para prevenir e controlar esta doença, principalmente nas médias e grandes cidades aonde vem sendo registrada a maioria de casos de dengue, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está executando o Programa Nacional de Controle da Dengue, que envolve diferentes etapas e ações. Porém, é preciso reconhecer que além da importância da participação ativa de todos os setores da sociedade no controle da dengue, é preciso ainda envolver outros setores da administração de um município, a exemplo da Limpeza Urbana, Saneamento, Educação, Turismo, entre outros.
É importante lembrar que, para se reproduzir, o mosquito Aedes aegypti se utiliza de todo tipo de recipientes que as pessoas costumam usar nas atividades do dia a dia – garrafas e embalagens descartáveis, catas, pneus, entre outros. Estes recipientes costumam se juntar a céu aberto, nos quintais das casas, em terrenos baldios e mesmo lixões.
Por essa razão, é preciso que as ações para o controle da dengue exijam não só a participação ativa de diferentes setores da administração pública, mas também a participação efetiva de cada morador na eliminação de criadouros já existentes, ou de possíveis locais para reprodução do mosquito.
E sendo a escola concebida como um espaço privilegiado de construção do saber e de disseminação da informação justifica-se a importância da elaboração e implementação desse projeto de intervenção na saúde da comunidade: COMBATE A DENGUE: Responsabilidade e ação coletiva, com vistas à possível solução ou minimização do problema, buscando estabelecer parcerias com a comunidade local e outros órgãos objetivando a discussão e desenvolvimento de ações que possam ser coletivamente pensadas e implementadas para diminuir os casos de incidência de Dengue na escola e na comunidade local, procurando ainda, intervir na manutenção da saúde ambiental, social e física conscientizando a comunidade escolar e local sobre a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da Dengue no ambiente escolar e comunitário.


8. OBJETIVOS

8.1. OBJETIVO GERAL
• Intervir na manutenção da saúde ambiental, social e física conscientizando a comunidade escolar e local sobre a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da Dengue no ambiente escolar e comunitário.

8.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover a saúde na escola e na comunidade local;
• Permitir o conhecimento a cerca da Dengue;
• Investigar e discutir as condições ambientais da escola e da comunidade propícias ao surgimento dos criadouros do mosquito da Dengue;
• Discutir as formas de combate a Dengue;
• Conscientizar aos alunos e as pessoas da comunidade local sobre a gravidade da doença e de que a sua prevenção depende da ação ambiental consciente de cada cidadão.
• Eliminar ou minimizar a proliferação da doença na escola e no bairro.


9. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

• Pesquisa de campo na escola e na comunidade local, utilizando questionário que retrate número de pessoas (da comunidade e alunos da escola) atingidas pela doença; quais os sintomas que apresentaram; como se trataram e quantas vezes já tiveram a doença;
• Mapeamento dos dados obtidos na pesquisa de campo com elaboração de estatística sobre a incidência da doença na escola e na comunidade;
• Criação e distribuição de panfletos para divulgação dos resultados apresentados na pesquisa de campo entre os alunos e entre as pessoas da comunidade local;
• Realização de passeio pela escola e suas dependências para observação das condições de higiene (lixo e entulhos, plantas e jardins da mesma, caixas d’ água, calhas e lajes, banheiros e depósitos de água);
• Elaboração de relatórios escritos sobre a realidade ambiental observada na escola;
• Discussão oral dirigida nas salas de aula sobre os relatórios dos alunos;
• Visitas domésticas para observação das condições de moradia e salubridade dos lares dos alunos e de pessoas da comunidade eliminando os possíveis criadouros encontrados;
• Realização de palestras sobre a DENGUE nas salas de aula para os alunos e para as pessoas da comunidade local;
• Discussão oral coletiva (com os pais dos alunos) sobre o conteúdo abordado nas palestras;
• Exibição de DVD sobre a Dengue;
• Dramatização sobre a dengue;
• Elaboração de frases e cartazes preventivos da Dengue;
• Ilustrações envolvendo o mosquito da dengue;
• Pinturas e colagens;
• Criação de paródias de combate à Dengue;
• Passeata pelas ruas do bairro.

10. CRONOGRAMA DAS AÇÕES


Data
Atividades
Local
Responsáveis/Pessoal envolvido

• De fevereiro a março:
  •  Levantamento da questão da baixa freqüência dos alunos na escola.
• Nas salas de aula e consultando os diários de classe de todas as turmas;
• Professores de todas as turmas e coordenação pedagógica da escola;
março 2. Discussão sobre o problema da baixa freqüência dos alunos na escola e as suas possíveis causas naquele período;
• Sala de reuniões pedagógicas da escola; • Direção, professores da escola, oficineiros da FMSICA representantes dos pais, alunos e coordenação pedagógica;
março
  • Realização de contatos com a Secretaria de Saúde do Município, Agentes Educativos de Endemias do núcleo V (Nova Ferradas), Secretaria de Educação, funcionários do PSF local, funcionários da FMSICA, representantes do SEDUMA, pais e com alunos para o estabelecimento de parcerias necessárias a elaboração e desenvolvimentos do projeto;
• A escola;
• Direção e coordenação da escola;

30/03: Realização de reunião para discussão da problemática detectada e da necessidade e viabilidade de elaboração e desenvolvimento do projeto de intervenção na saúde ambiental da comunidade com representantes dos alunos, da comunidade local, representantes da Secretaria de Saúde do município e agentes educativos de endemias;
• Na escola;
• Direção e Coordenação Pedagógica da escola e professores
De 03 a 09/04:Elaboração das ações e sistematização do projeto; • Na escola; • Professores; Coordenação pedagógica da escola e agentes educativos de endemias do núcleo V, funcionários da FMSICA, pessoas da comunidade, Funcionários do SEDUMA, Funcionários da Secretaria de Saúde, Funcionários da Secretaria de saúde e da Secretaria de Educação e alunos.
17/04: Lançamento e apresentação do projeto para os alunos e pessoas da comunidade;
• No auditório do Sitio V – Nova Ferradas; • Professores, alunos, Direção, Coordenação Pedagógica da escola, oficineiros e agentes educativos de endemias do núcleo V do município de Itabuna;
22 e 23/04: Pesquisa de campo na escola e na comunidade local, utilizando questionário que retrate número de pessoas (da comunidade e alunos da escola) atingidas pela doença; quais os sintomas que apresentaram; como se trataram e quantas vezes já tiveram a doença; • Escola Iolanda Pires e bairro Nova Ferradas; • Professores, alunos do CPAIII, Agentes Educativos de Endemias.
24/04: Mapeamento dos dados obtidos na pesquisa de campo com elaboração de estatística sobre a incidência da doença na escola e na comunidade; • Nas salas de aula; • Professores e alunos do CPA II, III, CIR II e coordenação pedagógica da escola;
De 27 a 30/04: Criação e distribuição de panfletos para divulgação dos resultados apresentados na pesquisa de campo entre os alunos e entre as pessoas da comunidade local; • Na escola e na comunidade de Nova ferradas; • Alunos das turmas de CPA III e CIR II (5ª Série);
04/05: Realização de passeio pela escola e suas dependências para observação das condições de higiene (lixo e entulhos, plantas e jardins da mesma, caixas d’ água, calhas e lajes, banheiros e depósitos de água) e eliminação dos criadouros do mosquito encontrados na escola; • Na escola e suas dependências; • Professores, alunos de todas as turmas, Coordenação da escola, e agentes de endemias do núcleo V;
06/05: Elaboração de relatórios escritos sobre a realidade ambiental observada no passeio pela escola; • Nas salas de aula; • Alunos das turmas de CPA III e CIR II (5ª Série;
07/05:. Discussão oral dirigida sobre os relatórios dos alunos; • Nas salas de aula; • Professores e alunos do CPA II, III e CIR II;
08/05: Visitas domésticas para observação das condições de moradia e salubridade dos lares dos alunos e de pessoas da comunidade eliminando os possíveis criadouros encontrados;
• Casas dos alunos e de pessoas da comunidade local;
• Professores, Coordenação da escola, alunos de todas as turmas, agentes educativos de endemias, funcionários da SEDUMA, profissionais da saúde, oficineiros e alunos das oficinas;
12/05: Realização de palestras sobre a DENGUE para os alunos e para as pessoas da comunidade local; Nas salas de aulas e no auditório do sítio V – nova Ferradas; Agentes Educativos de Endemias do Núcleo V e enfermeiras do PSF de Nova Ferradas.
12/05: Discussão oral coletiva (com os pais dos alunos) sobre o conteúdo abordado nas palestras; • No auditório do Sítio V – Nova Ferradas; • Agentes Educativos de Endemias do Núcleo V e enfermeiras do PSF de Nova Ferradas, Coordenação pedagógica da escola.

12/05:Discussão oral coletiva os alunos sobre o conteúdo abordado nas palestras; • Professores de todas as turmas;
14/05 17: Exibição de DVD sobre a Dengue (com discussão); • Na sala de vídeos da escola; • Professores, alunos, Coordenação pedagógica e Agentes educativos de endemias do núcleo.
15/05: Dramatização com fantoches sobre a Dengue; • No pátio da escola; • Agentes Educativos de Endemias da Secretaria de Saúde do município; professores e alunos do CIN I, II, III e CPA I
15/05: Elaboração de frases e cartazes preventivos da Dengue; • Nas salas aula; • Professores de todas as turmas da escola;
18/05: Ilustrações envolvendo o mosquito da dengue; • Nas salas de aula; • Professores e alunos das turmas de CIN I, II, III e CPA I
18/05: Pinturas e colagens; • Nas salas de aula; • Professores das turmas de CIN, CIR e CPA I
18/05: Criação de paródias de combate à Dengue; • Nas salas de aula; • Professores das turmas do CPA II, III e CIR II
19/05: Passeata pelas ruas do bairro com apresentação das paródias criadas pelos alunos. • Saindo da escola pelas ruas do bairro Nova Ferradas até a Pracinha central do bairro; • Todos os sujeitos envolvidos no desenvolvimento do projeto;

22/05: Avaliação do desenvolvimento do projeto e dos resultados. • Na escola • Todos os sujeitos envolvidos na realização do projeto.


11. RECURSOS:

11.1. RECURSOS HUMANOS: Todos os profissionais da escola, alunos de todos os segmentos escolares CIN, CPA e CIR, pessoas da comunidade local, agentes educativos de endemias, funcionários da SEDUMA, profissionais de saúde do PSF local, funcionários e alunos das oficinas da FMSICA.
11.2. RECURSOS MATERIAIS: didáticos pedagógicos: (textos impressos, folhas mimeografadas, lápis grafite, hidrocor, pincéis atômicos, giz, lápis cera, cartolinas, aparelhos de som, DVD, TV, mídias de CD e DVD, faixas, carro de som, microfone, caixa amplificada, sacos para lixo, luvas, panfletos informativos, revistas, etc.

12. RESULTADOS ALCANÇADOS:

• Melhoria na freqüência escolar, pela diminuição total do número de alunos infectados pela Dengue;
• Eliminação dos criadouros do mosquito na escola;
• Diminuição dos criadouros de Dengue na comunidade;
• Diminuição dos casos de dengue na comunidade local.

13. AVALIAÇÃO

Terá caráter contínuo e processual, através de discussões orais, nas salas de aula com os alunos e em reuniões quinzenais onde as demais pessoas envolvidas deverão colocar suas opiniões sobre as ações implementadas, considerando-se também, as aprendizagens demonstradas pelos alunos no decorrer das atividades do projeto, bem como os resultados apresentados na escola e na comunidade após o desenvolvimento do mesmo.


14. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Dengue é fácil prevenir. 2002.

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Dengue – medidas preventivas. Disponível em: Acesso em: 03 de abr. 2009.

PÁTIO – REVISTA PEDAGÓGICA: Artemed. Ano: XII Maio/Julho 2008. 


Para refletir:

“Por muito tempo fomos vítimas da picada de um mosquitinho que consciente ou inconscientemente, ignorávamos ou simplesmente acreditávamos que nem um mal pudesse fazer. Hoje profundamente feridos pela dor da saudade daqueles que se foram pela ínfima, porém fatal, picada do "mosquito prego," temos a certeza de que se a muito, cada um de nós tivesse feito a sua parte, muitos dos nossos entes-queridos ainda estariam aqui.” Márcia Cruz - Coordenadora Pedagógica da Escola.
In memória: Riann (09anos), Marília (06anos), Claudinho (06 anos) crianças queridas vítimas da Dengue Hemorrágica 2009.


ALGUMAS DAS ATIVIDADES DIDÁTICAS DO PROJETO DE COMBATE A DENGUE:

ALUNOS NA PERCEPÇAO DOS CRIADOUROS  DO MOSQUITO  NO AMBIENTE ESCOLAR - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS - 6º ANO







 ATIVIDADE DE COLAGEM REPRESENTATIVOS DA DENGUE - ALUNOS DO 1º E 2º ANO







PRODUÇÃO DE PARÓDIAS - 5º E 6º ANOS








FOTOS ILUSTRATIVAS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO NO MUTIRÃO DE COMBATE A DENGUE

PROFESSOR DAMASCENO TOCANDO E CANTANDO A PARÓDIA DA DENGUE PARA ATRAIR OS MORADORES NAS VISITAS DOMICIARES

PROFESSORA VÍVIAN FAZENDO LEITURA E EXPLICAÇÃO DE PLANFETO INFORMATIVO DA DENGUE NOS DOMICÍLOS DA COMUNIDADE DE NOVA FERRADAS
PROFESSORA KELY PATRÍCIA FAZENDO COLAGEM DE ADESIVOS DA DENGUE NOS MORADORES JÁ VISITADOS

PROFESSORAS ELBA CARLA E VÍVIAN COM MORADORA DO BAIRRO JÁ VISITADA E INFORMADA SOBRE A DENGUE
EQUIPE: SAÚDE ESCOLA NO COMBATE A DENGUE!

TRATOR REMOVENDO ENTULHOS NO BAIRRO PARA ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO

FUNCIONÁRIO DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO COLOCANDO REMÉDIO PARA MATAR O MOSQUITO


FUNCIONÁRIO DA FUNDAÇÃO MARIMBETA NA COLETA E REMOÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO DA DENGUE



EQUIPE INTEGRADA NO RECONHIMENTO DOS CRIADOUROS DA DENGUE

PELAS RUAS DO BAIRRO REALIZANDO A COLETA

RECOLHENDO OS CRIADORES DAS ÁREAS VERDES DO BAIRRO




AINDA PELAS RUAS DO BAIRRO
FELIZES NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO




CAMINHÕES DA MARQUISE NO RECOLHIMENTO DOS MATERIAIS COLETADOS NO MUTIRÃO


POR HOJE É SÓ! AGUARDEM OUTROS PROJETOS QUE ESTÃO EM CONSTRUÇÃO!!!

PROPOSTA CURRICULAR EJA - ENSINO FUNDAMENTAL II (5ª A 8ª) SÉRIES

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA PEREIRA CRUZ




Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental


Ciclos III e IV (5ª A 8ª) SÉRIE




Área - LÍNGUA PORTUGUESA

Vive-se, hoje, uma nova realidade social, conseqüência da industrialização, do urbanismo crescente, da utilização da escrita, da expressão, dos meios de comunicação e da eletrônica. Isso faz com que o homem procure adquirir um vasto conhecimento em todas suas faculdades e expressões, na promoção do pensar e do agir, na perspectiva de concretizá-los na realidade em que vive.
O ensino da língua portuguesa nas propostas curriculares atuais visa criar situações nas quais o aluno possa aprendê-la, não somente por palavras, mas saber combiná-la em expressões complexas e aprender pragmaticamente, concretizando-a em seu mundo. Por isso interagir pela linguagem significa realizar uma atividade discursiva na interlocução não aleatória – mesmo inconsciente – mas decorrente das condições em que o discurso é realizado.
Sabe-se que o aluno já dispõe de competência discursiva e lingüística para comunicar-se em interações próprias das relações sociais de seu dia-a dia, inclusive as que estabelecem em sua vida escolar. Isso significa permitir-lhe a escolha da forma da fala a utilizar, considerando as características e condições do contexto de produção, isto é, saber adequar os recursos expressivos, a variedade da língua e o estilo a diferentes situações comunicativas: saber coordenar satisfatoriamente o que fala e escreve e como fazê-lo, dado o contexto e os interlocutores a quem o texto se dirige.
Sendo assim, faz-se necessária a reflexão sobre a linguagem verbal e a não-verbal entre todos (educadores, alunos e comunidade) como critério básico para a realização da cidadania, pois ela com todos seus sistemas é cultura e comunicação.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


No processo ensino e aprendizagem dos diferentes Ciclos do Ensino Fundamental, espera-se que o aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diferentes situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. Para isso, a escola deverá organizar um conjunto de atividade que progressivamente possibilite ao aluno as seguintes competências e habilidades:

· utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais, na leitura e produção de textos escritos de modo a atender as múltiplas demandas sociais, respondendo aos diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerando as diferentes condições de produção do discurso;


· reconhecer a importância das diferentes linguagens: verbal, não verbal, musical, gráfica, plástica, como meio de produzir, expressar, comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

· utilizar a linguagem para estruturar as experiências e explicar a realidade, operando sobre as representações construídas em várias do conhecimento;

· saber como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas no texto, reconstruindo o modo pelo qual se organizam em sistemas coerentes;

· ser capaz de operar sobre o conteúdo representacial dos textos, identificando aspectos relevantes, organizando notas, elaborando roteiros, resumos, índices, esquemas e outros;

· aumentar e aprofundar seus esquemas cognitivos pela ampliação do léxico e de suas respectivas redes semânticas;

· analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos;

· conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico;

· reconhecer a valorizar a linguagem de seu grupo social como instrumento adequado e eficiente na comunicação cotidiana, na elaboração artística e mesmo nas interações com pessoas de outros grupos sociais que se expressem por meio de outras variedades;

· usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.


CONTEÚDOS:

· Linguagem Oral:

* Literários:

- Cordel;

- Causos e similares;

- Texto dramático;

- Canção.

* Imprensa:

- Entrevista;

- Debates;

- Depoimentos.

* Divulgação científica:

- Exposição;


- Palestras;


- Debates.


* Publicidade:


- Propaganda;


- Denotação;


- Conotação.


· Linguagem Escrita:


* Literária:


- Conto;


- Novela;


- Romance;


- Crônica;


- Poema;


- Texto Dramático.


* Imprensa:


- Notícia;


- Editorial;


- Artigo;


- Reportagem;


- Carta de leitor;


- Charge;


- Tira.


* Divulgação Científica:


- Verbete;


- Enciclopédico;


- Nota / Artigo;


- Relatório de Experiências;


- Didático (textos, enunciados de questões)


- Artigo.



* Publicidade:


- Propaganda;


* Denotação

* Conotação.


Prática de produção de textos orais e escritos


1. Linguagem Oral


· Literários:


- Canção.


- Texto dramático;


· Imprensa:


- Notícia;


- Entrevista;


- Debate;


- Depoimento.


Divulgação científica:


- Exposição;


- Seminário;


- Debate.


2. Linguagem Escrita


· Literária:


- Crônica;


- Conto;


- Poema.


· Imprensa:


- Notícia;


- Artigo;


- Carta de leitor;


- Entrevista.


· Divulgação Científica:


- Relatório de Experiências;


- Esquema e resumo de artigo ou verbetes de enciclopédia.


Prática de Análise Lingüística:


· Domínio da norma padrão;


· Advérbios;


· Tempo Verbal: Presente do Indicativo, Pretérito perfeito, futuro do presente e


imperativo;


· Concordância verbal;


· Concordância Nominal;


· Verbos: ser, ter, estar, ficar, pôr e dar;


· Pontuação;


· Acentuação;


· Sinônimos / Antônimos;


· Ortografia;


· Regência Verbal: Assistir, namorar, preferir, obedecer, ir, chegar, simpatizar, etc.;


· Conjugações.

METODOLOGIA

A língua portuguesa, em diversas propostas curriculares, tende a criar situações nas quais o aluno possa vivenciar e incorporar um processo educativo que venha contribuir para o seu crescimento intelectual e social, fazendo-o capaz de assumir uma atitude de consciência da realidade experimentada, possibilitando-lhe a apropriação de uma efetiva construção do conhecimento que lhe servirá de instrumento para a vida. Isso ocorre quando escola e professor consideram esse aluno como sujeito ativo da aprendizagem e do conhecimento.
O ensino e a assimilação da língua portuguesa devem ser centrados nas relações aluno-professor em que o conhecimento e internalizado deixa de ser informativo e passa ser formativo.
O encaminhamento da língua portuguesa terá como unidade básica de ensino o texto, em sua grande diversidade de gêneros, levando em conta que o mesmo coloca o aluno sempre frente a tarefas globais e complexas para garantir a apropriação efetiva dos múltiplos aspectos envolvidos. Será necessário que o professor reintroduza-o nas práticas de escuta, leitura e produção, permitindo que o trabalho com a literatura permita a passagem gradual da leitura não comum para uma leitura mais extensiva. Além da escuta, leitura e produção de texto, é necessária a realização de atividades que envolvam manifestações de trabalhos sobre a língua e suas propriedades, como trabalho de observação, descrição, por meio do qual se constrói explicações para os fenômenos lingüísticos característicos das práticas discursivas.


Serão empregadas estratégias de compreensão dos diversos tipos de textos, que se distinguem do falar cotidiano, articulando elementos lingüísticos a outros de natureza não verbal e, quando necessário registro e documentação escrita. Serão explicitados a forma e o conteúdo do texto em função das características do gênero e do autor, fazendo uma seleção de procedimentos de leitura em função dos diferentes objetivos. Serão estabelecidas relações necessárias entre o texto e outros textos e recursos de natureza suplementar para a compreensão e interpretação do texto.


Estabelecer-se-á a progressão temática em função das marcas de segmentação textual, tais como: mudanças de capítulo ou de parágrafo, títulos e subtítulos, para texto em prosa, colocação em estrofes e versos, para textos em versos. Far-se-á levantamento e análise de indicadores lingüísticos e extralingüísticos presentes no texto para identificar as várias vozes do discurso e o ponto de vista que determina o tratamento dado ao conteúdo, com a finalidade de confrontá-lo com outros textos, com outras opiniões e para que se possa posicionar criticamente diante dele.


Sabendo-se que esse conhecimento se constitui a partir do saber existente no aluno, somado ao que o professor detém, ocorrerá a real construção do conhecimento, através do diálogo, da interação, viabilizando, assim, a verdadeira troca de experiências e, conseqüentemente, a aprendizagem. Dessa forma, aluno e professor vivenciarão as práticas da linguagem que devem envolver o seu todo – leitura, produção de texto, análise lingüística – não fragmentando a transmissão e conhecimento da língua, mas contextualizando-a no seu universo. O aluno fará a construção de seu próprio saber, a aquisição da língua escrita, que ocorrerá num contexto de interação e interlocução para o mesmo possa perceber a capacidade que tem de ler e de escrever e vivenciar o todo que internalizou na sociedade em que está inserido.


SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ




Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental


Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries


Área - MATEMÁTICA


A aquisição do conhecimento matemático não se inicia, para o educando adulto, apenas quando ele ingressa num processo formal de ensino. Essa aquisição já vem se dando durante todo o decorrer de sua vida. O indivíduo alijado da escolarização é obrigado, no confronto com suas necessidades cotidianas (principalmente aquelas geradas pelo tipo de trabalho que ele realiza), a adquirir certo saber que lhe possibilite a resolução de dificuldades. Mas, se sua situação nas relações sociais de produção exige a aquisição desse saber, essa mesma situação, impedindo a sua escolarização, impede o acesso às formas elaboradas de conhecimento matemático.


A consciência do indivíduo torna-se, assim, marcada por uma ambigüidade, pois, de um lado, quando se depara com certas dificuldades, não hesita e as resolve utilizando-se daquele seu saber matemático e, de outro lado, como esse saber não é reconhecido enquanto conhecimento matemático pela sociedade, ele mesmo, assumindo isso, embora inconscientemente, afirma que não conhece nada de matemática e que é um ignorante.


A compreensão desse processo contraditório vivido pelo adulto não escolarizado mostra a necessidade de se desenvolver uma metodologia de ensino que possibilite a real superação - incorporação do conhecimento que ele já adquiriu, e não uma metodologia que meramente justa ponha, ao que o indivíduo já sabe aquilo que ele não sabe e precisa saber.


Assim sendo, o processo de ensino - aprendizagem contribuirá intencionalmente para a transformação social se for orientado no sentido de criar condições para que o educando, até então alijado da escolarização, vá percebendo seu processo de recriação do conhecimento matemático e do seu uso adequado.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


· Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e


transformar o mundo em sua volta;


· Perceber a matemática como ferramenta que estimule o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver


problemas;


· Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente;


· Resolver situações problema sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio;


· Comunicar-se matematicamente, fazendo uso da linguagem oral estabelecendo relações entre ela e diferentes representações matemáticas;


· Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles;


· Aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência, nas atividades cotidianas;


· Explicitar o próprio pensamento e procurar compreender o pensamento do outro;


· Discutir as dúvidas, persistir na tentativa de construir suas próprias idéias;


· Perceber que além de buscar a solução para uma situação proposta devem cooperar para resolvê-la e chegar a um consenso.



CONTEÚDOS


1. Números e Operações


· Naturais e decimais em contagem e medidas;


· Uso de frações ½ e ¼ em medidas;


· Organização e extensão do S.N.D. e os números decimais, uso da vírgula;


· Relação entre números decimais e fracionários;


· Uso de frações e a relação entre os números decimais;


· Números relativos em problemas de dívidas e ganhos;


· Adição e subtração com números naturais e decimais;


· Multiplicação e divisão com números naturais e entre números decimais;


· Construção de algoritmos;


· Cálculos de metades e quartos;


· Relação entre as operações com os números decimais e as operações entre


frações;


· Adição e subtração entre frações heterogêneas;


· Razão e proporção;


· Regra de três;


· Cálculos de frações de quantidade, porcentagem;


· Cálculo de porcentagem;


· Adições e subtrações entre números relativos em problemas de saldo devedor;


· Coordenadas cartesianas no plano;


· Construções de tabelas e gráficos;


· Potenciação: quadrados e cubos (relação com a geometria);


· Teorema de Pitágoras;


· Equações do 1º e 2º graus;


· Sistemas de equações.


2. Espaço e Forma


· Semelhanças e diferenças entre formas da natureza e sólidos geométricos;


· Classificação dos sólidos e das figuras planas;


· Planificação dos sólidos;


· Formas das figuras planas: quadrangular, retangular, etc.;


· Uso da régua, esquadros e compassos para desenhar figuras planas;


· Classificação dos sólidos geométricos em Corpos Redondos (cilindros, cones, esferas) Poliedros (pirâmides, Prismas).


· Classificação das figuras planas obtidas a partir dos sólidos;


· Identificação dos polígonos pelo número de lados;


· Noções de paralelismo e perpendicularismo;


· Noções sobre ângulos;


· Uso dos quadrados.


3. Grandezas e Medidas


· Tempo e valor: calendário, relógio e relações com o S.N.D. (sistema numérico decimal);


· Valor: cédulas e moedas;


· Unidades arbitrárias: pé, palmo, pitada, etc.;


· Unidades padrão mais usadas: Múltiplos e submúltiplos (metro, grama e litro),


relação com o S.N.D.;


· Instrumento de medidas;


· Uso das medidas de tempo e valor, conversões;


· Área e perímetro das principais figuras planas;


· Medidas mais usadas para superfície (metros quadrados) e volume (metros cúbicos);


· Volume dos sólidos geométricos (prismas retos e composições desses prismas);


· Uso do transferidor para medir ângulos.



METODOLOGIA


A área de matemática adotará a metodologia que partirá de práticas diárias dos conhecimentos que os alunos já possuem através de situações problemas.


Conhecimentos estes que elaborados, sistematizados e explorados em sala de aula, servirão como elemento de ligação com os conteúdos, fazendo com que os alunos percebam a relação entre o que eles já sabem e o que estão aprendendo, e também entre conteúdos, para que todo conhecimento possa ser acessível, de fácil compreensão e de grande utilidade prática.


O vínculo da matemática com as situações do cotidiano possibilitará aos alunos levantarem hipóteses e arriscarem-se na busca de resultados. Assim, é fundamental fazer com que os alunos ampliem os significados que possuem a cerca dos números e das operações, busquem relações existente entre eles, aprimorem a capacidade de análise e de tomada de decisões que começam a se manifestar. Também irá explorar o potencial crescente de abstração, fazendo com que os alunos descubram regularidades e propriedades numéricas, geométricas e métricas. Com isso criará condições para que os alunos percebam que as atividades matemáticas estimulam o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas. Canalizar-se-á para a aprendizagem toda a ebulição desse espírito questionador que estimula os alunos a buscar explicações e finalidades para as coisas, discutindo questões relativas às utilidades da matemática, como ela foi construída, como pode contribuir para a solução de tantos problemas do cotidiano como de problemas ligados à investigação científica. Desse modo, os alunos deverão identificar os conhecimentos matemáticos como meios que auxiliam a compreender e a atuar no mundo em que estão inseridos.


A aprendizagem de matemática também pode ser enriquecida com recursos


didáticos como: livros, vídeos, televisão, rádio, calculadoras, computadores, jogos, notícias de jornal, panfletos, etc., pois tais recursos têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, pois são materiais que estão diretamente relacionados com o dia-a-dia do aluno. No entanto, tais recursos devem estar integrados a situações que levem o aluno ao exercício da análise e da reflexão.


Assim, a organização do trabalho será encaminhada de modo que os alunos desenvolvam a própria capacidade para construir conhecimentos matemáticos e interagir de forma cooperativa com seus pares, na busca de soluções para problemas, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.




SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS


DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ



Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental


Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries




ÁREA - HISTÓRIA


A História enquanto disciplina escolar ao se integrar na área de educação de jovens e adultos possibilita ampliação de estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para reflexão sobre possibilidades de mudanças e necessidades da continuidade.


A História é construída no espaço e no tempo, que se modificam a partir do trabalho do homem, e a interferência do seu trabalho no meio pode nem sempre estar voltada para o interesse da coletividade. Compreender como a sociedade se organiza e tece suas engrenagens, o significado de direitos e deveres, a relação macroeconômica, os fatos determinam a vida dos povos e das nações é fundamental para o educando. A prática social dos homens constrói e reconstrói o espaço e organiza de forma diferenciada a vida na cidade e a vida no campo expondo as contradições que as relações de produção determinam. As formas organizativas como as classes sociais, os grupos populares e minorias se organizam e podem redefinir seus direitos à cidadania e a igualdade social.


Conhecer a História facilita a compreensão de que a cada momento a intervenção do homem na realidade produz transformações nas relações sociais, políticas e econômicas. Só dessa forma o aluno poderá assumir a sua condição de sujeito histórico e participar das transformações da realidade atual.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


· Identificar os elementos que compõem a diversidade artística e cultural, manifestos no tempo e no espaço e que caracterizam a condição humana como fenômeno diverso e complexo;


· Comparar diferentes processos de formação socioeconômica, identificando seu


contexto histórico;


· Identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;


· Situar acontecimentos históricos e localizando-os no tempo e no espaço;


· Reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar;


· Compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas;


· Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles, continuidade e descontinuidade, conflitos e contradições sociais;


· Questionar sua realidade, identificando problemas e possíveis soluções, conhecendo formas político-institucionais e organizações da sociedade civil que possibilitem modos de atuação;


· Dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais;


· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social;


· Valorizar o direito de cidadania dos indivíduos, dos grupos e dos povos como condição de efetivo fortalecimento da democracia, enfatizando-se o respeito às diferenças.


CONTEÚDOS


· Espaço - tempo


· História e memória


· O homem: um ser histórico


· História e trabalho


· Primeiras civilizações


· Mundo feudal


· Renascimento comercial e urbano


· Cidade: centro das artes, ciência e novas idéias


· Formação dos Estados Nacionais


· As grandes navegações do século XV: o encontro de dois mundos


· Processo de Colonização no Brasil


· Era Industrial


· Formação dos monopólios


· Imperialismo e neo-colonialismo


· América Latina no contexto internacional


· Indo-Afro-Latino América


· Processo de Independência no Brasil


· Império Brasileiro como Regime Político


· Brasil no quadro da expansão imperialista


· Expansão do café: escravos e imigrantes – os trabalhadores do café


· Brasil, início e consolidação da República


· As disputas e alianças entre os países da 1ª Guerra mundial


· Superprodução e a crise de 1929


· Era Vargas


· Legislação trabalhista


· Arrancada da Indústria Nacional


· Segunda Guerra Mundial – implanta-se uma nova ordem mundial


· República populista


· O golpe de 64 e a implantação da República autoritária


· O governo pós Constituição de 1988


· Globalização – mercadoria sem identidade nacional


· Cidadania no Brasil


· Relações de gênero


· Movimentos sociais


· Transformações no mundo do trabalho


· Emprego e empregabilidade


· História Regional


METODOLOGIA


O estudo da História do ponto de vista historiográfico e pedagógico é fundamental na formação do estudante como cidadão, para que assuma atitude participativa e crítica na sociedade na qual está inserido.


Para a educação de jovens e adultos foram estabelecidas escolhas em vista da projeção dos anseios dos educandos e problemáticas de outros grupos e classes em diferentes temporalidades e espaços. Assim prevalece o ensino da História do Brasil e as suas relações com a História da América, bem como com as diferentes sociedades e culturas do mundo. Esta opção está associada ao ensino de História com temas que problematizem questões sociais, políticas, econômicas e culturais, respeitando as características e a experiência vivida pelos alunos jovens e adultos.


Os conteúdos contemplarão os temas transversais, privilegiando a realidade local e regional e as relações de trabalho nas dimensões materiais e culturais.


O trabalho pedagógico será favorecido pelas competências e habilidades a serem objetivadas na área enquanto campos de conhecimento e de forma mais específica na disciplina, que são indispensáveis para a apropriação dos conteúdos, descartando o mecanismo de memorização em favor do “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.


É necessário ainda:


· Nas diferentes situações de ensino, é necessário valorizar os seus conhecimentos, questionando e debatendo as relações existentes entre conhecimento e prática, ciência e cotidiano, etc;


· Estimular a troca de informações, estudos das relações, reflexões que destaquem diferenças e semelhanças e as transformações;


· Realizar atividades com diferentes fontes de pesquisa, livros, jornais, revistas,


filmes, fotografias, etc., confrontando dados, abordagens, e objetos; Reconhecer que o saber escolar é construído na interlocução. Cada situação requer a escolha de didáticas específicas para que o processo seja construído coletivamente. O professor deve estar continuamente aprendendo, procurar novos caminhos e novas alternativas para criar e recriar novas possibilidades na realidade escolar.



SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS


DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ



Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental


Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries




ÁREA - GEOGRAFIA


Entendendo o espaço de vida dos homens com um produto histórico, construído pela sociedade, cresce a importância do ensino de geografia, na medida em que propicia ao educando, futuro cidadão, o conhecimento crítico da realidade espacial e com isso, sua participação consciente e responsável no processo social de produção do espaço geográfico. Nesses termos, o ensino da geografia contribui diretamente para que os alunos venham a ser agentes ativos da construção do espaço. Concebendo a aprendizagem como um processo pessoal e intransferível, tem-se que cada educando constrói o seu conhecimento, a partir de situações didáticas propostas pelo professor, o responsável pelo ensino. Assim, conforme a afirmação de Paulo Freire de que “aprender é (re) construir pela descoberta” o aluno vai progressivamente construindo o espaço geográfico no plano de sua cognição, isto é, na esfera de seu conhecimento. Dessa maneira, configura-se o objetivo maior do ensino da geografia, que conjuga o plano de ação do educando: conhecer o espaço geográfico para melhor agir no processo de sua construção.


Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares, resultado de múltiplas interações entre o trabalho social e a natureza, e que estão plenos de significados simbólicos decorrentes da afetividade nascida com eles.


Vale destacar que uma das grandes contribuições dadas pelas novas correntes fenomenológicas da geografia foi a de buscar explicar e compreender o espaço geográfico não somente como produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais.


Com essa proposta, os alunos estarão aprendendo uma geografia que valoriza suas experiências e a dos outros, e ao mesmo tempo estarão aprendendo a valorizar não apenas o seu lugar, mas transcendendo a dimensão local na procura do mundo.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


· Recuperar questões relativas e o papel da natureza e a relação com o indivíduo


dos grupos sociais de forma geral, na construção do espaço;


· Utilizar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações planetárias (litosfera e biosfera), origem e evolução, crescimento de diferentes populações;


· Reconhecer fatores sócio-econômicos e ambientais que interferem nos padrões de saúde e desenvolvimento das populações humanas por meio da interpretação ou análise de gráficos e tabelas dos indicadores;


· Compreender que as melhorias nas condições a direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistados não usufruídos por todos os seres humanos e, dentre as suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;


· Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sócio diversidade reconhecendo-os como direitos dos povos e indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia;


· Utilizar a linguagem gráfica para obter informações e representar a especialidade


dos fenômenos geográficos;


· Compreender a especialidade e temporalidade de fenômenos geográficos estudando em suas dinâmicas e interações.


CONTEÚDOS


· Geografia – A ciência do Espaço


· Espaço e tempo da natureza e da sociedade


- Universo


- elementos de orientação


- O Planeta Terra


· Os maiores domínios naturais


- características da Terra


biosfera, litosfera, hidrosfera, atmosfera


- representação da Terra


- espaço geográfico terrestre


- Indo-Afro-Latino América


· Geografia Humana - Brasil


- Características da Sociedade Brasileira


- Demografia e estrutura etária da população brasileira (regiões naturais e


geográficas do Brasil)


· Transformação do espaço


- Do artesanato à indústria moderna


- Industrialização no Brasil


- Potencialidades econômicas do Brasil


- Fontes de energia e conservação da vida


· Urbanização


- O processo de urbanização


- Imigração, migração e emigração


· Espaço rural


- Do nomadismo ao sedentarismo


- A relação homem x natureza


- Importância da agricultura


- Modernização do campo e Estrutura Fundiária do Brasil.


· Relações do trabalho no campo


- Sindicalismo


- Cooperativismo


· População e tipo de trabalho


- Demografia e estrutura etária da população brasileira


- População economicamente ativa


- Expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo


- Distribuição de renda e justiça


- A mulher, a criança e o idoso na sociedade produtiva


· A geografia e a regionalização do espaço.


· Mundo pobre ou do Sul


- Igualdade e desigualdade social


- Alimentação e fome


- Dependência econômica


- Dívida externa


- Países subdesenvolvidos


· Mundo desenvolvido ou do Norte


- Globalização


- Os meios técnico-científicos e o papel da informação


- Desenvolvimento sustentável


- Organização do trabalho


METODOLOGIA


Hoje o ensino da geografia é pensado fundamentalmente como uma tentativa de unir a geografia crítica com o sócio-construtivismo, ou em outras palavras, como uma coleção de conteúdos geográficos renovados e críticos, cuja preocupação pedagógica é levar o aluno a construir os conceitos, e não meramente recebê-los prontos. Assim, o aluno é incentivado a refletir e discutir, a se motivar com o estudo da dinâmica da sociedade e da natureza para o homem com o estudo do espaço produzido pela humanidade.


A geografia crítica escolar, por sua vez, vê o aluno como um ser humano que possui diferentes potencialidades a serem desenvolvidas, de acordo com a sua realidade (etária, psicogenética, social e espacial).


Ser cidadão pleno supõe um conhecimento do meio em que se vive, e o estudo do espaço geográfico não deve ter uma finalidade meramente acadêmica ou escolar. Deve, isto sim, encontrar utilidade na vida prática, na reflexão sobre o mundo, para nele se viver melhor, promovendo, inclusive, sua transformação. Outro importante pressuposto teórico-metodológico é elaborar uma geografia escolar apropriada para o momento atual e suas indagações (globalização, nova problemática ambiental, maior valorização do conhecimento e da força de trabalho


qualificada com a correlata desvalorização das matérias-primas e da força de trabalho barata, redefinições do papel da escola e conseqüentemente, do ensino de geografia, etc.).


É importante a percepção do papel social da escola e do ensino da geografia diante da realidade mutável do espaço mundial e também do espaço brasileiro, das perspectivas para o Século XXI, pois, praticamente já se iniciou o futuro do aluno como cidadão num mundo globalizado, onde o fundamental não é mais saber ter preparo técnico (como a época do fordismo) ou ser mais um militante acrítico que somente repete dogmas (como a outra vertente da bipolaridade, a “esquerda” tradicional). O essencial hoje é aprender a aprender, aprender a pensar por conta própria e, agir.


Para que tudo isso ocorra o ensino da geografia deve partir da observação e a caracterização dos elementos presentes na paisagem. Este é o ponto de partida para uma compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza. Observar, descrever, representar cartograficamente ou por imagens, os espaços, são procedimentos que poderão ser utilizados mesmo que o aluno o faça com pouca autonomia, requisitando a orientação do professor. Com o decorrer do tempo irá adquirindo a autonomia necessária para aprofundar seus conhecimentos, elaborar questões, confrontar suas opiniões, ouvir os outros e se posicionar diante do grupo sobre suas experiências.


O trabalho com a construção da linguagem gráfica pode ser realizado considerando-se os referenciais que os alunos já utilizam para se localizar e orientar no espaço. É fundamental o estudo de diferentes tipos de mapas, atlas, globo terrestre, atualizados e em situações em que os alunos possam interagir com estes recursos. O estudo do meio, o trabalho com imagens e a representação dos lugares próximos e distantes são recursos didáticos interessantes, por meio dos quais os alunos poderão construir e reconstruir as percepções da imagem local e global.


A geografia, ao trabalhar com recortes temporais e espaciais, interpreta as múltiplas relações entre a sociedade e a natureza de um determinado lugar.



SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS


DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ



Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental


Ciclos I e II (5ª a 8ª) Séries


Área - CIÊNCIAS


Durante muitos séculos, o ser humano se imaginou no centro do Universo, com a natureza à sua disposição, e apropriou-se de seus processos, alterou seus ciclos, redefiniu seus espaços, mas acabou deparando-se com uma crise ambiental que coloca em risco a vida no planeta, inclusive a humana. Portanto, é fundamental ver e entender a Ciência como elaboração humana para compreensão do mundo.


Esperamos que o aluno tenha um conhecimento maior sobre a vida e sobre a sua condição singular na natureza, para se posicionar acerca de questões polêmicas como os desmatamentos, o acúmulo de poluentes e a manipulação gênica, perceber a vida humana, seu próprio corpo, como um todo dinâmico, que interage com o meio, pois tanto a herança biológica quanto as condições culturais, sociais e afetivas refletem-se no seu corpo.


Com o desenvolvimento da tecnologia é necessário que nosso aluno desenvolva em si a vontade de adquirir os conhecimentos necessários para que possa aprender a relacionar-se com o mundo em que está, como sendo seu lar, compreendendo o ambiente natural e social. O sistema político, a tecnologia e os valores em que se fundamentam a sociedade. Fortalecer os vínculos de família, de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social, levando assim a sociedade a uma melhor qualidade de vida, procurando a prevenção e não apenas a cura dos males físicos, mentais e sociais.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


· A capacidade de compreensão do mundo e atuação como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica;


· Valorização da natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade,


como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente;


· Identificar a composição, a organização e a fisiologia dos organismos vivos;


· Compreensão da ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade humana;


· Identificação das relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia


como meio para suprir necessidades humanas, sabendo elaborar juízo sobre riscos e benefícios das práticas científico- tecnológicas;


· Entendimento da saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes;


· Formulação de questões, diagnósticos e proposições de soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;


· Utilização de conceitos científicos básicos, associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;


· Valorização do trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;


· Estimulação do cuidado com o próprio corpo, com atenção para o desenvolvimento da sexualidade e para os hábitos de alimentação, de convívio e de lazer;


· Valorização da vida em sua diversidade e a conservação dos ambientes;


· Caracterização dos movimentos visíveis, de corpos celestes no horizonte e seu papel na orientação espaço-temporal hoje e no passado da humanidade;


· Interpretação das situações de equilíbrio e desequilíbrio ambiental relacionando


informações sobre a interferência do ser humano e a dinâmica das cadeias alimentares;


· Valorização da disseminação de informações relevantes aos membros da sua comunidade.


CONTEÚDOS


· Universo: noções de astronomia


- Sistema Solar


- Movimentos da Terra


- Gravitação


· Ambiente: saúde e qualidade de vida


- Saúde: princípios básicos


- Controle da qualidade da água


- Alterando o ambiente terrestre


- Qualidade do ar


- O uso de agrotóxicos


- Lançamento de materiais na atmosfera


- Solo – moradia – alimentação


- Poluição e contaminação do meio ambiente


- Cadeias e teias alimentares


- Reciclagem


· Características das etapas de vida


- Obtenção, transporte e transformação de energia;


- A célula (aspecto morfo-fisiológico);


- Organização de seres vivos (célula – tecido – órgão – sistema - organismo);


- Sistemas: digestivo, respiratório, circulatório, escretor – urinário, nervoso,


reprodutor e imunológico.


· Ser humano: desenvolvimento e saúde


- Reprodução e sexualidade


- Genética


- Organismo humano


- Saúde, ambiente e convívio


- Sexo e saúde


- Sexo e lei: assédio sexual, abuso sexual, abuso sexual infantil


· Drogas


- Prevenção e conseqüências


· Matéria e energia


- Componentes básicos do ecossistema


- Os caminhos da energia solar


- Transformações da energia solar


- Átomo


· Energia e sociedade


- Sistemas de transportes


- Energia fator de desenvolvimento


- Fontes de energia e sua utilização na vida moderna “manufatura e industrialização”


· Trabalho: segurança e saúde


- Acidentes de trabalho


METODOLOGIA


A divisão, que muitas vezes se faz, entre o conhecimento científico, desenvolvimento de tecnologia é impreciso, e dificulta a compreensão do todo, não possibilitando ao aluno participação social e desenvolvimento mental. É necessária a contextualização e interdisciplinaridade de conteúdos para que o aluno perceba e identifique as informações e os conhecimentos em sua vida, assim podendo agir de maneira crítica comum ser social. Pois os problemas nunca são resolvidos utilizando-se apenas um ponto de vista, e sim com a colaboração de vários conhecimentos. Propõe-se uma metodologia dialética de ação em sala de aula, onde o professor é mediador e articulador do processo ensino e aprendizagem.


SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
COORDENAÇÃO: MÁRCIA CRISTINA P. CRUZ

Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª A 8ª) SÉRIES


Área - LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (Espanhol)


No mundo atual a Língua Estrangeira Moderna assume a função de veículo de informação e meio de acesso ao conhecimento, às diferentes formas de pensar, de criar, de sentir, de agir e de conhecer a realidade, fornecendo suporte formativo ao aluno, para que possa participar e compreender as relações comunicativas estabelecidas entre a sociedade e as culturas do mundo moderno. Assim o domínio básico de pelo menos uma língua estrangeira moderna é hoje, um requisito essencial para inserção e manutenção do jovem e adulto no mercado de trabalho, garantia de acesso a informação, etc. Assim, o ensino da língua deve considerar o interesse e necessidade de quem está aprendendo uma língua estrangeira, vinculando o contexto à realidade do aluno. Ou seja, ao se trabalhar um tema, deve-se partir do universo real do aluno, levando em consideração a sua experiência, a vida pessoal e atividades cotidianas contextualizadas.



COMPETÊNCIAS HABILIDADES

• utilizar os mecanismos de coerência e coesão na produção oral e escrita;
• trabalhar com textos informativos, interpretando aspectos sociais e/ou culturais entendendo a mensagem principal;
• conhecer e usar a língua estrangeira como um instrumento de acesso a informações e respeito a outras culturas e grupos sociais;
• analisar os recursos expressivos da linguagem verbal, relacionando textos com os contextos;
• debater, a partir de temas propostos nos textos, desenvolvendo o espírito crítico e a formação de opinião própria.


CONTEÚDOS

- Oralidade:
- apresentar-se
- solicitar ou dar informações
- entrevistar
- expressar opiniões, vontades e sentimentos
- dar ordens


- Escrita
- identificar o tipo textual
- reconhecer as partes de um texto
- reconhecer as informações essenciais de um texto
- elaborar perguntas e respostas
- resolver exercícios estruturais da língua
-produzir textos

- Leitura
- textos descritivos
- textos informativos
- notícia de revistas, jornais
- textos poéticos
- textos de instruções
- entrevistas
- música


METODOLOGIA

O ensino da Língua Estrangeira Moderna na educação de jovens e adultos deve estar centralizado numa abordagem comunicativa, onde o aluno participe das atividades, desenvolvendo a sua competência comunicativa em outro idioma, enquanto conhece e recebe informações de outros grupos sociais.
O trabalho com texto será prioritário, levando o aluno a compreender e enfrentar com sucesso uma situação de leitura. É necessário que se disponha de uma variada diversidade textual. Muito mais que cantar uma canção estrangeira é preciso reconhecer a estrutura do texto, a coesão e fazer exercícios para conhecer e fixar as construções da língua, partindo para a elaboração de outros textos.
O ensino deve ser dinâmico e criativo, valendo-se de todos os recursos disponíveis, com materiais pedagógicos atraentes que facilitem a aprendizagem.



SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS
DEPARTAMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Proposta Curricular EJA II – Ensino Fundamental
Ciclos I e II (5ª A 8ª) SÉRIES


Área - Arte

Desde os primeiros tempos, o ser humano sentiu a necessidade de deixar marcas de sua existência pessoal e coletiva. Seja nos registros da pré-história ou em nossa sociedade contemporânea, observa-se a busca incessante do homem em registrar suas experiências e expressões.
As diversas culturas existentes no planeta, desenvolvidas a partir dos distintos modos de se interpretar a realidade e transformá-la, segundo suas respectivas necessidades, sempre produziram arte, mesmo através das formas mais simples. Por isso, é preciso tomar consciência da importância fundamental que as artes possuem na vida humana, pois elas sempre estiveram e estarão presentes nas diferentes culturas de nossa espécie, e que, conseqüentemente, este conhecimento dará subsídios de como a arte deve ser trabalhada.
Considerando que o aluno deve ser capacitado a realizar e analisar manifestações artísticas, compreendendo-as em sua diversidade histórico-cultural, a seleção de conteúdos específicos de artes visuais, dança música e teatro, foram descritos separadamente para garantir presença e profundidade das formas artísticas nos projetos educacionais.
As atividades propostas para a área de Educação Artística devem ajudar os alunos a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

• Realizar produções artísticas, individuais e/ou coletivas, nas linguagens da arte (música, artes visuais, dança, teatro, artes audiovisuais) analisando, refletindo e compreendendo os diferentes processos produtivos, com seus diferentes instrumentos de ordem material e ideal, como manifestações socioculturais e históricas.
• Apreciar produtos de arte, em suas várias linguagens, desenvolvendo tanto a fruição quanto a análise estética, conhecendo, analisando, refletindo e compreendendo critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afins, de caráter filosófico, histórico, sociológico, antropológico, psicológico, semiótico, científico e tecnológico, dentre outros.




CONTEÚDOS

•Artes Visuais
- pintura, desenho, colagem, gravura, cerâmica, cestaria, entalhe, fotografias,
cinema, televisão, vídeo, computação e outros.

•Dança
- Educação dos corpos;
- Relação entre corpo, dança e sociedade;
- Processos da dança;
- Dança coreografia;
- Dança e postura.

•Música
- Interpretações, criações, improvisações musicais;
- Utilização dos elementos da linguagem musical (som, timbre, etc.);
- Composições musicais;
- Confecção de instrumentos musicais.

•Teatro
- Criação e confecção de elementos e acessórios cênicos.

METODOLOGIA

Na metodologia de artes, buscar-se-á formas originais e interdisciplinares de
expressão de idéias e opiniões com o grupo, promovendo observações, experimentações, discussões e análises em que se possa entrar em contato não só com a forma e as linguagens técnicas, mas também com as idéias e reflexões propostas pelas diferentes formas de arte.
O aluno em situações de aprendizagem precisa ser convidado a exercitar-se nas práticas de aprender a ver, observar, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.
Cabe ao professor criar atividades para estimular o percurso criador de cada aluno em particular e do grupo, seguindo os níveis de competência e as necessidades internas e externas de cada momento singular desse processo.