segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pequenos poetas, grandes escritores!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica – Segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Turma: Pré-escola 04 anos
Educadora: Eliana Lino

Proposta que integra as atividades do Projeto: Pequenos poetas, grandes escritores


Proposta 03 – Sequência Didática: Trabalhando com o poema Leilão de Jardim

Leilão de Jardim
Quem me compra um jardim
com flores?
borboletas de muitas cores,
lavadeiras e passarinhos,
ovos verdes e azuis 
nos ninhos?
Quem me compra este caracol?
Quem me compra um raio de sol?
Um lagarto entre o muro e a hera,
uma estátua da Primavera?
Quem me compra este formigueiro?
E este sapo, que é jardineiro?
E a cigarra e a sua canção?
E o grilinho dentro do chão?
(Este é meu leilão!)
1º Dia – SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
  • Inicialmente prepare um cartaz com o poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles:
  • Fazer a leitura em voz alta do poema para as crianças;
·                    Conversa na rodinha: Pergunte às crianças se elas sabem o que é um leilão. Após as falas, reapresente o poema para a turma num cartaz bem bonito e decorado; diga que ali está escrito algo sobre um leilão e que eles devem tentar ler. Leia o texto para a sala passando o dedo embaixo das palavras para que eles possam acompanhar a leitura e tentem identificar algumas delas. Explique que se trata de um poema e diga o nome da autora. Perguntar às crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram? Se sabem quem o escreveu? Se já ouviram falar de Cecília Meireles? Faça a leitura em voz alta da biografia da autora e conversar com elas sobre quem foi Cecília Meireles (Bibliografia), apresentar uma fotografia da escritora; e dizer a elas que por um período estaremos trabalhando com o poema Leilão de Jardim.
2º Dia: Familiarização e criação:
  • Declamação coletiva do poema completo;
  • Depois de conhecerem o texto questione se entenderam o que é um leilão, o que a autora quer “vender” naquele jardim, o que é um jardim, onde podemos encontrar um, etc. Em seguida peça para fecharem os olhos e se imaginarem em um lindo jardim... ele pode ser em uma praça ou encantado, mas que eles deverão escolher algo desse lugar para ser leiloado. Assim, fale para desenharem o que irão leiloar e cole ao redor do cartaz para exporem na escola, com o título: No nosso leilão de jardim vamos leiloar...
  • Fazer um grande painel com um jardim (com os elementos que aparecem no poema e elementos colhidos (caídos) na natureza ou desenhados e ilustrados pelas crianças) e escrever o poema com letras garrafais (na classe, junto com as crianças); (usar pedrinhas, pó de cerra colorido, capim, folhinhas, florezinhas, areia colorida, cascas de caules de  árvores,gravetos, etc.).
3º Dia: Trabalhando com o poema lacunado
  • Trazer para a classe um cartaz com o título: poema lacunado: Leilão de Jardim (as lacunas devem ser nos nomes dos elementos: bichos e flores, etc. (fazer os nomes desses elementos, em papel cartolina colorido em tiras; fazer a leitura do poema com as crianças em voz alta apontando as palavras e questionando quais as palavras que estão faltando e solicitando que as crianças peguem a palavra sobre a mesa e a fixe no local da lacuna.
  • De posse do cartaz – ler coletivamente o mesmo, várias vezes – apontando as palavras no cartaz, chamando à atenção para as rimas e jogando com as palavras
  • Interpretando oralmente o poema: Questionar às crianças quanto:
- Qual é o título do poema?
- Quem é o seu autor ou autora?
- Sobre o que fala o mesmo?
- Se já visitaram um ou mais jardins?
- Quais jardins já visitaram? Tinha o que?
- Era igual ou diferente do jardim do poema? Em que?
- Na comunidade tem jardim? Como é o nome? Tem o que?
- Solicite que os alunos leiam novamente a poesia, para tanto os oriente a lerem da seguinte forma: meninos leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira. Observe a entonação da voz dos alunos durante a leitura.
Questione-os sobre o que eles perceberam no poema:
  • Como ele está escrito?
  • Suas frases vão até o final da linha?
  • Como são chamadas as partes que compõem um poema?
  • Qual o nome  das palavras que terminam com o mesmo som?
  • O que havia no jardim retratado na poema?
4º Dia: Trabalhando com lista
  • Declamação coletiva do poema com as crianças apontando as palavras;
  • Questionar com as crianças: quais elementos estão sendo leiloados juntamente com o jardim? E na medida em que elas forem citando ir listando os nomes na lousa;
FLORES
BORBOLETAS
LAVADEIRAS
PASSARINHOS
OVOS
 NINHOS
 CARACOL
 SOL
 LAGARTO
 ESTÁTUA
 FORMIGUEIRO
 SAPO
 CIGARRA 
 GRILINHO
  • Escrever a lista numa cartolina e afixá-la na classe;
  • Fazer a reflexão sobre escrita das palavras da lista;
5º Dia: Jogando com as palavras do poema:
  • Declamação coletiva do poema completo com as crianças.
  • Criar outras rimas com as palavras do poema:
JARDIM RIMA COM ...Por exemplo: CAPIM;
FLORES rima com____________________________
BORBOLETAS rim com__________________________
           LAVADEIRAS rima com _____________________________
PASSARINHOS rima com___________________________________________
OVOS rima com__________________________________________________
 NINHOS rima com_______________________________________________
 CARACOL rima com_____________________________________________
 SOL rima com__________________________________________________
 LAGARTO rima com______________________________________________
 ESTÁTUA rima com______________________________________________
 FORMIGUEIRO rima com_________________________________________
 SAPO rima com___________________________________________________
 CIGARRA  rima com_____________________________________________
 GRILINHO rima com_______________________________________________

Confeccionar um bingo com as palavras do poema e brincar com as crianças.
6º Dia: Montando as palavras do poema:
·        Declamação coletiva do poema completo;
·        Confeccionar cartelas 5 ou 6 (com as palavras do poemas em letras garrafais);
·        Dividir a turma em grupos, entregar as letras móveis às crianças e colicitar que os grupos montem as palavras das cartelas usando as letras móveis;
·        Sair de grupo em grupo e pedir para que cada criança leia uma ou duas das palavras montadas por elas.
7º Dia:  Mais tentativas de leituras e escrita
  • Faça atividades que envolvam tentativas de leitura e escrita, como por exemplo: retome o cartaz com o poema “Leilão de Jardim” e entregue folhas em que ele esteja escrito; peça aos alunos que procurem determinadas palavras no texto, circulando-as e que tentem escrever o nome dos animais do poema.
8º Dia: Criando um jardim na sala
  • Sugira às crianças a criação de um Jardim na sala de aula. Faça dobraduras em forma de flor e deixe-as expostas decorando o ambiente.
  • Abaixo link do site origami-club que tem vários modelos bem explicadinhos:
    http://www.origami-club.com/en/flowers/index.html
    Aqui nesse link (site www.lendorelendogabi.com) mais algumas sugestões: http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_flor.htm
9º Dia: Plantando um jardim na instituição.
  • Providenciar e solicitar às mães mudas de plantas e flores; pedras decorativas, terra, regador, garrafas pet para fazer os canteiros, pá; escolher um local na área da instituição e construir junto um pequeno jardim que deverá ser visitado e cuidado pela turma todos os dias durante todo o ano. (registros com fotos e desenhos feitos pelas crianças).
10 Dia: No caderno ou em folhas separadas:
  1. Dividir a poesia em frases e imprimir cada frase em uma folha A3 e entregar cada uma para um grupo de 4 a 5 alunos ilustrarem com recortes ou dobraduras;
  2. Ilustrar individualmente nos cadernos;
  3. Pintar, dentre outros.
- Esse momento é importante, pois os alunos poderão expressar artisticamente o que compreenderam sobre a poesia, e ainda, ao socializar as ilustrações eles poderão fazer leitura de imagens, que também é um tipo de leitura importante.
  
11º Dia: Problematizando com o poema
- Em seguida proponha uma PROBLEMATOTECA, na qual você poderá trabalhar operações de subtração e adição com as crianças a partir da poesia. Veja uma sugestão:
1- Quantos animais de jardim aparecem na poesia?
Resolvendo:




2- Quantas letras há no título da poesia?
Resolvendo?

3- Quantos animais que aparecem na poesia voam?
Resolvendo:


4- Se somarmos todas as coisas que estão à venda no jardim qual seria o resultado?
Resolvendo:



5- Observe a segunda estrofe da poesia. Se alguém comprasse o caracol e o lagarto, quantos elementos restariam para serem vendidos nessa estrofe?
Resolvendo




12º Dia: PRODUZINDO UM TEXTO POÉTICO A PARTIR DA (RE) LEITURA DA POESIA

- Educadora, o objetivo dessa atividade é que os alunos (re)leiam o poema e construam em grupo (coletivamente) um novo poema, tendo como ponto de partida o tema Leilão, que foi abordado no poema trabalhada na sala.
- Peça às crianças que imaginem um leilão e criem um poema (com a sua ajuda, seja o escriba) tendo como modelo aquele que trabalhamos. Eles poderão leiloar o que quiserem: brinquedos, objetos escolares, animais, dentre outros.
-  Peça para observarem a estrutura do poema.
  • Releia e reescreva com as crianças até que eles considerem o poema como pronto;
No decorrer do projeto Ensaio coreográfico de poemas trabalhados: Preparando para o Sarau/Recital






Educadora Eliana Lino - Pré-escola 04 anos - Leitura Oral Coletiva do poema: Leilão de Jardim