segunda-feira, 16 de setembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - ALIMENTAÇÃO E SAÚDE


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do segmento creche: Márcia Cruz
Turma: Pré-escola 04 anos
Projetos: Gestão para a saúde: Comer! Comer! Gostosuras que prazer! Pequenos Poetas! Grandes Escritores!
Educadora: Eliana Lino

Proposta de trabalho: Sequencia Didática
Tema: Alimentação e saúde

Objetivos da proposta:
Promover a reeducação alimentar das crianças da pré-escola;
Combater o desperdício dos alimentos na instituição e em casa;
Promover o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis quanto à alimentação e à saúde dos pequenos;

1. Ponto de partida: (elemento detonador) Poema: Alimentação saudável
Alimentação Saudável
Para termos saúde
muito leite devemos beber
para termos ainda mais cálcio
queijo e iogurte devemos comer!
Ovos, carne e peixe
alimentos que devemos comer,
dão-nos proteínas
para nos ajudar a desenvolver
Massa, batatas e pão
estão na nossa alimentação
arroz, feijão e grão
devemos comer com moderação.
Marta Oliveira

Fazer a leitura em voz alta do poema para as crianças; chamar a atenção para as rimas presentes;
Conversar na rodinha: Qual o nome do poema? Para eles o que é ter uma alimentação saudável (estigar a conversa sobre o que eles comem? O que gostam de comer? Se é bom ou não para a saúde? Por que?
Falar para as crianças que a instituição desenvolve um projeto chamado: Comer, Comer! Gostosuras que prazer que tem a finalidade de: (apresentar os objetivos da proposta) e que estaremos desenvolvendo muitas atividades que os ajudarão a se alimentar e a cuidar melhor da saúde)

2. Fazer um cartaz ilustrado com o poema (com as crianças) – usando a escrita e desenhos e/ou gravuras relacionadas com as comidas que aparecem no poema – afixa-lo na parede;


3. Linguagem Verbal Oral: Conversa na rodinha:  Como será que estamos nos comportando na hora da alimentação na instituição?

Exibição de vídeo/slids de momentos de alimentação: lanche e almoço na instituição;
Refletindo as cenas do vídeo/slids exibidos:
O que acharam? O que viram é agradável aos olhos? Ao corpo? À instituição?
È correto? Tem que ser assim mesmo? Ou pode ser diferente? Como? Por quê? –  Discutir bastante cada cena com as crianças.


4. O que estamos comendo na instituição? Trabalhar com o cardápio da instituição – colocar o cardápio na cartolina – leitura; discussão dos gostos – listar e fazer uma eleição para ver quais os preferidos pelas crianças dentre os que são servido.


5. Nova leitura do poema: meninos a 1ª estrofe, meninas a 2ª estrofe e assim sucessivamente – falar com as crianças sobre o que são as estrofes de um poema; mostrar, ler, contar;

Produção Coletiva de texto: Acordo coletivo: Mandamentos dos pequenos cidadãos da alimentação (Construir um acordo com as crianças quanto: a higienização das mãos antes das refeições: à ordem e organização das filas na hora do lanche e almoço; na ordem na utilização dos utensílios – pratos e outros; a ordem no self service; à quantidade e qualidade de comida que se deve colocar no prato; da acomodação depois de servir-se (onde sentar, como se comportar à mesa, não deixar restos nos pratos); da devolução dos utensílios à cozinha; do comportamento depois que terminar o lanche ou a refeição (encaminhamento: para onde iremos?)

6. Culinária: escolher uma receita de bolo: de banana, cenoura, aipim, abacaxi, limão, morango (qualquer fruta ou legume) – trabalhar primeiro a receita (ressaltando quanto à tipologia e gênero) e seu uso na sociedade (serve para que?) – ingredientes da receita;
Fazer o bolo com as crianças – explorando as cores, cheiros, texturas e sabores de cada ingrediente, as medidas, quantidades e temperatura (quente, frio, morno);

7. Nova leitura do poema: meninos a 1ª estrofe, meninas a 2ª estrofe e assim sucessivamente: trabalhar só com a 1ª estrofe:

Para termos saúde
muito leite devemos beber
para termos ainda mais cálcio
queijo e iogurte devemos comer!

O que diz essa estrofe?
Quais os alimentos que estão presentes nessa estrofe do poema?
Por que devemos ingeri-los? Em que são ricos?
Obser: antes o professor deverá fazer uma pesquisa sobre: leite, queijo, iogurte e outros derivados – ver vitaminas presentes e em que contribuem para a saúde;
8. No cineminha: Exibição do vídeo: De onde vem o leite? Do Programa TV escola;

Primeiro exibir integralmente – depois ir passando devagarinho e discutindo com as crianças sobre o que descobriram através do vídeo;

9. Linguagem Verbal (oral): Nova leitura do poema: meninos a 1ª estrofe, meninas a 2ª estrofe e assim sucessivamente: trabalhar só com a 1ª estrofe:

10. Linguagem do jogo simbólico: Desenvolvimento da brincadeira da sugestão (Xerox que fora entregue na AC) – Cobra-cega: “Que alimento é esse?”

11. Linguagem Verbal Oral: Conversa na rodinha: Tema: Boas maneiras à mesa (discutir, construir e expor no ambiente)

Construção de lista coeletiva com alguns itens de boas maneiras citados pelas crianças;

12. Linguagem Verbal Oral: Leitura coletiva da 2ª estrofe do poema:

Ovos, carne e peixe
alimentos que devemos comer,
dão-nos proteínas
para nos ajudar a desenvolver

Comer rima com...
Quais os alimentos que aparecem na 2ª estrofe? Quem gosta? Quem não gosta? Por quê?
Qual desses é o nosso preferido?
Construção de gráfico de barras dos três qual o mais preferido pelas crianças;
13. Leitura oral coletiva da parlenda: A galinha do vizinho -
(ler primeiro em voz alta para as crianças, depois fazer a leitura oral coletiva com as crianças – fazer brincando – Explorar os numerais que aparecem na parlenda: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8, 9, 10; (quanto à forma, ao nome e relacionar à quantidade usando materiais concretos: 1? = 1 lápis; 4?= 4 caixinhas mostrando o numeral, nome e objetos, (as crianças e você);


14. Linguagem Visual e verbal: Cineminha: De onde vem o ovo? Exibição e discussão;

Linguagem não verbal:
Ilustração – O percurso do ovo até chegar à nossa mesa – Com desenho baseados na exposição do vídeo;

15. Linguagem Culinária – Receita de omelete: Trabalhar a receita (estrutura, ingredientes, medidas, modo de fazer);


Preparar um grande / ou pequenos omeletes com as crianças – degustar

16. Linguagem verbal oral: Carnes também tem cor? Quais as cores das carnes (classificação) Discussão na rodinha – O que são carnes brancas? O que são carnes vermelhas? Quais são as mais recomendadas para a nossa saúde? Porque?

17. Exibição de documentário sobre carnes vermelhas e carnes brancas.

Conversando sobre o vídeo: O que eu vi? O que eu aprendir?


18. Linguagem do jogo simbólico: Brincadeira de roda: De abóbora faz melão, de melão faz melancia;

19. Leitura oral por grupo do poema – alternando entre meninos e meninas;
Brincadeira: cara colorida (vê sugestão entregue na AC);

20. Linguagem matemática: leitura da parlenda: Um, dois, feijão com arroz (ler primeiro em voz alta para as crianças, depois fazer a leitura oral coletiva com as crianças – fazer brincando – Explorar os numerais que aparecem na parlenda: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8 (quanto à forma, ao nome e relacionar à quantidade usando materiais concretos: 1? = 1 lápis; 4?= 4 caixinhas mostrando o numeral, nome e objetos, (as crianças e você);

21. Linguagem verbal oral: Nova leitura oral da parlenda pelas crianças:
Trabalhar com as rimas presentes na parlenda: ( no oral e na escrita usando letras móveis);
Um, dois
Feijão com arroz...

22. Leitura oral coletiva da parlenda com as crianças: (com a folha xerografada); pedir para elas circularem os nomes de alimentos que aparecem na parlenda com lápis colorido; depois pedir para citarem quais os nomes de alimentos que aparecem na parlenda e que eles circularam; construir coletivamente a lista na lousa; trabalhar com as palavras da lista uma a uma: Qual a letra inicial? Final? Quais as letras intermediárias? Quantas letras? Quantas sílabas? Que letras usamos para escrevê-las? Usar letras móveis em grupinhos e no individual.
23. Construção de um livreto ilustrado com alimentos como: leite e seus derivados, ovos, peixe, carne, macarrão, batata, pão, feijão, arroz, grãos, etc. o desenho, a ilustração, os nomes, o valor nutricional etc.

Observação: propostas em construção

Sequência Didática - Tema: Amizade


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do Segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Proposta de Sequência Didática
Período: de 15 a 26/07 de 2013

Proposta de Sequência Didática

Tema: Construindo amigos, conquistando afetos!

1º Dia: 15/07 –
1º Momento: Rotina: Dentro do recomendado pela coordenação;
Conversa na rodinha com a temática amizade: Pesquise em casa em revistas, gravuras de pessoas em situação de demonstração de afeto: abraçando, beijando, de mãos dadas, acariciando, etc. Na rodinha vá mostrando as gravuras às crianças e pedindo para que eles façam leituras à cerca das imagens exibidas. Questione para instigar a discussão: O que estão vendo nessa gravura? O que as pessoas estão fazendo? Por que será? Quando é que as pessoas se abraçam? Como pode ser o abraço? Por que as pessoas se abraçam? Gostam de abraçar? Por quê? E o beijo? E o aperto de mão? (fazer questionamentos á cerca de todos esses gestos de afeto e deixar que as crianças exprimam seus sentimentos á cerca dos mesmos);

Suco da amizade: Paladar/ descobrindo sabores: (em duplas de turmas) – fora da sala de aula ( na frente da instituição, no pátio, no solário, no parque etc.): Escrever a receita do suco no papel crafty (cada professora faz o seu cartaz), mas na hora da atividade será usado apenas 01; levar para a sala os ingredientes: (água, açúcar, cenoura e laranjas, liquidificador, copos e colher); montar o espaço onde será realizada a receita;

Mostrar a cenoura e a laranja para as crianças – questionar se sabem o que é? Se gostam? Sobre as cores?

Passar uma bandeja com minúsculos pedacinhos de laranja e de cenoura para as crianças degustarem;


Esclarecer para as crianças: Hoje nós vamos fazer um suco que nós vamos chamar de suco da amizade porque surge da união da cenoura com a laranja para formar um novo sabor. Antes, porém, nós vamos fazer uma brincadeira para experimentar outros sabores que existem.
Colocar em recipientes: sal, limão ou vinagre, açúcar e pó de café ou pedacinhos de jiló) e com as crianças com os olhos vendados, ir passando os produtos e com o auxilio de uma colherinha colocar na língua das crianças para que eles identifiquem os sabores (doce, azedo, amargo, salgado);

Questionar oralmente sobre o que sentiram e sobre os sabores experimentados e qual órgão dentro da boca que é responsável por sentirmos os sabores; esclarecer que além de doce, azedo, salgado e amargo no mundo existe uma infinidade de sabores;

Explicar a receita do suco; fazê-lo, colocar nos copos e pedir que cada criança escolha um amiguinho da turma para servi-lo;

Para finalizar a professora pega as gravuras usadas na rodinha e pede para que as crianças colem em um mural preparado por ela com o título:

 “ Construindo amigos, conquistando afetos!”


2º momento – Ensaios das coreografias das músicas afro
2º Dia: 16/07 – Terça-feira:
1º Momento: Rotina conforme o já recomendado:

Atividade: Tocando e sentindo meu amiguinho: Tato

A educadora deverá preparar o ambiente bem descontraído: se possível colocar tapes ou TNT para forrar o chão; colocar uma mesa com óleos e/ou hidratantes perfumados;

Colocar uma música ambiente – orquestrada;

Pedir que cada uma das crianças, escolher entre elas um amiguinho ou amiguinha para passar o óleo ou o hidratante; se sobrar alguma criança essa deverá realizar a atividade com a professora;

Solicitar que as crianças tirem a parte de cima da roupa e ao som da música uma criança passará o óleo ou hidratante na outra criança e vice-versa – durante a massagem a educadora deverá desenvolverá orienta assim... Toque as mãos do seu amiguinho, esfregue bem devagarzinho a sua mãozinha com  óleo nas mão dele; agora vá subindo pelos braços bem devagarzinho e massageie os bracinhos dele (a); coloque óleo ou hidratante em suas mãozinhas], todos fechem os olhos, agora massageie o rostinho do seu (a) amiguinha, só nos olhos, só na face, só nas sobranchelhas, só nas orelhas, quem estiver sendo massageado deite-se, agora massageie só os dedinhos do pé, agora só o pezinho, a canelinha, e assim sucessivamente; tocar os papéis quem massageou agora será massageado seguindo as mesma orientações.

Abrir uma rodinha de conversa: O que sentiram ao ser massageado pelo amiguinho (a)? Gostaram? Por que? O que sentiram ao massagear o amiguinho (a)? Gostaram? Por que? Que partes do corpo usaram para tocar e massagear o (a) amiguinho (a)? O que sentiram ao tocar a pele? Através das mãos, dos dedos podemos sentir outras sensações. Quais são? (quente, frio, gelado, macio, duro, áspero) – ir passando na rodinha diferentes materiais( gelo, uma almofada, algodão, lixa, um ovo quente, etc) para que as crianças percebam que através da pele (tato) podemos perceber as diferentes formas de ser das coisas no mundo;

Para casa: pesquisar em livros e revistas figuras de pessoas usando o tato (mãos/dedos para realizar algo) – trazer para a classe;

3º Dia – Quarta-feira: 17/07  - Com meu amigo é mais fácil caminhar:
1º Momento: Rotina conforme o já recomendado:
Atividade
Com meu amigo é mais fácil caminhar: As professoras em duplas irão organizar o circuito das sensações com diferentes materiais espalhados pelo pátio/frente da escola ou no parque: areia, argila, pó de serra, galhos secos, folhinhas secas, papel de jornal, pedrinhas, grãos, plásticos de bolhinhas, papelão, água, um pedaço de espuma molhada, etc.;

As educadoras explicam que cada um deverá escolher um amiguinho (a) para ser seu guia no circuito – mão amiga que me guia;

A criança com os olhos vendados deverá fazer o percurso do circuito com o amiginho segurando a sua mão e o guiando até cada um dos materiais, onde a criança pisará e todos perguntarão: O que é? A criança deverá responder sobre que material está pisando. As outras perguntam novamente: Como é? A crianças deverá apresentar algumas características do material pisado: é mole, é duro, é macio, é gelado, etc.

Quando a criança tiver concluído o circuito trocam-se os papeis;

Na rodinha: Questionar ás crianças sobre o que sentiram a pisarem nos diferentes materiais? Com que parte do corpo e através do que puderam senti-los? A mão do coleguinha segurando em sua mão, lhe ajudou em alguma coisa? Serviu para que? Se não tivesse o amiguinho segurando a sua mão seria mais fácil ou mais difícil se chegar aos materiais espalhados pelo circuito?

Recolher as gravuras que os alunos trouxeram de casa e pedir para que eles colem em  um painel preparado por você com o título: “ Quando toco o outro com carinho, sinto que estou tocando em mim.”