CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica – Segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Turma: Pré-escola 04 anos
Educadora: Eliana Lino
Proposta que integra as atividades do Projeto: Pequenos poetas, grandes escritores
Proposta 03 – Sequência Didática:
Trabalhando com o poema Leilão de Jardim
Leilão de Jardim
Quem me
compra um jardim
com flores?
com flores?
borboletas
de muitas cores,
lavadeiras
e passarinhos,
ovos
verdes e azuis
nos
ninhos?
Quem me
compra este caracol?
Quem me
compra um raio de sol?
Um
lagarto entre o muro e a hera,
uma
estátua da Primavera?
Quem me
compra este formigueiro?
E este
sapo, que é jardineiro?
E a
cigarra e a sua canção?
E o
grilinho dentro do chão?
(Este é
meu leilão!)
1º Dia –
SENSIBILIZAÇÃO E INTRODUÇÃO
- Inicialmente prepare um cartaz com o poema “Leilão de jardim”, de Cecília Meireles:
- Fazer a leitura em voz alta do poema para as crianças;
·
Conversa na rodinha: Pergunte às crianças se elas
sabem o que é um leilão. Após as falas, reapresente o poema para a turma num
cartaz bem bonito e decorado; diga que ali está escrito algo sobre um leilão e
que eles devem tentar ler. Leia o texto para a sala passando o dedo embaixo das
palavras para que eles possam acompanhar a leitura e tentem identificar algumas
delas. Explique que se trata de um poema e diga o nome da autora. Perguntar às
crianças se eles já ouviram o poema antes? se gostaram? Se sabem quem o
escreveu? Se já ouviram falar de Cecília Meireles? Faça a leitura em voz alta
da biografia da autora e conversar com elas sobre quem foi Cecília Meireles
(Bibliografia), apresentar uma fotografia da escritora; e dizer a elas que por
um período estaremos trabalhando com o poema Leilão de Jardim.
2º Dia: Familiarização e criação:
- Declamação coletiva do poema completo;
- Depois de conhecerem o texto questione se entenderam o que é um leilão, o que a autora quer “vender” naquele jardim, o que é um jardim, onde podemos encontrar um, etc. Em seguida peça para fecharem os olhos e se imaginarem em um lindo jardim... ele pode ser em uma praça ou encantado, mas que eles deverão escolher algo desse lugar para ser leiloado. Assim, fale para desenharem o que irão leiloar e cole ao redor do cartaz para exporem na escola, com o título: No nosso leilão de jardim vamos leiloar...
- Fazer um grande painel com um jardim (com os elementos que aparecem no poema e elementos colhidos (caídos) na natureza ou desenhados e ilustrados pelas crianças) e escrever o poema com letras garrafais (na classe, junto com as crianças); (usar pedrinhas, pó de cerra colorido, capim, folhinhas, florezinhas, areia colorida, cascas de caules de árvores,gravetos, etc.).
3º Dia: Trabalhando com o poema
lacunado
- Trazer para a classe um cartaz com o título: poema lacunado: Leilão de Jardim (as lacunas devem ser nos nomes dos elementos: bichos e flores, etc. (fazer os nomes desses elementos, em papel cartolina colorido em tiras; fazer a leitura do poema com as crianças em voz alta apontando as palavras e questionando quais as palavras que estão faltando e solicitando que as crianças peguem a palavra sobre a mesa e a fixe no local da lacuna.
- De posse do cartaz – ler coletivamente o mesmo, várias vezes – apontando as palavras no cartaz, chamando à atenção para as rimas e jogando com as palavras
- Interpretando oralmente o poema: Questionar às crianças quanto:
- Qual é
o título do poema?
- Quem é
o seu autor ou autora?
- Sobre o
que fala o mesmo?
- Se já
visitaram um ou mais jardins?
- Quais
jardins já visitaram? Tinha o que?
- Era
igual ou diferente do jardim do poema? Em que?
- Na
comunidade tem jardim? Como é o nome? Tem o que?
- Solicite que os alunos leiam
novamente a poesia, para tanto os oriente a lerem da seguinte forma: meninos
leiam a primeira estrofe, meninas a segunda, todos juntos a terceira. Observe a
entonação da voz dos alunos durante a leitura.
Questione-os sobre o que eles
perceberam no poema:
- Como ele está escrito?
- Suas frases vão até o final da linha?
- Como são chamadas as partes que compõem um poema?
- Qual o nome das palavras que terminam com o mesmo som?
- O que havia no jardim retratado na poema?
4º Dia: Trabalhando
com lista
- Declamação coletiva do poema com as crianças apontando as palavras;
- Questionar com as crianças: quais elementos estão sendo leiloados juntamente com o jardim? E na medida em que elas forem citando ir listando os nomes na lousa;
FLORES
BORBOLETAS
LAVADEIRAS
PASSARINHOS
OVOS
NINHOS
CARACOL
SOL
LAGARTO
ESTÁTUA
FORMIGUEIRO
SAPO
CIGARRA
GRILINHO
- Escrever a lista numa cartolina e afixá-la na classe;
- Fazer a reflexão sobre escrita das palavras da lista;
5º Dia: Jogando com as palavras do poema:
- Declamação coletiva do poema completo com as crianças.
- Criar outras rimas com as palavras do poema:
JARDIM RIMA COM ...Por exemplo:
CAPIM;
FLORES rima
com____________________________
BORBOLETAS rim
com__________________________
LAVADEIRAS rima com
_____________________________
PASSARINHOS rima
com___________________________________________
OVOS rima
com__________________________________________________
NINHOS rima
com_______________________________________________
CARACOL rima
com_____________________________________________
SOL rima com__________________________________________________
LAGARTO rima
com______________________________________________
ESTÁTUA rima
com______________________________________________
FORMIGUEIRO rima
com_________________________________________
SAPO rima com___________________________________________________
CIGARRA
rima com_____________________________________________
GRILINHO rima
com_______________________________________________
Confeccionar um bingo com as
palavras do poema e brincar com as crianças.
6º Dia: Montando as palavras do poema:
·
Declamação
coletiva do poema completo;
·
Confeccionar
cartelas 5 ou 6 (com as palavras do poemas em letras garrafais);
·
Dividir a
turma em grupos, entregar as letras móveis às crianças e colicitar que os
grupos montem as palavras das cartelas usando as letras móveis;
·
Sair de
grupo em grupo e pedir para que cada criança leia uma ou duas das palavras
montadas por elas.
7º Dia: Mais tentativas de leituras e escrita
- Faça atividades que envolvam tentativas de leitura e escrita, como por exemplo: retome o cartaz com o poema “Leilão de Jardim” e entregue folhas em que ele esteja escrito; peça aos alunos que procurem determinadas palavras no texto, circulando-as e que tentem escrever o nome dos animais do poema.
8º Dia: Criando um jardim na sala
- Sugira às crianças a criação de um Jardim na sala de aula. Faça dobraduras em forma de flor e deixe-as expostas decorando o ambiente.
- Abaixo link do site origami-club que tem vários modelos bem explicadinhos:
http://www.origami-club.com/en/flowers/index.html
Aqui nesse link (site www.lendorelendogabi.com) mais algumas sugestões: http://www.lendorelendogabi.com/fazendo_arte/dobradura_flor.htm
9º Dia: Plantando um jardim na
instituição.
- Providenciar e solicitar às mães mudas de plantas e flores; pedras decorativas, terra, regador, garrafas pet para fazer os canteiros, pá; escolher um local na área da instituição e construir junto um pequeno jardim que deverá ser visitado e cuidado pela turma todos os dias durante todo o ano. (registros com fotos e desenhos feitos pelas crianças).
10 Dia: No caderno ou em folhas separadas:
- Dividir a poesia em frases e imprimir cada frase em uma folha A3 e entregar cada uma para um grupo de 4 a 5 alunos ilustrarem com recortes ou dobraduras;
- Ilustrar individualmente nos cadernos;
- Pintar, dentre outros.
- Esse momento é importante, pois
os alunos poderão expressar artisticamente o que compreenderam sobre a poesia,
e ainda, ao socializar as ilustrações eles poderão fazer leitura de imagens,
que também é um tipo de leitura importante.
11º Dia: Problematizando com o
poema
- Em seguida proponha uma PROBLEMATOTECA,
na qual você poderá trabalhar operações de subtração e adição com as crianças a
partir da poesia. Veja uma sugestão:
1- Quantos animais de jardim
aparecem na poesia?
|
Resolvendo:
|
2- Quantas letras há no título
da poesia?
|
Resolvendo?
|
3- Quantos animais que aparecem
na poesia voam?
|
Resolvendo:
|
4- Se somarmos todas as coisas
que estão à venda no jardim qual seria o resultado?
|
Resolvendo:
|
5- Observe a segunda estrofe da
poesia. Se alguém comprasse o caracol e o lagarto, quantos elementos
restariam para serem vendidos nessa estrofe?
|
Resolvendo
|
12º Dia: PRODUZINDO UM TEXTO POÉTICO A PARTIR DA (RE) LEITURA DA POESIA
- Educadora, o objetivo dessa atividade é que os alunos (re)leiam o poema e construam em grupo (coletivamente) um novo poema, tendo como ponto de partida o tema Leilão, que foi abordado no poema trabalhada na sala.
- Peça às crianças que imaginem um leilão e criem um poema (com a sua ajuda,
seja o escriba) tendo como modelo aquele que trabalhamos. Eles poderão leiloar
o que quiserem: brinquedos, objetos escolares, animais, dentre outros.
- Peça para observarem a estrutura do
poema.
- Releia e reescreva com as crianças até que eles considerem o poema como pronto;
Educadora Eliana Lino - Pré-escola 04 anos - Leitura Oral Coletiva do poema: Leilão de Jardim
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente