Muitas das sugestões abaixo foram encontradas na internet e outras criadas por mim.
CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Clientela: Crianças da Pré-escola I (04 anos) e II (05 anos).
Período: De 28/10 a 01/11/2013
“Em lugar de negar-lhes a história faríamos melhor se ouvíssemos as
histórias que têm para contar. E quando o fizermos é possível que suas
artes venham a ser, não as 'artes dos povos sem história’, mas sim as
'artes dos povos com outras histórias'”.
Sally Price
Proposta Didática – A Arte afro-brasileira não tem cor!
Parte II
Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil e outras vivências!
Segunda-feira: 28/10 - FERIADO DO SERVIDOR PÚBLICO – PARABÉNS!
Terça-feira Dia: 29/10: Vivências do projeto
1º Momento: Aprofundando o conhecimento sobre as máscaras africanas.
Rotina: Oração/Chamadinha: Quantos somos hoje? /Leitura do calendário/Mural do tempo.
- Acolhida: A professora deverá ler alguns poemas da cultura africana para os alunos. Sugerimos o seguinte livro: Seis pequenos contos africanos e a criação do mundo e do homem do escritor Raul Lody publicado pela editora Pallas. Após a leitura, iniciar uma conversa sobre os poemas lidos.
Atividade - 2
A professora deverá selecionar imagens de máscaras africanas e gravar em CD/DVD ou colar as imagens em cartolina.Ao mostrar as imagens é importante orientar as crianças para observarem: o estilo das máscaras, formato, cores que predominam, material utilizado na confecção. A professora deverá contextualizar em quias situaçõesos povos africanos usam as máscaras, por exemplo: em diferentes situações religiosas, rituais de comemorações, danças. Sugestão de perguntas:
Qual a origem do uso de máscaras?
Em quais momentos as pessoas usam máscaras ?
Qual o significado das máscaras ?
Quais os materiais usados na produção das máscaras?
Fonte:http://blog.educacional.com.br/blogdeartes/2009/05/17/p88943/
Fonte: http://aartemoderna.blogspot.com/2006/04/arte-africana.html
Após o término da conversa a professora deverá registrar as respostas da turma em um painel com o título – O que sabemos sobre o uso de máscara na cultura africana.
Atividade - 3
Dividir a turma em grupo de 4 ou 5 crianças.Cada grupo deverá desenhar suas máscaras. Após esse momento encaminhar a atividade de pintura. A professora deverá preparar a sala antes, forrando as mesas com jornais, providenciando pincéis de várias espessuras, depósito com água, retalhos de tecidos para enxugar os pincéis.Quando os trabalhos ficarem prontos, deixar secar e organizar uma exposição.
Outra sugestão
A professora poderá propor a colagem de máscaras com sobras de papel. Em grupo as crianças irão fazer o esboço de sua máscara, listar os materiais que irão usar. Depois, a professora distribui cola, tesoura, penas coloridas, lã., contas, e papel colorido.
Fonte: Aquivo da Autora (encontrado na internet)
Atividade - 4
A professora pode propor um baile para os alunos usarem as máscaras. Conversar com os alunos sobre a influência da cultura africana em nossas vidas. Citar por exemplo a música e a dança: o samba, coco de roda etc.
Dicas de organização!
Levar para sala músicas próprias da cultura africana para as crianças ouvirem . Realizar um levantamento das músicas que mais gostaram e votação de uma música.
Colocar a música para a turma dançar livremente. Em seguida solicitar que a metade da turma dance e a outra assista, depois ao contrário em seguida juntar os grupos para a escolha de 05 passos para a coreografia.
Organizar com as crianças a ordem dos passos e depois o desenho dos mesmos (cada grupo escolhe e desenha um passo ) a professora selecionará os cinco da coreografia e afixará de modo visível na sala.
Realizar ensaios para aprenderem a coreografia. Ao encerrar cada ensaio sentar com o grupo para avaliar o que deu certo, e o que precisa melhorar - Combinar figurino.
Para a apresentação, enviar bilhete para aos pais solicitando biquini para as meninas e sunga para os meninos.
No dia da apresentação a professora deverá organizar com as crianças o espaço, utilizar algumas máscaras para decorar.
2º Momento: Conhecendo melhor a variedade artística afrodescendente –
Quarta-feira: Dia: 30/10 –
Objetivos:
1º Momento: Exibição do vídeo: Bruna e galinha d’ angola;
• Linguagem gráfica: Em folha de papel A3 com o título: Bruna e a galinha d’angola -
Quinta-feira: 31/10 – Em minha caixinha de ideias tem...
• Cada educadora deverá refletir, criar e planejar uma ideia (lúdica) do seu repertório para desenvolvê-la como situação de aprendizagem com as crianças. Deverá ser algo com um toque bem pessoal e especial e criativo. Não podendo se restringir a sessão de filmes, nem a pinturas de desenhos prontos!
Sexta-feira: 01/11 - Formação do Núcleo no Pedro Lemos! Esperamos você lá!
Bom Final de semana e que o SENHOR abençoe a todas!
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