Colegas! O roteiro de perguntas abaixo foi elaborado por mim e por minha colega Jak Mesquita e aplicado com os diversos segmentos da comunidade escolar que compõe a nossa instituição, com o objetivo de nortear a discussão e também construir as bases teóricas e metodológicas do nosso Projeto Político Pedagógico. Estou aqui disponibilizando-o como forma de ajudá-los na construção dos projetos pedagógicos das instituições de ensino nas quais trabalham!!!!
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Márcia Cristina Pereira Cruz e Jacqueline de Oliveira Mesquita
PERGUNTAS PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1) Quem são as crianças com as quais trabalhamos:
• Faixa etária
• Aspecto sócio-afetivo
• Aspecto cognitivo
• Aspecto psicomotor
• Aspecto cultural
• Aspecto econômico
• Aspecto familiar
2) Diante do perfil da comunidade com a qual trabalhamos quais as nossas propostas para intervir de maneira positiva para modificar a realidade diagnosticada?
3) Enquanto educadores (as) quais desafios precisam ser superados em nosso trabalho na Educação Infantil: segmento creche/ segmento pré-escola?
4) Tomando como base os desafios elencados que precisam ser superados no trabalho com educação infantil, qual a necessidade de elaboração da nossa proposta curricular como processo de humanização de todos?
5) Qual deve ser o papel da instituição de educação Infantil na construção de uma sociedade mais justa e humana?
6) O que é planejamento curricular?
7) Qual é a sua importância na organização da nossa ação pedagógica, sendo este norteado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, tendo em vista a formação humana?
8) Partindo do pressuposto de que o planejamento curricular deve ser estruturado considerando as reais necessidades da comunidade na qual a instituição está inserida, a serviço da diversidade e em particular as necessidades educativas das crianças respondam os seguintes questionamentos:
• Como acontece o planejamento curricular em nossa instituição?
• Quais os principais problemas?
• Quais as relações entre o que é planejado, realizado e a necessidade da comunidade/sociedade?
• As crianças tem realmente aprendido? Essa aprendizagem interfere na direção do desenvolvimento das crianças? De que forma?
9) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), o currículo para a Educação Infantil deve ser articulado entre as experiências e os saberes das crianças e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade. Diante de tal afirmação é importante que os conteúdos sejam integrados em um currículo organizado por:
( ) Áreas de conhecimento.
( ) Linguagens.
Justifiquem a escolha:
10) Para desenvolver o Currículo por Áreas de Conhecimento ou por Linguagens, as atividades pedagógicas precisam ser organizadas de diferentes formas. Analisem as propostas apresentadas abaixo e escolham 03 ou 04 como metodologia de trabalho tendo em vista uma ação – reflexão – ação:
( ) Projetos de trabalho.
( ) Sequências didáticas.
( ) Atividades ligadas a datas comemorativas.
( ) A partir de temáticas como situação de encontro da cultura com o conhecimento.
( ) Projetos didáticos.
( ) Resolução de problemas.
( ) Orientações didáticas descontextualizadas.
( ) Atividades compartimentadas por disciplinas.
Justifiquem as escolhas:
11) Tomando como base as escolhas metodológicas acima, quais teóricos orientam/sustentam essas práticas?
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