Colegas,
A questão abaixo foi publicada na NOVA ESCOLA/Abril - Educação Infantil - Publiquei aqui porque achei que é muito interessante para ser socializada e discutida com os educadores da Pré-escola.
CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Questão para estudo e discussão
É correto antecipar conteúdos do Ensino Fundamental a crianças que estão na pré-escola?
Heloisa responde
Heloisa Ramos é formadora de professores
e responde dúvidas sobre sala de aula.
Pergunta enviada por Gabriella Fraidenshar, Criciúma, SC
Com a criação do Ensino Fundamental de 9 anos e o ingresso de crianças de 6 nessa etapa, muitos docentes ficaram inseguros sobre como agir. Para responder à questão, é preciso deixar claro que não se deve pular fases nem cobrar dos pequenos atitudes de crianças mais velhas. A Educação Infantil marca o início do ensino básico e deve ser organizada por meio de um currículo próprio, capaz de ajudar a turma a significar o mundo. A criança pequena tem um modo particular de pensar e agir. Cabe à escola contribuir para o desenvolvimento social e cognitivo dela, tendo sempre em mente as especificidades dessa faixa etária: a importância do brincar, a construção da identidade, o desenvolvimento da autonomia e a exploração das diversas linguagens - desenho, música, oralidade, leitura etc. Com base na Heloisa indica elas, há que se repensar a estrutura da escola e as formas de ensinar para garantir o aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente