CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação do Segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Encaminhamentos para a semana de 29/07 a 02 de agosto de 2003
Era uma vez um lugarzinho no meio do mundo!
• Conteúdo: natureza e sociedade/ Linguagem Verbal (oral e escrita)/ Linguagem Artística: Eu e meus grupos de convívio – Eu e o espaço institucional.
Situações de aprendizagem:
• Rotina – Conforme orientações;
• Conversa na rodinha: Como vejo o CMEI – Professor Gil Nunesmaia: Começar questionando às crianças sobre o que sabem sobre a instituição: Qual o nome? O que tem nela (dependências)? De que cores é pintada? Quem são as pessoas que trabalham na instituição? O que fazem? O que gosto e o que não gosto na instituição – a educadora deverá instigar bem a conversa para que cada aluno exponha as suas ideias e se possível anotá-las no caderno.
• Passeio turístico pela instituição: mostrando cada uma das partes internas e externas: O que é cada uma e para que serve? Apresentar as pessoas e suas funções.
Linguagem Artística: Montar um painel ilustrado com desenhos representando a escola e tudo o que nela existe de um lado e as falas das crianças no outro lado. Assim: as crianças vão falar o que gostam e o que não gostam na instituição e a educadora será a escriba.
Retratando a nossa instituição!
Como vemos o CMEI
O que gosto de vivenciar aqui...
O que não gosto de vivenciar aqui...
Turma:___________________Pró:______________
• Os desenhos deverão ser feitos com canetas de hidrocor e pintados com lápis de cor ou tinta guache;
As educadoras deverão orientar a construção das molduras dos murais usando materiais recicláveis, pois os mesmos serão expostos no espaço institucional no dia da festa de aniversário.
• Depois do recreio: Ensaios de danças afros.
Dia 30/07- Conteúdo: natureza e sociedade: Eu e minha comunidade (município);
• Rotina – conforme orientações;
• Roda de conversa com leitura de imagens: A educadora levará para a rodinha imagens de diversos pontos da cidade de Itabuna. Mostrar para as crianças, explorando: O que tem nas imagens? Que lugares elas representam? Se ele conhecem esse lugares? Que lugares de Itabuna conhecem?
• Linguagem Verbal oral: Era uma vez... (contar a história de Itabuna para as crianças);
• Linguagem artística: Dividir a turma em 4 grupos de 4 crianças cada; entregar em cada grupo 01 folha de cartolina no tamanho de papel A3 – no centro uma folha de papel A4 ou pedaço de cartolina colorida no mesmo formato;
• A educadora explicará às crianças que elas nos seus grupos deverão desenhar no centro a representação da cidade de Itabuna ou de lugares de Itabuna que elas conhecem (usar canetas de hidrocor para desenhar e pintar com lápis de cor); cada criança deverá construir o seu lado da moldura com o material disponibilizado pela educadora:
Alessandra: giz de cera derretido na vela – pingos coloridos (cada lado de uma cor);
Elisângela: pedaços de tecidos de diferentes motivos;
Damaris: moldes vazados e giz de cera;
Patrícia: Tinta guache e pedaços de esponja;
Greice: Tinta guache e as pontas do dedos;
Luciana: Giz de cera e lixa;
Robélia: Tinta guache, canudinhos (pintura soprada). Entregar os materiais produzidos á coordenação.
• Ensaio das danças;
31/07 – Festa de Comemoração do Aniversário da Instituição e Sensibilização para o projeto: Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil.
Momento cívico;
Apresentações Culturais;
Contação: História da Instituição
Parabéns!
01/07- Quinta-feira: Brincadeiras livres na brinquedoteca e no parque.
02/07 – sexta-feira:
• No pátio – atividade Coletiva – Itabuna em canto!
Show de calouros com premiação! 1º/2° e 3° lugares.
• Planejamento semanal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente