O texto abaixo escrito por Carolina Ramos Cardoso é muito interessante e digno de ser apreciado por nós educadores!
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 2012
A EDUCAÇÃO, O TRABALHO
ESCOLAR E A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Carolina Ramos Cardoso, aluna da Pós-Graduação –
Gestão Escolar, Orientador: Antônio Evaldo Oliveira.
As
vésperas do século XXI, as missões que cabem à educação e as múltiplas formas
que pode revestir fazem com que englobe todos os processos que levem as
pessoas, desde a infância até o fim da vida a um conhecimento dinâmico do
mundo, dos outros e de si mesma, combinando de maneira flexível as
aprendizagens consideradas fundamentais para a vida do educando. A educação ao
longo de toda a vida deve abrir as portas para o próximo século e criar
condições para que o educando e consequentemente o cidadão, se prepare para atender
as exigências do mundo do trabalho. Todas demandas da Educação reforçam a
defesa que faz da Escola, nos últimos anos, como uma instituição destinada à
transmissão/apropriação do conhecimento sistematizado, que adquire agora um
perfil bem mais nítido e pode ser traduzido como domínio de contextos,
desenvolvimento de habilidades cognitivas e de capacidades sociais. Neste
contexto a ação do coordenador pedagógico na escola é fundamental, na
orientação de uma Proposta Pedagógica, que norteia os esforços de todos os
atores da escola, acreditando que a tarefa não é fácil e que o aprimoramento
profissional não se concretiza de uma só vez. É um processo em construção que
não se completa nunca e que exige conhecimento das relações sociais,
didático-pedagógicas. Pode-se afirmar que ser administrada, coordenada,
inspecionada não é a razão da existência da escola, mas sim ser o espaço-tempo
da prática pedagógica em que a criança e o jovem relacionam-se entre si, com
professores, idéias, valores, ciência, arte e cultura, livros e equipamentos,
problemas e desafios, concretizando a missão da escola de criar as
oportunidades para que eles se desenvolvam, construam e reconstruam o saber.
Portanto, esta pesquisa se propõe a discutir, refletir e sugerir novas
competência para a Coordenação na Instituição Escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Escola,
Coordenação Pedagógica.
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