Educação de Jovens e Adultos
Coordenação Pedagógica:
Márcia Cruz
Projeto de Trabalho: Florefest
Clientela: Alunos de Todas As
Turmas de Educação de Jovens E Adultos do Ensino Fundamental e Médio
Período de Desenvolvimento:
de 09 a
30 de Abril de 2008
PROJETO DE TRABALHO
1. Nome do Projeto: FLOREFEST – Floresta Azul - História, Cultura e Festa!
2. Eixo temático: Pluralidade Cultural
3. Justificativa:
O município de Floresta Azul,
cidade que segundo relatos de moradores antigos tem na origem do seu nome o
reflexo das lindas e saudosas baronesas azuis que cobriam as águas do rio
Salgado ou será por causa da mata fechada que vista de longe tinha um aspecto
azulada ou ainda pela junção dos nomes das duas fazendas, FAZENDA FLORESTA e
FAZENDA AZUL... Não se sabe ao
certo. Porque não só quanto à origem do nome, mas em relação a tantas outras
questões relacionadas à verdadeira história da nossa cidade, há controvérsias.
Portanto, conhecer a sua história, a história do seu povo e da sua localidade.
Participar do processo de construção e reconstrução dessa história, regatando
os valores históricos culturais e sociais de nossa gente é mais do que uma
necessidade é uma condição também necessária ao resgate da nossa cultura, da
nossa identidade florestense e acima de tudo uma condição básica para o
exercício da cidadania.
4. Obejetivos Gerais:
·
Reconstruir a
identidade histórica da cidade;
·
Resgatar os
valores sócios econômicos e culturais do povo florestense.
5. Objetivos Específicos:
·
Investigar a
história do município, identificando as personalidades históricas de destaque
na cultura florestense.
·
Relacionar os
principais nomes ligados às artes plásticas e artesanais do município e suas
obras.
·
Pesquisar na história
do município, os nomes relacionados à música e seus principais trabalhos.
·
Resgatar os
principais valores artísticos e culturais da população florestense.
·
Caracterizar a
vivência das festas populares do município.
6. Propostas Metodológicas interdisciplinares
de Implementação do projeto por áreas:
Áreas
|
Propostas Metodológicas:
|
1. Língua Portuguesa:
1. Língua Portuguesa:
|
·
Pesquisa de poetas (escritores) florestenses;
·
Leitura e interpretação de obras literárias
dos escritores pesquisados.
·
Escrita e reescrita de obras ou trechos de
obras de escritores florestenses.
·
Produção de textos dissertativos com o tema:
Floresta – História, Cultura e Festa!
·
Produção de paródias e repentes.
·
Criação de textos poéticos homenageando a
cidade.
|
2. Língua Estrangeira:
|
·
Tradução do hino do município em língua
espanhola (coletiva ora e escrita)
·
Produção de frases em homenagem cidade.
·
Criação de texto poético com o tema
|
3. História:
|
·
Produção de uma linha de tempo – fatos
históricos do município.
·
Produção de uma reportagem com antigos
moradores relatando a história da cidade (Ensino Médio) – gravação para
exibição em tela.
·
Organização da galeria dos prefeitos.
|
4. Geografia:
|
·
Confecção de painel – aspectos geográficos do
município: relevo, clima, hidrografia, população, área rural e urbana.
·
Apresentações coreográficas retratando as
festas populares do município.
|
5. Artes:
|
·
Pesquisa dos principais destaques artísticos
relacionados às artes plásticas e a música – montagem de painel ilustrado.
·
Ilustração do Hino de Floresta Azul.
·
Desenho e pintura dos símbolos do município.
·
Exposição de todo o tipo de trabalho artístico
produzido na localidade.
·
Apresentação de números musicais com músicos
da terra e/ ou alunos que queiram se apresentar.
|
6. Ciências:
|
·
Criação de mural ilustrado retratando a fauna
e a flora do município.
·
Estudo e exposição de comidas típicas do povo
florestense (culinária caseira).
|
7. Química:
|
·
Estudo e exposição dos principais minérios
encontrados no solo do município;
·
Estudo e exposição de produtos químicos
produzidos e comercializados pelas pequenas indústrias (fundo de quintal) do
município.
·
Estudo e exposição de bebidas (licores)
produzidas e comercializadas por moradores da cidade.
|
8. Física:
|
·
Montagem de painel fotográfico retratando
fenômenos físicos (naturais) ocorrridos no município.
|
9. Matemática:
|
·
Confecção de maquetes dos principais pontos da
cidade (fazer nas aulas)
|
10. Introdução à Informática:
|
·
Produção de folhetos (boletim informativo
retratando o aspecto cultural do município e seus principais artistas (Ensino
Médio) – usando a mídia).
·
Produção de folder convidando a comunidade /
autoridades e outras escolas para a culminância do evento.
|
7. Recursos:
7.1. Materiais: cartolinas, hidrocor, lápis de cor, tinta guache,
pilotos, papel metro, cartolinas, tesoura, isopor, computador, papel cartão,
mídia de DVD, CD, etc.
7.2.Humanos:
alunos, professores, equipe dirigente, coordenadores da EJA, pessoal de apoio e
pessoas da comunidade.
8. Avaliação: Terá caráter
contínuo e processual, considerando-se a participação e interesse demonstrado
por todos os sujeitos envolvidos no desenvolvimento e acompanhamento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente