Departamento de Educação de jovens e Adultos
Coordenação
Téc. e Pedagógica: Márcia Cristina Pereira Cruz
Projeto de Trabalho: FESTA JUNINA DA ESCOLA
Período de desenvolvimento: de 06/ 06 à 21/06/2005
Clientela: Alunos das turmas de EJA I e EJA II ( Ensino Fundamental)
PROJETO DE TRABALHO
l. Nome do Projeto: FESTA JUNINA NA ESCOLA
II. Eixo Temático: Pluralidade Cultural e Meio ambiente
III. PROBLEMATIZAÇÃO:
·
O que são festas juninas? Como são comemoradas
as festas juninas nas diversas regiões do Brasil?
·
Qual a real origem das festas juninas?
·
Quais as características do homem do campo
(caipira)?
·
Como vivenciamos as festas juninas no nosso
município?
IV. OBJETIVO GERAL:
Investigar a
origem das festas juninas, resgatando a importância da mesma na tradição do
folclore brasileiro e nordestino.
V. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Investigar e discutir as origens das festas
juninas, diferenças na sua comemoração e a importância da mesma no folclore
brasileiro e da região Nordeste;
·
Pesquisar a vida do homem do campo e suas
características pessoais e sociais;
·
Vivenciar as festas juninas no ambiente escolar.
VI. PROPOSTAS DE TRABALHO INDERDISCIPLINAR:
·
L íngua Portuguesa : (ESPANHOL):
. Leitura cantada da música: Luar do Sertão
– Catulo da Paixão Cearense;
. Produção escrita: O São em minha cidade é
assim...
. Estudo do cardápio junino: leitura e
produção de receitas juninas;
. Leituras e discussão de textos
informativos sobre acidentes provocados por fogos de artifícios, incêndio,
balões, etc;
. Estudo do vocabulário caipira – construção
de um DICIONÁRIO CAIPIREZ;
. produção de repentes juninos;
·
HISTÓRIA:
. As várias versões da origem das festas
juninas;
. As brincadeiras preferidas: quadrilha,
casamento da roça, improvisos, desafios,etc;
. Uma festa portuguesa com certeza;
. Usos e costumes das festas juninas;
·
GEOGRAFIA:
Importância
do homem do campo: costumes, vestuários, ocupações, alimentação, transporte e
crenças;
. Organização de um mural: O
homem do campo: o sonho e a realidade – os dois lados da vida do sertanejo;
. A vida do homem no campo: entre a fantasia e a realidade;
. Leitura do texto: Mudança ( Vidas Secas) –
Graciliano Ramos;
. O São João nas diferentes regiões do
Brasil;
. O São João no município ( tradições).
·
CIÊNCIAS:
. Fogos de artifícios, fogueiras, bombas,
balões X poluição ambiental X saúde;
. Como evitar a poluição provocada pelas
festas juninas?
. Alimentação tipicamente junina: valores
nutritivos dos alimentos: milho, amendoim, etc.
·
ARTES :
.Ornamentação das salas de aulas e da
escola;
. Confecção de motivos juninos.
. Ensaios de danças country, quadrilha, casamento caipira,
repentes, desafios juninos, etc;
confecção de murais decorativos (junino);
VII . RECURSOS: todos os
recursos disponíveis na escola ou providenciados por professores e alunos.
VIII. AVALIAÇÃO: Ocorrerá
de forma processual e cont´nua, observando-se
e avaliando-se o grau de envolvimento dos alunos, professores e demais
profissionais da escola nas atividades de desenvolvimento do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente