domingo, 21 de julho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CHAPEUZINHO VERMELHO E OS CINCO SENTIDOS DO CORPO HUMANO


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Público-alvo: Crianças das turmas de Pré-escola (04 e 05 anos)
Turnos: Matutino e Vespertino
Período: De 03 a 10 de julho de 2013

Sequência Didática 04
Tema: Chapeuzinho vermelho e os cinco sentidos do corpo humano

Objetivos:

Conhecer e comparar diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho;
Identificar os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
Explorar os cinco sentidos experimentando-os em diferentes situações.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.

1º Dia – 03/07: 
Linguagem Verbal: Oral:
Rotina: Chamadinha usando as fichas;
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.
- Roda de conversa: Como foi meu São João e São Pedro?

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho:

Linguagem verbal oral:

Contação de história coletiva no pátio: dramatizada pelas professoras - da primeira versão da história Irmãos Grimm. Destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.

Linguagem verbal oral:

Interpretação da oral da história:
- Qual é o nome da história?
- Quem é o autor da história?
- Quais são os personagens?
- O que aconteceu na história que mais lhes chamou à atenção?

Linguagem Artística (pintar, desenhar): 

- Colorir e recortar a Chapeuzinho vermelho;
- Completar a história desenhando as imagens no avental da Chapeuzinho;
- Recortar e colar o avental da Chapeuzinho sobre o vestido.

Linguagem verbal ( oral)
Cada grupo reconta a história para a turma


2º Dia: 04/07

Linguagem Verbal: Oral:

Rotina: Chamadinha usando as fichas:
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.

Atividade Coletiva: Contação da 2ª versão da história no pátio - versão da história Charles Perrault. "As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó". Acentuando bem o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo mal fingindo ser a vovó.

Nas salas de aula: Compreensão da história: Oral
- O que há de diferente entre a história da Chapeuzinho que contamos ontem e a que contamos hoje?
- O que ouve de diferente no final?
- O que vocês acharam do final da história contada ontem? E o final da história contada hoje? Por quê?

Retomar o diálogo entre: Chapeuzinho e o lobo:
(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É prá te olhar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
- É prá te cheirar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
Questionar às crianças: 
- O que a Chapeuzinho achou de diferente entre o lobo e a vóvo?
- Para que serve os olhos?
- Para que serve o nariz?
- Para que serve as mãos?
- Para que serve a boca?

Atividade de pesquisa: As crianças deverão elas mesmas pesquisarem em livros e revistas imagens de pessoas usando os órgãos dos sentidos e colar nos lugares correspondentes.
3º Dia: 05/07
Linguagem Verbal: Oral:

Rotina: Chamadinha usando as fichas;
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.
Atividade Coletiva no pátio: 

Ler uma terceira versão da história da Chapeuzinho Vermelho: A Chapeuzinho Vermelho na versão da vovó.
Terminada a leitura histórias, compare e destaque o desfecho em cada uma delas.
Converse com as crianças sobre o desfecho da história Charles Perrault. "Como é saber que Chapeuzinho não teve um final feliz"?

Nas salas de aula: Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.

Interpretação Oral:
- O que acharam dessa nova versão da história?
- Para vocês qual é a história verdadeira da Chapeuzinho Vermelho?
- O que eles conseguiram perceber de diferente entre as três histórias.

Retomar o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo.

Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.
Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.
Faça às crianças os seguintes questionamentos:
Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
Como o som é produzido?
Quais são os sons produzidos?
Quem produz?
Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.
Brincando com os sons: Leve para a classe materiais que produzam diferentes sons: (apito, corneta, buzina, sino, tampas de panelas, garrafas pet grandes 2, um CD com sons da natureza);

Vendar os olhos das crianças com uma tira de tecido: a professora vai pegando cada um dos materiais e vai produzindo os sons e pedindo para que as crianças falem de que som se trata; depois coloca o CD para tocar e pedir para que as crianças adivinhem  qual é o som.


4º Dia: 08/07 – Explorando o olfato: 
Linguagem Verbal: Oral:
Rotina: Chamadinha usando as fichas:
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.

Leve para a sala diferentes materiais de diferentes cheiros: chicletes, pó de café, limão, vinagre, leite, cebola, chocolate, água, sal, açúcar, farinha, etc. (tudo em copinhos).

O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?".


Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:
"Como sentimos o gosto dos alimentos?"
"Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
"Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"

5º Dia: 09/07: Brincando com a visão: 

Linguagem Verbal: Oral:

Rotina: Chamadinha usando as fichas
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.


Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala.

Cabra-cega: Esconda com as crianças um objeto: A criança que estiver do lado de fora da sala entra com uma bengala e tenta se dirigir ao local onde está o objeto perguntando: Quente? As outras crianças respondem: frio ou quente, dependendo da distância em que a criança se encontrar em relação ao objeto;


Converse com as crianças sobre essa experiência. Ao final, se possível leia para as crianças a história: "Dorina Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os outros sentidos para "ver" o mundo.

6º Dia: 10/07 - Circuito das sensações: O tato

Linguagem Verbal: Oral:

Rotina: Chamadinha usando as fichas;
Trabalhar o calendário: dia, mês, data, ano;
Contar quantas meninas e quantos meninos? Quem faltou hoje?
Explorar o cartaz do tempo: Como está o tempo hoje?
Apresentar e discutir a AGENDA do dia com as crianças: Explicando o que irão fazer e para que vão fazer as atividades.

Atividade Coletiva: de 02 em 02 turmas: Todas juntas: Organizam o espaço do pátio como um circuito com diferentes materiais: areia, argila, pó de serra, galhos secos, papel de jornal, pedra de gelo, pedrinhas, plástico com bolinhas, etc.

Organizar as crianças em fileiras e uma a uma com os olhos vendados guiados pela professora deverá pisar no material e tentar advinha de que material se trata.


Na sala a educadora deverá organizar a uma roda de conversa onde as crianças deverão falar sobre:
- Se gostaram da atividade?
- O que sentiram?
- Do que mais gostou de pisar? Por quê?

Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.


Fazer o desenho de uma cesta em cartolina e entregar uma para cada criança, pedir que cada uma pesquise diferentes coisas que elas gostariam de colocar em na cestinha para darem às suas vovós. Depois que as crianças fazerem as colagens, entregar a cada uma um pedaço de fitilho para colocarem um lacinho no topo. Guardar a lembrancinha para ser entregue no Chá do Dia da Vovó.



Observação: durante o desenvolvimento da sequência as educadoras podem aplicar atividades escritas relacionadas à temática cujos objetivos estejam voltados para a aprendizagem sobre os cinco sentidos, não com caráter alfabetizador.


Nos dia 11, 12 1 13 de julho estaremos desenvolvendo atividades relacionadas à sensibilização das crianças para a abertura de apresentação do Projeto Institucional.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sequência didática para trabalhar com nome e sobrenome das crianças



CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz
Público Alvo: Crianças da Pré-escola (grupos de 04 e 05 anos)
Período: 15 dias ou mais

Sequência didática para trabalhar com nome e sobrenome das crianças

1.     Justificativa: As crianças da educação infantil se encontram em uma etapa em que a formação da identidade é algo extremamente preponderante para a estrutura de suas personalidades, de suas relações com sigo mesma, com outras pessoas e com o mundo. E uma vez que a formação da identidade está intimamente relacionada ao conhecimento do nome e sobrenome, como também com a construção de uma autoimagem positiva faz-se necessário então o desenvolvimento dessa proposta de atividades.

2.     O que as crianças irão aprender com a sequência didática: (objetivos):

·         Descobrir que todas as coisas tem nome;
·         Conhecer a bibliografia de Toquinho e algumas de suas obras;
·         Saber que gente tem nome e sobrenome;
·         Escrever o sem primeiro nome;
·         Conhecer a história do seu nome;
·         Escrever seu sobrenome;
·         Identificar a primeira letra do seu nome em diferentes contextos;
·         Refletir sobre a escrita no seu primeiro nome;
·         Identificar o seu nome e os nomes dos colegas em diferentes situações;
·         Identificar as pessoas das suas famílias, usando características e nomes;
·         Conhecer e identificar as partes do copo
·         Perceber e identificar suas características físicas;

Gente Tem Sobrenome
Toquinho
Todas as coisas têm nome
Casa, janela e jardim
Coisas não têm sobrenome
Mas a gente sim

Todas as flores têm nome
Rosa, camélia e jasmim
Flores não têm sobrenome
Mas a gente sim

O Chico é Buarque, Caetano é Veloso
O Ari foi Barroso também
E tem os que são Jorge, tem o Jorge Amado
Tem outro que é o Jorge Ben

Quem tem apelido, Dedé, Zacarias
Mussum e a Fafá de Belém
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também

Todo brinquedo tem nome
Bola, boneca e patins
Brinquedos não têm sobrenome
Mas a gente sim

Coisas gostosas têm nome
Bolo, mingau e pudim
Doces não têm sobrenome
Mas a gente sim

Renato é Aragão, o que faz confusão
Carlitos é o Charles Chaplin
E tem o Vinícius, que era de Moraes
E o Tom Brasileiro é Jobim

Quem tem apelido, Zico, Maguila
Xuxa, Pelé e He-man
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também
Material que o professor deverá fazer:
·         Cartão de cartolina com o nome do aluno;
·         Lista com o nome de todos os alunos que será afixado na parede;
·         Folhas mimeografadas divididas em retângulos onde serão escritos os nomes de todos (inclusive o da professora).

1ª Semana: Seu nome, suas características físicas, os nomes dos colegas, as pessoas da família e as partes do seu corpo.
1º Dia – Linguagem Verbal: (oral e escrita) e artística:
·         Escrever o poema inteiro (05 anos) em um cartaz de papel metro com letras garrafais;
·         Apresentar o poema às crianças – comentar sobre de que gênero se trata: poético e falar sobre quem escreveu (mostrar uma imagem do autor);
·         Na rodinha: falar sobre quem é Toquinho;
·         Ler o poema em voz alta para as crianças;
·         Solicitar que as crianças pesquisem em revistas e livros gravuras das coisas que aparecem no poema, recorte e coletivamente ilustrem as margens do cartaz que será exposto na sala;

Linguagem artística:
·         Comentar com as crianças que além desse poema Toquinho também escreveu outros poemas e de que a maioria deles foi musicado;
·         Citar e apresentar algumas das obras de Toquinho para as crianças:
- AQUARELA (música) – colocar pra tocar e pedir que as crianças escutem prestando atenção nas partes porque vão ter que desenhar;
- Construir com as crianças em folhas A3 – cartazes ilustrativos da letra da música: cola cada parte em um cantinho e pede para que as crianças desenhe o que corresponde usando tinha guache – pode ser em 4 grupos ou individuais;
- Expor as produções das crianças no pátio;

2º Dia: Linguagem Verbal: (oral e escrita):
·         Ler o poema em voz alta para as crianças;
·         Realizar uma leitura oral coletiva com todas as crianças juntas;
·         Questionar: Qual é o nome do poema? Fala sobre o que?
·         Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar o que é uma estrofe;
·         Fazer uma nova leitura oral coletiva com as crianças só das estrofes abaixo:

TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM

·          Questionar: Estas estrofes estão afirmando o que?
·          Qual é o nome das coisas que aparece na primeira estrofe?
·          E na segunda?
·          Listar na lousa os nomes das coisas do poema que as crianças forem citando e fazer a leitura oral coletiva com elas;
·          Conversar com as crianças: Todas as coisas tem nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O que é que as pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as pessoas têm nomes iguais o que é que faz a diferença?
·          Comentar: Assim como as coisas tem nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas pessoas: professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do nome (serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.);
·          Pedir para que cada criança fale o seu nome – lista-los na lousa (construindo a agenda da turma) – em ordem alfabética (explicar); - perguntar quem é que tem o nome começado pela letra: A, B, C e assim sucessivamente;
·          Na rodinha questionar: Se a criança gosta do nome e por quê? Comentar sobre a questão do preconceito que não deve existir em relação a nenhum nome;
·          Ler coletivamente a lista dos nomes construída;
·          Enquanto ler – sinalizar com as crianças qual é a primeira letra do nome de cada uma;
·          Chamar o aluno entregando seu cartão;
·          Atividade escrita: trabalhando com as fichinhas dos nomes (entregar folha mimeografada) para que as crianças observem as fichas escrevam o seu nome;
·          Para casa: Atividade escrita com o nome e a letra inicial dos nomes das crianças;

3º Dia: Linguagem verbal (ouvir/falar) e Linguagem da brincadeira:

·          Mostrar o cartão sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
·          Roda de conversa (questionar e deixar que as crianças apresentem suas respostas: Além do nome que cada um tem o que mais pode servir para nos identificar e nos diferençar de outras pessoas)? A cor e o formato dos olhos,  a cor da pele? O formato do rosto, da boca, o jeito de ser, de falar, de se vestir? Os gostos e preferências?
·          Brincadeira da caixa (caixa com um espelho dentro, embrulhada como presente): conversar com as crianças antes explicando que vai passar a caixinha surpresa que tem um presente para cada um dentro, que ao som da música quando for dado o sinal, a criança deverá abrir a caixa e olhar lá dentro qual é o seu presente, mas não deverá contar a ninguém o que viu.

Música: A caixinha da surpresa agora vai passar e se para na minha mão lá no fundo eu vou olhar...
Abra, veja será que tem o que?
Abra, olhe, agora vamos vê!

- Depois que todas as crianças abrirem e se verem dentro da caixa, o educador deverá questionar ainda na rodinha: com cada um: O que foi que você viu fulano (falar o nome da criança) o que sentiu? Ir perguntando a cada um: Qual é a cor dos olhos que você viu? E os cabelos? A boca? – ressaltar sobre a questão das diferenças de cor, raça, cabelos, viver, vestir, etc.; das misturas do povos: negros, índios, asiáticos
- Pedir para que cada criança com cartolina e usando diferentes materiais faça uma moldura (porta retrato) para dentro desenhar o seu autorretrato e embaixo escreva o seu nome. – as crianças levarão o porta retrato para casa;

Para casa: Atividade de pesquisa: A história do nome: Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
· Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
· Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como:

Essa é a história do meu nome:

_ Meu nome é:_________________________________________
- Quem escolheu?_____________________________________
-  Por que escolheu?___________________________________
-  O que significa?_____________________________________

·         Combinar com a turma que o relato será no dia seguinte.
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
·         Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.

Mandar também: Uma folha mimeografada onde a criança deverá:

EU SOU ASSIM...



 












MEU NOME É:




- A cantoneira da folha será criada pela criança na sala no outro dia, utilizando diferentes materiais disponibilizados pelo professor: contas, folhinhas, pedacinhos de papéis e emborrachados picados, fita, bicos, etc.

4º Dia: Linguagem verbal (oral e escrita e Linguagem artística):

·         Mostrar o cartão sem ler, mas dando uma característica do dono. Os alunos devem identificar quem é.
·         Retomar a atividade da entrevista que passou para casa – roda de conversa onde as crianças irão relatar sobre a entrevista feita em casa, uma a uma - Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la se quiser;
·          Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
Observações: Cobrar a atividade de todas as crianças;
·         Retomar a atividade 2 que passou para casa, disponibilizar os materiais e pedir para que as crianças criem a cantoneira da folha com os materiais disponibilizados;
·         Atividade de pesquisa na classe: pesquisar em livros e revistas várias palavras que comecem com a 1ª letra do seu nome, recorta e colar;

5º Dia: Linguagem Verbal: (escrita):

·         Embaralhar os cartões, entregar um para cada aluno que deverá entregar ao dono;
·         Pintura a dedo usando guache: Entregar uma folha mimeografada para as crianças e pedir que observando as fichas tracem o seu nome (só o primeiro) na folha sendo que a 1ª letra deverá ser pintada com uma cor diferente das demais letras;
·         Atividade escrita: Com a 1ª letra do nome;
·         Trabalhar com a música:

CABEÇA, OMBRO, JOELHO E PÉ:
·         Comentar: cada um tem um nome que é SEU e tem um corpo que é formado por partes: com um boneco – ir desmontando e mostrando a cada criança cada parte e questionando a função de cada uma;
·         Atividade de colagem e montagem do corpo humano formando um boneco ou boneca em uma folha mimeografada:

“MEU CORPO ESTÁ FORMADO ASSIM..”.

·         A professora irá afixar na sala um cartaz do corpo humano com os nomes das partes escritos com letras garrafais e as crianças observando os nomes de cada uma das partes do corpo humano, deverão escrevê-las nas partes correspondentes nos bonecos montados na folha;
·          Para casa: Atividade de Pesquisa: Minha família é assim...