segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Orientação ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas turmas de CIN e ou CPA não alfabetizado

Escola Iolanda Pires
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz e Alaise Diniz

Orientação ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido nas turmas de CIN e ou CPA não alfabetizado


1. O trabalho deve ser desenvolvido considerando as áreas:
• Expressão (linguagem oral e escrita, práticas esportivas e Arte e estética);
• Ciências Sociais;
• Ciências da natureza e matemática

2. Todos os professores do CIN deverão providenciar a elaboração dos materiais necessários á alfabetização dos alunos e confeccioná-los coletivamente com o apoio da coordenação e direção;
3. As salas de CIN deverão caracterizar-se em ambientes alfabetizadores onde deverão ser expostos todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos;
4. Organizar cantinhos ou varais de leituras com momentos de exploração dos mesmos especificados nos planejamentos;
5. Cantinhos de Ciências: com coisas que despertem a curiosidade das crianças e com momentos de exploração expostos no planejamento;
6. Confecção de cartazes: aniversariantes, mural informativo, ajudantes do dia e calendário móvel e nomes e datas de nascimento de todas as crianças;
7. Os planejamentos diários deverão contemplar no mínimo 04 (quatro) atividades diárias, sendo 2 antes e 2 depois do intervalo, respeitando-se as limitações dos alunos e o grau de dificuldade das atividades propostas;
8. O planejamento diário deverá desdobrar-se em atividades que contemplem não só o processo de alfabetização e letramentos (atividades de linguagem – leitura e escrita) mas conter também atividades que promovam o desenvolvimento integral dos alunos, contemplado os aspectos: cognitivos, afetivos, psicomotores e também a construção de valores e atitudes e saberes de outras áreas;
9. Nas aulas de Ciências Naturais: partir sempre da realização de experimentos simples que despertem a curiosidade das crianças para o conteúdo a ser desenvolvido;
10. Colocar nos planejamentos atividades que envolvam atividades artísticas que vá alem do desenhar e pintar, mas atividades de desenhos e pinturas com diversos materiais, modelagem, música (ouvir, cantar, interpretar, dublar), danças diversas, colagem e recorte, trabalhos com sucatas e outras;
11. Toda sexta feira: realizar atividades que envolvam práticas esportivas como jogos e brincadeiras, recreações, pular saltar, alongamento, exercícios físicos, atividades motoras, etc;
12. Colocar nos planejamentos: escuta diárias de textos diversos especialmente histórias e textos literários;
13. Produção de textos escritos mediados pela participação e registros de parceiros mais experientes;
14. Produção coletiva de textos;
15. Leitura e escrita espontânea de textos diversos mesmo sem o domínio das convensões ortográficas;
16. Atividades de participação em jogos e brincadeiras com linguagem;
17. Colocar aulas passeios, estudos do meio, visitas, entrevistas;
18. Leituras de histórias e poemas; a recepção de sons e imagens (músicas, filmes, documentários);
19. Colocar atividades que ajudem a desenvolver a religiosidade;
20. Jogar os textos a serem trabalhados em cartazes;
21. Cadernos de assinaturas dos alunos;
22. Exposição e discussão da Pauta ou agenda do dia com os alunos determinando tempo para o cumprimento das atividades sem opressão.
23. Observar e anotar os resultados das avaliações nos diários de bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente