CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO SEGMENTO PRÉ-ESCOLA: MÁRCIA CRUZ
SUGESTÃO DE ROTINA DE TRABALHO – PRÉ - ESCOLA
Tempos/espaços
|
Atividades
|
O que constitui
|
O que não pode acontecer
|
Acolhida
|
· Organização do espaço;
· Chamada/calendário/tempo;
· Música de entrada;
· Apresentação da agenda do dia;
· Roda de conversa: Relato de histórias e experiências individuais;
|
Momento de receber as crianças, dando os cuidados necessários. Deve ter como objetivo apresentar o tom do dia, demonstrar confiança e credibilidade no trabalho; contato mais direto e cotidiano com as famílias.
|
· Permitir que a criança isole-se;
· Gritar ou falar com rapidez;
· Pegar a criança agressivamente;
· Não dar atenção á criança;
· Usar roupas inadequadas;
· Limitar a exploração dos espaços.
|
Atividade Pedagógica e didática
|
- Rodas de história;
|
Momento em que o professor propõe o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, linguagem oral e trabalho com temáticas (da área de interesse das crianças) que podem ser organizados através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de trabalho.
| |
Lanche/
recreio
|
|
Momento em que são oportunizadas às crianças atividades que ajudam a desenvolver hábitos de asseio, alimentares, socialização, inclusão e participação em brincadeiras com outras crianças, utilizar os clichês sociais: obrigada/ com licença/por favor,/ muito obrigado e a desenvolver a independência.
| |
Atividade pedagógica
e didática
|
|
Momento em que são oportunizadas às crianças atividades que possibilitem o desenvolvimento da expressão corporal, da motricidade fina, artística, desenvolvimento de atividades motoras, construção de regras, imitação, etc.
| |
Saída
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente