terça-feira, 19 de abril de 2011

ROTINA NA PRÉ-ESCOLA (MODELO)

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA – JACQUELINE MESQUITA & MÁRCIA CRUZ
SUGESTÃO DE ROTINA DE TRABALHO – PRÉ - ESCOLA

Tempos/espaços
Atividades
O que constitui
O que não pode acontecer

Acolhida
·        Organização do espaço;
·        Chamada/calendário/tempo;
·        Música de entrada;
·        Apresentação da agenda do dia;
·        Roda de conversa: Relato de histórias e experiências individuais;

Momento de receber as crianças, dando os cuidados necessários. Deve ter como objetivo apresentar o tom do dia, demonstrar confiança e credibilidade no trabalho; contato mais direto e cotidiano com as famílias.
·        Permitir que a criança isole-se;
·        Gritar ou falar com rapidez;
·        Pegar a criança agressivamente;
·        Não dar atenção á criança;
·        Usar roupas inadequadas;
·        Limitar a exploração dos espaços.

Atividade Pedagógica/didática
  • Atividades de leitura (leituras de textos de diversos gêneros pelo professor)
  • Atividades de Linguagem Oral:
- Rodas de história;
  • Atividade com literatura: (contação de histórias pelo professor);
  • Roda da literatura.
  • Reconto de historias (orais ou através de desenhos pelos alunos)
  • Atividades de Escrita;
  • Produção de historias pelos alunos (o professor com escriba)
  • Exposição de temáticas (abordagem de temas/conteúdos);
  • Realização de experiências com temáticas da aula.
Momento em que o professor propõe o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita, linguagem oral e trabalho com temáticas (da área de interesse das crianças) que podem ser organizados através de atividades permanentes, sequências didáticas e projetos de trabalho.


Lanche/recreio
  • Música de preparação para o recreio;
  • Lavar as mãos;
  • Alimentação;
  • Brincadeiras livres e orientadas;
  • Higienização e organização do espaço;
  • Calmaria;
Momento em que são oportunizadas às crianças atividades que ajudam a desenvolver hábitos de asseio, alimentares, socialização, inclusão e participação em brincadeiras com outras crianças, utilizar os clichês sociais: obrigada/ com licença/por favor,/ muito obrigado e a desenvolver a independência.


Atividade pedagógica/didática
  • Atividades com música e arte;
  • Desenhos e pinturas livres;
  • Modelagem;
  • Recorte e colagem
  • Atividades com movimento: danças, jogos esportivos, teatro, jogos de regras e jogos simbólicos
Momento em que são oportunizadas às crianças atividades que possibilitem o desenvolvimento da expressão corporal, da motricidade fina, artística, desenvolvimento de atividades motoras, construção de regras, imitação, etc.


Saída
  • Organização do espaço;
  • Limpeza do ambiente;
  • Roda de avaliação (diária);
  • Atividade de casa;
  • Despedida.
  • Arrumação do ambiente;
  • Integração;
  • Despedida.



3 comentários:

  1. ola, eu gostaria de ver a tabela completa, mas esses gifs e animações cobrem parte dela, e não consigo visualizar ou até mesmo imprimir, pois sai coberto pelas animações

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante mas isso seria em um dia? Achei MTA coisa

    ResponderExcluir
  3. ótima matéria, vou indicar ao colegio objetivo zona norte SP. Muuito bom o cronograma

    ResponderExcluir

Gostou? Comente