quarta-feira, 24 de julho de 2013

Psicomotricidade e Coordenação


Caros colegas! As sugestões abaixo, não são de minha autoria, encontrei em um blog cujo o nome não conseguir gravar. Resolvi compartilhar pela importância do conteúdo para a educação infantil. Minhas desculpas a autora pela não divulgação da fonte.

ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE

MOTRICIDADE: faculdade de realizar movimentos

PSICOMOTRICIDADE: através dos movimentos procura melhor utilização das capacidades psíquicas- ciência do corpo e da mente

O PAPEL DO PROFESSOR é de conhecer as etapas do desenvolvimento psicomotor, características das faixas etárias, necessidades e interesses, planejamento.
•      Ajudar a criança a firmar a própria lateralidade
•      Não exercer pressão no sentido de usar a mão direita ou esquerda
•      Ajuda-lo na coordenação óculo manual
•      Ensinar a criança a ficar sentada,
•      adquirir boa postura
•      ouvir

Só depois desses objetivos alcançados é que ela será capaz de:
•      receber ordens
•      concentrar-se
•      usar a memória
•      executar tarefas do começo ao fim



AQUI O PAPEL DO PROFESSOR NÃO É ALFABETIZAR, MAS ESTIMULAR FUNÇÕES PSICOMOTORAS NECESSÁRIAS AO APRENDIZADO FORMAL.


LIÇÕES BÁSICAS

•      socializar
•      integrar
•      fazer amigos
•      contar histórias
•      dividir os brinquedos
•      trabalhar em equipe
•      lidar com os desejos e vontades dos companheiros (que muitas vezes, não são os seus).
•      ouvir história/teatro/ fantoches/leitura (começar a compreensão de suas sensações e seus sentimentos)
•      recontar a história
•      dramatizar a história
•      Ser independente
•      Conhecer o corpo
•      Exercitar a coordenação motora grossa e fina
•      Higiene pessoal
•      Descobrir o mundo, conhecer seus símbolos e conceitos

OS BRINQUEDOS

Devem ter fácil acesso, a função é instigar a curiosidade e a criatividade dos alunos. Eles precisam de brinquedos para:
1.   aprender noções de tamanho, forma, som, textura, cheiro,
2.   como funcionam as coisas;
3.   Empilhar;
4.   Blocos;
5.   brinquedos de montar e separar;
6.   classificar cores, formas, tamanho, liso, grosso, áspero, fino, etc.


ESPAÇO FÍSICO

0 a 3 anos
•      área adequada para sentar, engatinhar e arriscar os primeiros passos. Deve ser forrado com colchões apropriados que são bem limpos diariamente, deve tomar banho de sol diário.

4 e 5 anos
•      necessitam de lugar amplo para se movimentar em áreas livres e coberta.

HIGIENE
Ponto primordial. Funcionários específicos ficam a disposição para manutenção do local.

ESPAÇO TEMPORAL:

Orientar o corpo para situar-se no espaço físico, situar os objetos colocados no espaço circundante.
1.   atividades de orientação espaço temporal;
2.   andar devagar até o fim da sala;
3.   andar depressa voltando ao ponto de partida;
4.   andar devagar depois correr  uma mesma distância, perceber o tempo que vai e volta;
5.   bater bola devagar e depressa;
6.   pular corda devagar e depressa;
7.   correr, trepar em árvores ou em cordas, bater palmas, com ritmo, dentro de um espaço de tempo em situações relacionadas com:
•      deslocamento de materiais: cadeiras, bancos, mesas, bolas, etc.
•      lançamentos de bolas, pequenas e grandes, em caixas de diversos tamanhos, cestas de basquete, ou círculos desenhados no chão;
•      saltos e transposição de obstáculos
•      marchas em equilíbrio (barras, bancos, linhas)


PERCEPÇÃO CORPORAL

Habilidade de evocar e localizar as partes do corpo. Exemplo: localizar o ombro o coleguinha. É a representação mental do nosso corpo. É a comunicação consigo mesmo e com o meio. Uma boa formação corporal pressupõe boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais, bem como da afetividade.
1.   pular com os pés juntos;
2.   pular alternando os pés;
3.   mover a cabeça;
4.   mostrar os olhos, nariz, testa, bochecha, boca, queixo,
5.   separar os braços, as pernas, os dedos.



EQUILIBRIO

É o ajuste do corpo com o desenvolvimento do ato motor. O desempenho do equilíbrio pode ser perturbado por causas psicológicas. Todo o medo ocasiona reações de enrijecimento que comprometem o equilíbrio.
1.   brinquedo de estátua;
2.   marcha nos calcanhares;
3.   permanência em pé, sentado ou deitado;
4.   manter-se em equilíbrio em um pé, nos dois pés, variar a postura;
5.   deitar sobre uma bola grande e rolar;
6.   manter-se em equilíbrio sobre tijolos superpostos, banco, um plano inclinado, de frente, de costas.


LATERALIDADE

Predominância do uso de todos os órgãos pares. Pode ser direita ou esquerda. Observa-se o pé, a mão e o olho.1 ano não tem preferência por nenhum lado, 2 anos ela fixa gradativamente a preferência por uma delas.Com seis anos está completa a definição.
1.   pegar objetos com a mão dominante;
2.   chutar com o pé dominante;
3.   chutar com o direito/esquerdo;
4.   pegar objetos com direito ou esquerdo;
5.   espiar em um monóculo;
6.   piscar
7.   jogar bola ou bexiga de uma mão para outra;
8.   em círculo, uma criança no centro, pedir que fique uma criança na frente, lado direito, lado esquerdo, atrás.



RÍTMO

Movimentação própria de cada um: lento, moderado, acelerado, cadenciado. Noção de duração e sucessão, no que diz respeito a sons no tempo, a falta de ritmo pode causar problemas na leitura.
1.   permanecer na ponta dos pés enquanto conta até 10.
2.   levantar e baixar na ponta dos pés.
3.   andar sobre linhas marcadas no chão: retas, quebradas, curvas, sinuosas círculos e mistas.
4.   bater palmas com ritmo: rápido, lento, forte, fraco.
5.   bater bola com a mão seguindo ritmo do professor.
6.   alternar sons no corpo.



COORDENAÇÃO ÓCULO MANUAL

Coordena ter os olhos com o movimento das mãos, do corpo, tem um parentesco que atua, mais tarde, no grafismo.
1.   arremessar e apanhar
2.   agarrar bola no espaço
3.   dupla; 1 bambolê, bola(grande, pequena, leve, pesada).Um segura o bambolê enquanto o outro acerta a bola e vice-versa
4.   A turma em círculo, 1 bambolê para cada um, 1 bola. Distribuir bambolês no chão. Cada criança dentro do espaço do bambolê joga a bola para o colega sem deixar cair. Depois que a criança domina certa distância ir aumentando.
5.   caminhar, depois correr em duplas jogando a bola um pro outro.
6.   a turma, em fila, andar/correr e ir jogando a bola um pro outro.
7.   jogar bola na parede com uma das mãos e pega-la com a outra.
8.   passes em toques de vôlei, as crianças ficam na frente umas das outras e passam a bola um ao outro sem controle, apenas por toque.



COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA

Realizar grandes movimentos com todo o corpo.
1.   marchar
2.   bater palmas
3.   correr
4.   saltar


COORDENAÇÃO MOTORA FINA

Realizar movimentos específicos, usando pequenos músculos, a  fim de atingir um ato de precisão no movimento.
1.   tocar instrumento;
2.   escrever;
3.   modelagem com massinhas;
4.   trabalhos com gesso;
5.   trabalhos com argila;
6.   recortar e colar;
7.   pintar.
8.   brincadeiras com objetos pequenos;
9.   pintar com guache – com as mãos e com pincel;
10.   colar palitos, colar linhas e barbantes nas linhas traçadas;
11.    amarrar tênis
12.    enfiar agulhas (de saco)
13.  abotoar roupas


AGILIDADE

Movimentos rápidos e precisos.
1.   fazer uma fila de cones e pedir que as cçs, correndo, se esquivem.
2.   Queimada
3.   Um aluno no gol, os alunos tentam acerta-lo com bola de papel ou de plástico e este deve esquivar-se.


TONICIDADE

Força muscular que o aluno vai adquirindo durante as atividades.
1.   cabo de guerra
2.   abrir garrafas pet
3.   torcer panos



BOLICHE MALUCO

OBJETIVOS: coordenação motora fina, viso motora, percepção tátil e visual.

FAIXA ETÁRIA: a partir de 3 anos

MATERIAL: sucatas, bolas de borrachas ou de tênis.

As crianças junto com o professor fazem montes de sucatas, recebem uma bola cada um e de um determinado local tenta acertar e derrubar a pilha de sucatas.



BRINCAR DE FAZ DE CONTA

Boneca, cabeleireiro, casinha, comadre, com bonequinhos, comidinha, caubói, Desfilar, escolinha, fantasias, guerra, lutas, fazendinha, maquiagem, marionetes, médico, Palhaço, piquenique, passar roupas.

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