2. Eixos Temáticos: Pluralidade Cultural e Cidadania
3. IDENTIFICAÇÃO
• NOME DA ESCOLA: Escola Iolanda Pires
• LOCALIZAÇÃO: Rua do cajueiro S/Nº - Bairro Nova Ferradas – Itabuna - Bahia
• ORGANIZAÇÃO: Ensino fundamental – Ciclos de Formação Humana
• CLIENTELA ENVOLVIDA: Toda a comunidade escolar e comunidade local
• PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO: de Maio a Novembro de 2009
EQUIPE GESTORA:
Direção: Denilda Ferreira da Silva
Vice – Telma Maria Araújo
Auxiliar Administrativo: Cleiton Cofessor
EQUIPE PEDAGÓGICA: (COORDENADORAS):
Márcia Cristina P. Cruz & Márcia Batista
CORPO DOCENTE:
Elba Carla S. Oliveira
Elisangela de Oliveira Menezes
José Damasceno dos Santos
Maria Aparecida dos Santos
Maria Lúcia de Santana Santos
Kelly Patrícia Menezes Marques
Vívian Clea M. Marques
Simone Arquirisal e Santos
Urania Lima Brandão
Gleice Oliveira
EQUIPE DE APOIO:
Portaria : Cristiano Santos Sampaio
Serviços Gerais:
• Edmilson Silva Santos
• Euzania Lima dos Santos
• Mirian Santos Aguiar
• Rosangela Silva Santos
4. JUSTIFICATIVA
Diante da publicação da Lei nº 10.639/2003, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP 3/2004, que institui as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira a serem executadas pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades, cabendo aos sistemas de ensino, no âmbito de sua jurisdição, orientar e promover a formação de professores e professoras e supervisionar o cumprimento das Diretrizes.
Além das exigências legais, a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e indígena nos currículos da Educação Básica não trata-se apenas de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Mas, com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros e índios nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seus povos, buscando reparar danos que se repetem há cinco séculos, as suas identidades e a direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira africana e indígena não se restringe à população negra e índia ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, tornando-se capazes de construir uma nação democrática.
Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos atividades que proporcionam diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e européia.
Assim, sendo a escola, um espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias e de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas, justifica-se a implementação e desenvolvimento desse projeto como uma das muitas oportunidades de firmação do caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira, visando o reconhecimento e resgate da história e cultura afro-brasileira e africana e indígena como condição para a construção da identidade étnico-racial de nossos alunos dentro e fora do espaço escolar.
5. OBJETIVOS:
5.1. OBJETVO GERAL:
Reconhecer e resgatar a história e cultura afro-brasileira africana e indígena como condição básica para a construção da nossa identidade étnico-racial.
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Socializar e visualizar a cultura negro-africana e indígena na escola;
Valorizar as identidades presentes nas escolas;
Promover o reconhecimento e combate às relações e preconceituosas e discriminatórias;
Propiciar a apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.
Afirmar o caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira.
6. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR ÁREAS (MULTIDISCIPLINAR)
AREA DE EXPRESSÃO
• Cultura – conceito;
• Contribuições dos diferentes povos para a formação da cultura brasileira;
• Mitos e contos de assombração, lendas, histórias, contos, “causos”, cordéis e tradições orais do povo negro e indigena
• Provérbios africanos;
• Estudando o vocabulário africano e indígena na língua brasileira (leitura oral das palavras, pesquisa no dicionário dos significados das palavras);
• Produção de frases com as palavras em estudo;
• Observação e interpretação de gravura de obra de Cândido Portinari (representando o trabalho dos negros nos cafezais);
• Leitura e interpretação do texto:Poema : Terra de negros, Depoimento – Memória de um ex- escravo;
• Leitura e interpretação do texto : Brasil Negro;
• Estudo do poema Navio Negreiro;
• Leitura e interpretação de músicas afro
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos : cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Leituras de cordéis e lendas africanas;
• Leitura e interpretação da música Alagada - Pára-lamas do sucesso;
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Estudo da Biografia da princesa Isabel de Zumbi dos Palmares – O guerreiro da liberdade;
• Estudo sobre as denominações étnicas;
• Produções escritas (elaboração de resumos e sínteses).
• Discussão de conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
2. A arte do povo brasileiro – expressões artísticas;
• Festas e folguedos do povo brasileiro;
• O jeito próprio de ser , de viver e pensar dos povos negros e indígenas manifestado no dia- á- dia, quanto em celebrações e práticas religiosas, maracatus, roda de samba, capoeira, entre outras;
• Artes plásticas; literatura, pintura corporal; indumentárias/ vestuários; utensílios; decoração de moradias; culinárias; música, dança. Teatro, festas, jogos, brincadeiras e brinquedos;
• - Instrumentos musicais africanos e indígenas
CIÊNCIAS SOCIAIS
• História da África e da ancestralidade e religiosidade africanas;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• Participação dos africanos e índios e de seus descendentes em episódios da historiado Brasil, na construção econômica, social e cultural da nação;
• atuação dos negros em diferentes áreas do conhecimento, de atuação profissional, de criação tecnológica e artística, de luta social (tais: como Zumbi, Luiza, Gilberto Gil , professor Milton santos e outros);
• A história da escravidão no Brasil;
• Africanos trazidos para o Brasil;
• Movimentos Abolicionistas:
- Leis que conduziram à libertação dos escravos
- O fim do escravagismo.
• Datas Significativas da Região Nordeste – Relacionadas com a história dos negros e índios:
- O 21 de Março – Dia Nacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial;
- 19 de abril;
- O 13 de Maio – Dia da Denúncia contra o Racismo;
- O 20 de Novembro – Dia nacional da Consciência Negra.
• O que a Lei diz sobre a prática do racismo no Brasil.
• Independência da Bahia – Movimentos e processo.
• Povos nativos Pré - colombianos, em geral e na América Latina:
• trajetórias das etnias no Brasil;
• África - Continente Africano no panorama mundial;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• áreas de ocupação e áreas de maior influência cultural do povo negro e indígena no Brasil;
• Organizações indígenas no Brasil e na Bahia;
- Organizações Negras:
• A História dos Quilombos:
• (A quilombagem -quilombo ou mocambo) – Principais quilombos brasileiros: A República do Palmares - Quilombo do Palmares, Quilombo do rio das Rãs e outros;
• Remanescentes dos quilombos que tem contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades. Municípios, regiões e estados;
CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
• Princípios alimentares do povo negro e indígena: pesquisa sobre os alimentos de origem africana e indígena: O que é ? Como são preparados ? (tradições culinárias dos negros e índios – presentes na culinária brasileira e baiana);
• Esses alimentos e a saúde;
• Preparação do corpo para práticas sócio culturais;
• Tratamento de saúde utilizado pelos negros e índios (chás e ervas medicinais) – pesquisa – painel e/ou álbum ilustrados;
• Construção de maquetes retratando áreas e construções indígenas e negras.
• Trabalhar com medidas de receitas da culinária africana e indígena;
7. METODOLOGIAS
• Leituras e interpretação de textos de diversos gêneros;
• Leituras e interpretações de gravuras;
• Estudos de vocabulários;
• Escritas, reescritas e complementações de textos;
• Pesquisas de campo;
• Pesquisas bibliográficas;
• Exibição de DVDs relacionados;
• Interpretações de filmes;
• Dramatizações;
• Recortes e colagens;
• Desenhos e pinturas;
• Confecção de cartazes e murais ilustrativos;
• Confecções de maquetes;
• Confecção de brinquedos;
• Exercícios orais e escritos;
• Realização de palestras;
• Criação e apresentação de números artísticos.
8. RECURSOS
8. 1. HUMANOS: clientela escolar e comunidade local.
8. 2. MATERIAIS:
Todos os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto disponíveis na unidade escolar ou providenciados na comunidade local.
9. AVALIAÇÃO
Contínua e durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, observando-se principalmente o grau de participação e envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, nas atividades do projeto.
10. CULMINÂNCIA
O projeto culminará com a realização da I MOSTRA CULTURAL intitulada:
AFRODESCENDÊNCIA NA ESCOLA: O jeito de ser e de viver de DIFERENTES POVOS!
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, 167 págs., Ed. Mazza
Fonte: estudos e pesquisas de Benilda Regina Paiva de Brito e Fúlvia Rosemberg
História do Negro Brasileiro / Clóvis Moura - São Paulo: Editora Ática S.A., 1992
Imagem publicada em Brasil Revisitado: palavras e imagens / Carlos Guilherme Mota, Adriana Lopez. - São Paulo: Editora Rios, 1989.
Além das exigências legais, a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e indígena nos currículos da Educação Básica não trata-se apenas de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Mas, com essa medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros e índios nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seus povos, buscando reparar danos que se repetem há cinco séculos, as suas identidades e a direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira africana e indígena não se restringe à população negra e índia ao contrário diz respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, tornando-se capazes de construir uma nação democrática.
Nesta perspectiva, cabe às escolas incluir no contexto dos estudos atividades que proporcionam diariamente, também as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raiz africana e européia.
Assim, sendo a escola, um espaço privilegiado de inclusão, reconhecimento e combate às relações preconceituosas e discriminatórias e de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas, justifica-se a implementação e desenvolvimento desse projeto como uma das muitas oportunidades de firmação do caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira, visando o reconhecimento e resgate da história e cultura afro-brasileira e africana e indígena como condição para a construção da identidade étnico-racial de nossos alunos dentro e fora do espaço escolar.
5. OBJETIVOS:
5.1. OBJETVO GERAL:
Reconhecer e resgatar a história e cultura afro-brasileira africana e indígena como condição básica para a construção da nossa identidade étnico-racial.
5.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Socializar e visualizar a cultura negro-africana e indígena na escola;
Valorizar as identidades presentes nas escolas;
Promover o reconhecimento e combate às relações e preconceituosas e discriminatórias;
Propiciar a apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas.
Afirmar o caráter multirracial e pluriétnico da sociedade brasileira.
6. ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS POR ÁREAS (MULTIDISCIPLINAR)
AREA DE EXPRESSÃO
• Cultura – conceito;
• Contribuições dos diferentes povos para a formação da cultura brasileira;
• Mitos e contos de assombração, lendas, histórias, contos, “causos”, cordéis e tradições orais do povo negro e indigena
• Provérbios africanos;
• Estudando o vocabulário africano e indígena na língua brasileira (leitura oral das palavras, pesquisa no dicionário dos significados das palavras);
• Produção de frases com as palavras em estudo;
• Observação e interpretação de gravura de obra de Cândido Portinari (representando o trabalho dos negros nos cafezais);
• Leitura e interpretação do texto:Poema : Terra de negros, Depoimento – Memória de um ex- escravo;
• Leitura e interpretação do texto : Brasil Negro;
• Estudo do poema Navio Negreiro;
• Leitura e interpretação de músicas afro
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos : cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Leituras de cordéis e lendas africanas;
• Leitura e interpretação da música Alagada - Pára-lamas do sucesso;
• Leitura e interpretação da poesia: Irene no céu de Manoel Bandeiras;
• Conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
• Estudo da Biografia da princesa Isabel de Zumbi dos Palmares – O guerreiro da liberdade;
• Estudo sobre as denominações étnicas;
• Produções escritas (elaboração de resumos e sínteses).
• Discussão de conceitos: cultura, raça, preconceito, discriminação, igualdade;
2. A arte do povo brasileiro – expressões artísticas;
• Festas e folguedos do povo brasileiro;
• O jeito próprio de ser , de viver e pensar dos povos negros e indígenas manifestado no dia- á- dia, quanto em celebrações e práticas religiosas, maracatus, roda de samba, capoeira, entre outras;
• Artes plásticas; literatura, pintura corporal; indumentárias/ vestuários; utensílios; decoração de moradias; culinárias; música, dança. Teatro, festas, jogos, brincadeiras e brinquedos;
• - Instrumentos musicais africanos e indígenas
CIÊNCIAS SOCIAIS
• História da África e da ancestralidade e religiosidade africanas;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• Participação dos africanos e índios e de seus descendentes em episódios da historiado Brasil, na construção econômica, social e cultural da nação;
• atuação dos negros em diferentes áreas do conhecimento, de atuação profissional, de criação tecnológica e artística, de luta social (tais: como Zumbi, Luiza, Gilberto Gil , professor Milton santos e outros);
• A história da escravidão no Brasil;
• Africanos trazidos para o Brasil;
• Movimentos Abolicionistas:
- Leis que conduziram à libertação dos escravos
- O fim do escravagismo.
• Datas Significativas da Região Nordeste – Relacionadas com a história dos negros e índios:
- O 21 de Março – Dia Nacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial;
- 19 de abril;
- O 13 de Maio – Dia da Denúncia contra o Racismo;
- O 20 de Novembro – Dia nacional da Consciência Negra.
• O que a Lei diz sobre a prática do racismo no Brasil.
• Independência da Bahia – Movimentos e processo.
• Povos nativos Pré - colombianos, em geral e na América Latina:
• trajetórias das etnias no Brasil;
• África - Continente Africano no panorama mundial;
• Trajetória do povo negro no Brasil:
• áreas de ocupação e áreas de maior influência cultural do povo negro e indígena no Brasil;
• Organizações indígenas no Brasil e na Bahia;
- Organizações Negras:
• A História dos Quilombos:
• (A quilombagem -quilombo ou mocambo) – Principais quilombos brasileiros: A República do Palmares - Quilombo do Palmares, Quilombo do rio das Rãs e outros;
• Remanescentes dos quilombos que tem contribuído para o desenvolvimento de comunidades, bairros, localidades. Municípios, regiões e estados;
CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
• Princípios alimentares do povo negro e indígena: pesquisa sobre os alimentos de origem africana e indígena: O que é ? Como são preparados ? (tradições culinárias dos negros e índios – presentes na culinária brasileira e baiana);
• Esses alimentos e a saúde;
• Preparação do corpo para práticas sócio culturais;
• Tratamento de saúde utilizado pelos negros e índios (chás e ervas medicinais) – pesquisa – painel e/ou álbum ilustrados;
• Construção de maquetes retratando áreas e construções indígenas e negras.
• Trabalhar com medidas de receitas da culinária africana e indígena;
7. METODOLOGIAS
• Leituras e interpretação de textos de diversos gêneros;
• Leituras e interpretações de gravuras;
• Estudos de vocabulários;
• Escritas, reescritas e complementações de textos;
• Pesquisas de campo;
• Pesquisas bibliográficas;
• Exibição de DVDs relacionados;
• Interpretações de filmes;
• Dramatizações;
• Recortes e colagens;
• Desenhos e pinturas;
• Confecção de cartazes e murais ilustrativos;
• Confecções de maquetes;
• Confecção de brinquedos;
• Exercícios orais e escritos;
• Realização de palestras;
• Criação e apresentação de números artísticos.
8. RECURSOS
8. 1. HUMANOS: clientela escolar e comunidade local.
8. 2. MATERIAIS:
Todos os recursos necessários ao desenvolvimento do projeto disponíveis na unidade escolar ou providenciados na comunidade local.
9. AVALIAÇÃO
Contínua e durante todo o processo de desenvolvimento do projeto, observando-se principalmente o grau de participação e envolvimento de todos os membros da comunidade escolar, nas atividades do projeto.
10. CULMINÂNCIA
O projeto culminará com a realização da I MOSTRA CULTURAL intitulada:
AFRODESCENDÊNCIA NA ESCOLA: O jeito de ser e de viver de DIFERENTES POVOS!
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Almanaque Pedagógico Afrobrasileiro, Rosa Margarida de Carvalho Rocha, 167 págs., Ed. Mazza
Fonte: estudos e pesquisas de Benilda Regina Paiva de Brito e Fúlvia Rosemberg
História do Negro Brasileiro / Clóvis Moura - São Paulo: Editora Ática S.A., 1992
Imagem publicada em Brasil Revisitado: palavras e imagens / Carlos Guilherme Mota, Adriana Lopez. - São Paulo: Editora Rios, 1989.
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