terça-feira, 5 de janeiro de 2010

EJA: Proposta de Intervenção Pedagógica – Dificuldades de leitura e escrita

Secretaria Municipal da Educação , Cultura e Desportos
Departamento de Educação de Jovens e Adultos
Coordenação Técnico-Pedagógica: Márcia Cristina Pereira Cruz
Área: Língua portuguesa


Proposta de Intervenção Pedagógica – Dificuldades de leitura e escrita

PROJETO DIDÁTICO Nº 001/2007

1. Nome do Projeto: No mundo mágico da leitura e escrita
2. Eixos Norteadores: Leitura e escrita

3. Justificativa:

4. Objetivo Geral: Promover o aperfeiçoamento das habilidades de leitura e escrita, possibilitando aos alunos o contato e o conhecimento dos vários tipos de textos nas mais variadas modalidades da língua escrita e falada, contribuindo para a superação ou minimização das dificuldades de leitura e produção escrita .

5. Objetivos específicos:

• Possibilitar o aperfeiçoamento da habilidade de leitura;
• Favorecer o enriquecimento do universo vocabular , através do contato com os mais variados tipos de textos;
• Favorecer a construção de conceitos e regras gramaticais;
• Aperfeiçoar a produção textual no que se refere a paragrafação, seqüência lógica das idéias, coerência e coesão;
• Desenvolver a habilidade de escrita de textos narrativos, descritivos e dissertativos.
• Desenvolver a habilidade de interpretação e compreensão textual.

6. Propostas de atividades pedagógicas estimuladoras de leitura:
• os Todos dias: O professor prepara e executa perante os alunos a leitura expressiva de uma história curta; ou outro tipo de texto;
• Fazer sempre o treino de leitura com a turma de um texto curto e interessante;
• Combinar com a classe um dia e hora de ouvir e contar histórias; (segunda e sexta-feira);
• Pedir a leitura de um mesmo livro por bimestre para toda a classe ou de um livro para cada grupo de alunos;
• Incentivar a livre escolha de um livro da biblioteca da escola para ler em casa;
• Solicitar que o aluno, na segunda feira, faça o registro de um acontecimento do seu bairro ou rua e depois o leia para a classe;
• Avaliar constantemente, observando e registrando todas as reações dos alunos em relação aos textos lidos.

6.1. Modalidades de leituras a serem trabalhados:
• Leitura silenciosa;
• Leitura oral (individual e coletiva);

Leitura oral individual: o aluno lê par o professor ou para a turma (quem ouve faz a sua avaliação)

Leitura oral coletiva: simultânea; um aluno lê e os outros seguem no livro ou texto; um aluno lê e os outros apenas ouvem;

6.2.Tipos de leitura a serem trabalhados:
• A leitura intensiva (silenciosa ou oral de um pequeno trecho e o estudo das suas particularidades (vocabulário, estilo e gramática)).
• Leitura extensiva: leitura de um texto bastante longo feita em classe ou em casa, no final avalia-se com poucas perguntas;
• Leitura suplementar: é leitura de um livro inteirinho com o objetivo apenas de compreensão e, naturalmente, da fruição completa.

7. Recursos:
• Portadores dos mais variados tipos de textos;
• Textos dos mais variados gêneros

8. Avaliação: será contínua e processual, observando-se a participação, interesses e progressos demonstrados pelos alunos no decorrer das atividades propostas.

2 comentários:

  1. Amei seu projeto,ele é rico etraz bastante informações.

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  2. Ola Marcia tudo que tenho à dizer aqui é: VOCÊ É FORMIDÁVEL PARABÉNS POR ESTE CANTINHO LINDO CONTINUE ASSIM BJS...GISLAINE

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