terça-feira, 17 de abril de 2012

O coordenador pedagógico na unidade escolar

por: Márcia Cristina Pereira Cruz



O Coordenador Pedagógico de uma unidade escolar precisa  possuir algumas características específicas que os ajudarão no desenvolvimento de um trabalho POSITIVO e PRODUTIVO junto à equipe escolar que são: 1. perfíl de líder; 2. espírito empreendedor e 3. competência técnica e profissional de articulação das relações e das ações no âmbito da escola. Isso significa que um coordenador pedagógico precisa essencialmente, ser um líder junto ao seu grupo de professores. O que não não quer dizer, que este deva ser uma pessoa autoritária, mas alguém que pela sua competência, responsabilidade e compromisso com os resultados do seu trabalho e do trabalho da equipe como um todo quase sempre se faz ser ouvido pelos membros da equipe escolar e cujas opiniões e decisões possuem peso de tal maneira que na maioria das vezes consegue a adesão total ou quase que total do grupo. Ter espírito empreendedor nesse contexto significa que o coordenador precisa ser aquele profissional que sonha, que idealiza, que tem projetos importantes para sugerir e para contribuir com o trabalho da sua equipe. Que é aquele profissional que também procura sempre ouvir de seus professores, os seus anseios, seus sonhos, seus projetos e que busca contribuir de maneira decisiva para a relaização e o sucesso dos mesmos. Ter competência técnica e profissional de articulação das relações e das ações no âmbito escolar, implica em não cruzar os braços e deixar que terceiros pensem sobre o que ele próprio deveria pensar ou façam o que ele deveria fazer; significa idealizar e pesseguir a construção de laços de amizade, companheirismo e cumplicidade com a equipe; saber falar o que pensa e o que deseja dos seus parceiros sem ser arrogante, sem fazer imposições, mas fazer com que as pessoas do grupo comprendam a importância do que está sendo solicitado, do que precisa ser feito e se sensibilizem para a execução de seus papéis dentro de uma relação de trocas com o coordenador.
Não existe receita pronta para o desenvolvimento do trabalho de coordenação pedagógica, mas existe o querer ser o melhor dentro daquilo que se faz; em querer fazer o melhor pelos seus parceiros e pela escola e se nós coordenadores pedagógicos conseguirmos com que os nossos colegas professores e demais profissionais da escola consigam ver o que há de bom nas intenções de cada uma de nossas ações, já estaremos no meio do caminho. Aí é só pesquisar, estudar, inventar, (ré)inventar, compartilhar, acreditar e agir!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente