terça-feira, 17 de abril de 2012

O coordenador pedagógico na unidade escolar

por: Márcia Cristina Pereira Cruz



O Coordenador Pedagógico de uma unidade escolar precisa  possuir algumas características específicas que os ajudarão no desenvolvimento de um trabalho POSITIVO e PRODUTIVO junto à equipe escolar que são: 1. perfíl de líder; 2. espírito empreendedor e 3. competência técnica e profissional de articulação das relações e das ações no âmbito da escola. Isso significa que um coordenador pedagógico precisa essencialmente, ser um líder junto ao seu grupo de professores. O que não não quer dizer, que este deva ser uma pessoa autoritária, mas alguém que pela sua competência, responsabilidade e compromisso com os resultados do seu trabalho e do trabalho da equipe como um todo quase sempre se faz ser ouvido pelos membros da equipe escolar e cujas opiniões e decisões possuem peso de tal maneira que na maioria das vezes consegue a adesão total ou quase que total do grupo. Ter espírito empreendedor nesse contexto significa que o coordenador precisa ser aquele profissional que sonha, que idealiza, que tem projetos importantes para sugerir e para contribuir com o trabalho da sua equipe. Que é aquele profissional que também procura sempre ouvir de seus professores, os seus anseios, seus sonhos, seus projetos e que busca contribuir de maneira decisiva para a relaização e o sucesso dos mesmos. Ter competência técnica e profissional de articulação das relações e das ações no âmbito escolar, implica em não cruzar os braços e deixar que terceiros pensem sobre o que ele próprio deveria pensar ou façam o que ele deveria fazer; significa idealizar e pesseguir a construção de laços de amizade, companheirismo e cumplicidade com a equipe; saber falar o que pensa e o que deseja dos seus parceiros sem ser arrogante, sem fazer imposições, mas fazer com que as pessoas do grupo comprendam a importância do que está sendo solicitado, do que precisa ser feito e se sensibilizem para a execução de seus papéis dentro de uma relação de trocas com o coordenador.
Não existe receita pronta para o desenvolvimento do trabalho de coordenação pedagógica, mas existe o querer ser o melhor dentro daquilo que se faz; em querer fazer o melhor pelos seus parceiros e pela escola e se nós coordenadores pedagógicos conseguirmos com que os nossos colegas professores e demais profissionais da escola consigam ver o que há de bom nas intenções de cada uma de nossas ações, já estaremos no meio do caminho. Aí é só pesquisar, estudar, inventar, (ré)inventar, compartilhar, acreditar e agir!  

Um comentário:

  1. Prezada Professora,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    O verdadeiro educador aprende ao ensinar e ensina enquanto aprende (Paulo Freire).

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderExcluir

Gostou? Comente