segunda-feira, 19 de março de 2012

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DA MÚSICA A BARATA MENTIROSA/PRÉ-ESCOLA

CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO E CRIAÇÃO DA PROPOSTA: SEGMENTO PRÉ-ESCOLA: MÁRCIA CRISTINA PEREIRA CRUZ
DESENVOLVIDAS PELAS PROFESSORAS: ANA MARIA E ELIANA LINO (PRÉ-ESCOLA 04 ANOS)
TURNOS: MATUTINO E VESPERTINO

PROPOSTA DE TRABALHO COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DENTRO DO PROJETO CIRANDÊ

SEQUENCIA DIDÁTICA COM A CANTIGA DA BARATA

 A BARATA MENTIROSA

A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE FILÓ.
É MENTIRA DA BARATA
ELA TEM É UMA SÓ.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
ELA TEM É UMA SÓ. (bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
SETE SAIAS DE BALÃO.
É MENTIRA DA BARATA
NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
NEM DINHEIRO PRO SABÃO. (bis)
A BARATA DIZ QUE TEM
UM SAPATO DE FIVELA.
É MENTIRA DA BARATA
O SAPATO É DA MÃE DELA.
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O SAPATO É DA MÃE DELA. (bis)
1º Dia: Problematizarão e sensibilização
1.      Conversa na rodinha sobre música: com as crianças em círculo questionar:
·        Vocês gostam de música?
·        Gostam de cantar?
·        Gostam de dançar?
·        Que músicas conhecem?
·        Gostam de brincar de roda?
·        Com quais músicas gostam de brincar de roda?
·        Se sabem o que são cantigas de roda e quais cantigas de roda conhecem?
·        Pedir para que as crianças que quiserem cantem algumas cantigas conhecidas e brinquem com os colegas.
2.      Apresentar a proposta de trabalho para as crianças:
·        Falar que vai desenvolver com elas um projeto com muitas atividades com as cantigas de roda e que elas poderão participar de diversas e gostosas brincadeiras. Dar exemplos das atividades;
3.      Exibir o vídeo com a cantiga: a barata mentirosa.
4.      Exploração do vídeo: se gostaram? Por que gostaram? Fala sobre o que?
5.      Ilustrar a cenas do vídeo com desenhos;

2º Dia: Ética e Insetos

6.      Escrever a letra da música no papel AP com letras garrafais e cantar com as crianças várias vezes realizando com elas os movimentos ou gestos presentes na cantiga;
7.      Conversa na rodinha: Na música a barata estar falando a verdade ou mentindo? Por quê?
É correto o que a barata fez?  Por quê? Discutir sobre a questão das conseqüências da mentira na vida das pessoas;
8.      Trabalhar com a letra: que bichinho aparece na cantiga? Eles já viram uma barata? Como ela é? Na casa de vocês tem baratas? Sabem o que é uma barata? O que é que atrai as baratas? Quais os riscos e perigos da presença de baratas em nossas casas? O que fazer para evitar e combater baratas? (trabalhar a construção do conceito de insetos, mostrar e dar exemplos de outros insetos perigosos;
9.      Atividade de pesquisa sobre insetos (pesquisar coletiva: em revistas e livros gravuras de insetos, recortar com tesoura e colar;

3º Dia: Conteúdos: Higiene ambiental e Numeral:
·        Cantar novamente com as crianças a cantiga da barata;
·        Trabalhar a questão da importância da higiene ambiental (destino adequado do lixo) para evitar a ploriferação de baratas e de outros insetos nocivos;
·        Explorar os numerais que aparecem na letra da música: Quantas saias a barata diz que tem? Como representar o numeral; realizar contagens de diversos objetos (sete de cada) relacionando com a quantidade pedir para que as crianças separem ou desenhem (sete pedrinhas, sete palitinhos, sete bolinhas, etc.;
·        Realizar atividades semelhantes com o numeral: um;
·        Motricidade: desenhar o numeral sete bem grande no chão e pedir para que as crianças andem sobre o mesmo;
·        Pedir para que as crianças tracem o numeral sete na caixa de areia (uma a uma);
·        Colagem com barbante do traçado do numeral sete;
·        Pintura com o dedo do numeral sete;
·        Representação do numeral sete (numero e quantidade);
4º Dia: vestimentas (tecidos de diferentes texturas)
·        Cantar novamente a cantigas observando a letra no cartaz;
·        Questionar: Qual é a primeira coisa que a barata diz que tem?
·        Trabalhar vestimenta – A barata diz que tem sete saias (o que são saias? Quem costuma usar saias? Mostrar que embora no Brasil as saias sejam usadas por mulheres em algumas culturas, os homens também usam saias;
·        Trabalhar com as crianças que na musica a barata diz que tem sete saias de filó, mas que saias podem ser feitas de outros tecidos, de diferentes tamanhos e diferentes modelos;
·        Percebendo as diferenças: levar para a classe e mostrar as crianças diferentes saias confeccionadas de diferentes tecidos, tamanhos e modelos e deixar que elas manipulem, observem e sintam as texturas; mostrar que além de saias existem outras vestimentas: vestidos, calças, shorts, bermudas, macacões etc. (se possível também realizar amostragem e observação);
·        (Arte: Confecção de uma boneca usando saias: entregar às crianças o desenho de uma boneca e pedir para elas (pintarem, recortarem e colarem em papelão) depois confeccionar uma saia de pregas e colar na cinturinha da boneca) montar um mural com os trabalhos; a boneca também pode ser feita com jornal amassado;
5º Dia: sistema monetário e higiene
·        Brincar novamente com a crianças;
·        Trabalhar com a 2ª estrofe da cantiga: questionar a barata diz que tem sete saias de balão. Era verdade? Por quê? Para comprar as saias e comprar o sabão, a barata precisava ter o que? O que é o dinheiro? Para ter dinheiro o que devemos fazer?
(falar sobre a questão do trabalho); do salário;
·        Conhecem dinheiro? Sabem como se chama o nosso dinheiro? Conhecem cédulas e moedas do nosso dinheiro? Se possível levar para a classe alguns exemplares de cédulas e moedas brasileiras;
·        Arte: criar com as crianças um tipo de moeda para a classe (que elas vão usar para: comprar no mercadinho da turma) escolher um nome para o dinheirinho criado pela turma; pedir para que cada grupo crie um tipo de nota (um grupo cria a nota de um real, outro a de dois e assim sucessivamente (cada dinheirinho terá só uma cor que terá um dado valor);
·        A barata não tinha dinheiro pro SABÃO (por quê? O que acontecerá conosco se também não tivermos dinheiro para comprar sabão?)
·        Trabalhar a questão do uso do sabão: mostrar as crianças diferentes tipos de sabão: (em pedra, líquido, em pó, sabonetes, deixar que elas manipulem os diferentes materiais) na higiene corporal e ambiental (lavar locais, pratos, roupas, etc.);
·        Tur na lavanderia da unidade (avisar com antecedência a responsável): pedir para que fale para as crianças sobre com é feita a higiene das roupas, onde, com o que?
·        Brincadeira: fazendo bolinhas de sabão (copinhos, canudinhos e sabão neutro) deixar as crianças fazem bolinhas à vontade.

6º Dia: Uso do dinheiro (compra e venda); medidas do pé

·        Cantar novamente a cantiga com as crianças;
·        Para compra sabão ou qualquer outro produto usamos o dinheiro, quando a nota usada para pagar é maior do que o valor do produto, quem paga leva troco; (explicar melhor)

·        Brincando de compra e venda: montar o mercadinho na sala de com diferentes produtos (rótulos ou reálias) onde as crianças irão comprar usando o dinheirinho criado pela turma;
·        (Trabalhar a última estrofe da cantiga: o sapato que a barata diz que tem é de fivela, mas existem diferentes tipos de sapatos vê os tipos presentes na turma e se possível mostrar outros);
·        Situação problema: O pai foi à loja para comprar um sapato para o filho. Só que chegando lá, ele olhou vários tipos e modelos de sapatos, porém quando o vendedor perguntou que sapato deseja senhor? Ele mostrou um Ao moço e respondeu: - Esse senhor! O rapaz perguntou é para o senhor? Não! É para o meu filho! Respondeu o homem.
- Qual tamanho? Como? Há não sei!
O pai pode comprar o sapato para o filho? Por quê? O que ele precisava saber para comprar o sapato do tamanho correto?
·        Trabalhando com as diferenças: As pessoas são diferentes e existem diferentes tamanhos de pés. Algumas nascem sem pé, sem pernas, sem braço, sem mãos, (trabalhar a questão das pessoas com deficiências físicas;
·        (Sentindo: Pedir para que as crianças pisem na caixa de areia meio molhada uma a uma);
·        Medir os pés com a fita métrica
·        Construir um painel: Nossas pegadas (pedir para que as crianças sujem os pés em tinta guache e pisem no papel madeira primeiro com o pé direito, depois com o esquerdo) escrever em baixo das pegadas os nomes das crianças;
7º Dia:

·        Brincadeiras com sapatos: (Pesquisar brincadeiras);
·        Confecção de dobradura da barata;
·        Criação de coreografia (dramatizada da cantiga): divisão de papéis; figurino, representações;
·        Ensaios diversas vezes;

Culminância da quinzena : Apresentação dramatizada da cantiga no CIRANDÊ DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL GIL NUNESMAIA.

FOTOS DE APRESENTAÇÕES DAS PROFESSORAS E SUAS TURMAS DE PRÉ-ESCOLA NO CIRANDÊ

                                             PROFESSORA ANA MARIA E SUAS CRIANÇAS APRESENTANDO A MÚSICA DA BARATA MENTIROSA


 PROFESSORA ANA MARIA E SUA TURMA APRESENTANDO O CASAMENTO DE DONA BARATINHA


PROFESSORAS DA PRÉ-ESCOLA: ALESSANDRA, GEISIANE, ANA MARIA E ELIANA E EQUIPE DE COORDENAÇÃO (MÁRCIA- PRÉ-ESCOLA E JACQUELINE - creche) NA APRESENTAÇÃO DO CIRANDÊ

AIMONI DE EMÍLIA, JACQUELINE DE MINE E EU DE CARTOLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente