terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tema do projeto – Na cor da pele, o ritmo e o tom de um povo

EIP – Escola Iolanda Pires
Ensino Fundamental – Ciclos de Formação Humana
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz
Projeto de Trabalho – Na cor da pele, o ritmo e o tom de um povo
Clientela: Todos os alunos das turmas de CIN, CIR I , CPA e CIR II
Turnos: Matutino e Vespertino
Período de desenvolvimento: de 01 a 20/11/2007


PROJETO DE TRABALHO


1. Tema do projeto – Na cor da pele, o ritmo e o tom de um povo
2. Temática – Raízes Negras

3.Justificativa: O Brasil, terra das palmeiras, das praias, do acarajé, do abará, das mulatas faceiras. Mas também o país do samba, do pagode, da capoeira, do axé music, da lambada, do lundu, do maxixe e do maracacatu. Brasil, um país de misturas de raças, de cores, de uma cultura vasta enraizada pelo valores artísticos de inúmeros povos afros-descendentes, aos quais nós devemos um grande legado na área da música e da dança. Assim, nada mais justificável do que a investigação, o conhecimento e a valorização das raízes populares que nos conduziram também ao título de Brasil – o país do carnaval.


3. Objetivos:

3.1. Objetivo Geral:
• Investigar músicas e danças afra – brasileiras, valorizando a cultura e os valores artísticos dos povos afro- descendentes.
• Olhar o povo negro sob o prisma dos seus valores artísticos, morais e éticos.

3.2. Objetivos Específicos:

• Discutir os conceitos de cultura e arte;
• Conhecer os valores artísticos dos povos afro- descendentes no que se refere à música e à dança.
• Reconhecer a importância da contribuição dos povos afro -descendente para a composição da arte brasileira


4. Conteúdos a serem abordados nas áreas:


Língua Portuguesa/ Língua Estrangeira;
• Discutir o conceito de cultura e de arte
• Estudar letras de músicas afras descendentes (leitura, interpretação e gramática);
• Estudar a biografia de grandes compositores e dançarinos afro- descendentes.

História:
• Pesquisar a história da arte afro- descendente;
• Discutir a história da música e da dança afro – descendente.
Geografia:
• Pesquisar os tipos de danças e musicas afro – descendentes das regiões brasileiras
Artes:
• Pesquisar os tipos de músicas e de danças afro- descendentes;
• Pesquisar instrumentos e confeccionar instrumentos musicais afros utilizados pelo povo negro.
• Preparar e apresentar coreografias de danças afro- descendentes;
• Preparar e apresentar números musicais afro- descendente

5. Atividades Propostas:
• Dinâmica de motivação
• Discussão filosófica sobre a motivação desenvolvida
• Problematização
• Ouvindo músicas afras
• Cantando músicas afras
• Interpretando as letras das músicas afras
• Pesquisando sobre os artistas afros
• Dançando músicas afras
• Preparando instrumentos afros
• Apresentando a arte da música e da dança afra

6. Recursos:
Humanos: Toda a comunidade escolar e membros da comunidade local interessados no projeto.

Materiais: Todos os recursos necessários disponibilizados na unidade escolar e /ou providenciados junto a SMECD, Prefeitura Municipal de Itabuna e na comunidade local.
• Indumentárias para os dançarinos ou grupos de dança
• Palco ou palanque;
• Som mecânico
• Data show
• Faixa com o nome do projeto
• Malhas para a decoração do local

7. Conteúdos das apresentações: Música/ dança
• Abertura – Apresentação coreográfica - Mulato insoneiro;
• Apresentação musical – pagode (casais dançando – pagode de salão)
• Apresentação do poema – Navios Negreiros
• Apresentação coreográfica – lambada
• Apresentação musical – Funk carioca
• Apresentação de um monólogo – Amor libertador ou Mantenha
• Apresentação coreográfica – Maracatu
• Apresentação musical – o som do atabaque
• Apresentação da mensagem – Negra
• Apresentação coreográfica – Maxixe
• Apresentação musical – o sons do: afoxé, agogô, atabaque. Berimbau. Tambor e Xequerê
• Apresentação coreográfica – dança ligada a religião – candomblé – xulas
• Apresentação musical – Reggue Jamaicano – Mama África
• Apresentação coreográfica – Capoeira
• Mensagem Final – agradecimentos – Encerramento – Reep

8. Acompanhamento:

O acompanhamento do projeto ocorrerá durante todo o processo de desenvolvimento do mesmo, desde a problematização até a culminância tendo como responsáveis, os professores das áreas de abrangência do projeto, professoras do PADIC, professores referências das turmas e da coordenação da unidade escolar.

9. Culminância: O projeto culminará com uma apresentação cultural a ser realizada no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra, intitulada: Iª Mostra Cultural: Na cor da pele o ritmo e o tom de um povo!

10. Avaliação:

A avaliação do projeto contará com a participação de toda a comunidade escolar, considerando com parâmetro, o grau de interesse e envolvimento dos alunos, professores, pessoal de apoio, coordenação , direção da unidade escolar, bem como o envolvimento da comunidade local nas atividades implementadas e desenvolvidas durante a execução do projeto.


11.Bibliografias:

Revista PALMARES – Cultura afro- Brasileira – Ano II – Número 3 – Dezembro :2006

www. Wikipédia

Um comentário:

  1. O blog de uma maneira geral,está bem clara compreesível e didático,gosto de estilos assim, progetos , planos de aulas e material epistemológico etc...


    aloisiopedagogiatr@hotmail.com

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