RELAÇÃO COORDENADOR PEDAGÓGICO X DIRETOR (a) DA ESCOLA
Estou coordenadora pedagógica de unidades escolares desde janeiro de dois mil. Digo de escolas, porque durante esses 11 anos atuando como suporte pedagógico direto a docência, apesar de ter me mantido nas unidades nas quais sou efetivamente lotada, também desenvolvi a função de coordenação por indicação e nomeação política em várias outras escolas. E uma questão que sempre me chamou à atenção diz respeito à forma como "algumas" dirigentes escolares se portam frente às coordenações pedagógicas das escolas as quais dirigem. Em alguns casos, pude acompanhar, perceber e vê bem de pertinho relações coordenadoresX diretores bastante harmoniosas; já em outros, uma verdadeira guerra. Pude vivenciar situações em que a diretora se quer deixava a coordenação dá um passo sozinha e quando o coordenador em sua ausência tomava alguma decisão mesmo que acertadamente, era chamado à atenção e a direção logo dizia: "Estão querendo passar por cima de mim"! Também já vivenciei situações em que estando o diretor ausente, o coordenador teve que deliberar junto com a equipe sobre a realização de eventos e organizá-los e depois de tudo pronto, a direção aparece e diz: Não! Vamos mudar tudo! Não quero e não pode ser assim!
E mais, também já constatei situações em que se o coordenador faz menção ao nome do diretor em qualquer comentário junto aos professores, aos pais, ao secretário de educação ou a qualquer outro público e o diretor vê o comentário como crítica e não elogio, já começa a achar e a dizer: "Tem alguém querendo me queimar!"; "Estão tentando ocupar o meu lugar!" E assim se trava uma verdadeira guerra.
Quem de vocês coordenadores, não já puderam vê ou se vê em situações como as acima relatadas? Quantos de nós já não fomos taxados ou vistos como ameaças ao cargo de alguém? E quantos de nós de fato não nos fizemos jus a tais comentários? Não sei! Porém quero aqui apenas colocar que tanto o COORDENADOR PEDAGÓGICO como o GESTOR ESCOLAR precisam apenas ter em mente que segundo a Lei da Física: Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Isso significa que: Uma escola precisa ter coordenador pedagógico e diretor escolar e se de acordo com a tipologia da unidade escolar essa só comportar um em cada função, cada um deve compreender que não adianta um ficar tentando ocupar o lugar do outro, não adianta o coordenador querer ser o diretor e o diretor querer exercer a função de diretor e coordenador pedagógico ao mesmo tempo. É importante que cada um saiba de sua importância no contexto escolar e compreenda que é relevante que COORDENADOR e DIRETOR trabalhem unidos nos ideias do bem comum da comunidade escolar. As pessoas precisam saber que só se sentem ameaçadas em suas funções aqueles que não estão exercendo-as com as habilidades e competências necessárias. Não temos porque nos sentirmos ameaçados se sabemos de nossas responsabilidades e procuramos ser o melhor possíveis na execução de nossas atividades profissionais. Temos que ter clareza do que cada um representa no contexto das ações escolares e de quão são importantes as contribuições de cada um.
Coordenador pedagógico e Diretores escolares devem ser parceiros no que for melhor para a escola e para a comunidade escolar.
Um coordenador pedagógico não pode e nem deve ser parceiro do seu diretor por medo, por sentir-se ameaçado ou porque simplesmente o diretor acha que tem que ser assim. Deve ser e procurar ser parceiro na visão e dentro da concepção daquilo que acredita que é correto, que é certo sem ter que abrir mão de suas crenças e das bandeiras que sempre levantou. Sou e serei sempre a coordenadora parceira da minha diretora na medida em que os propósitos e ideias que ela defender forem representativos da vontade e do bem da comunidade escolar a qual servimos.
Temos que olhar o mundo como um espaço de oportunidades e expectativas. Saber que os horizontes se abrem não para os oportunistas, mas para aqueles que sonham, que idealizam e que buscam a realização dos seus sonhos, ideais e objetivos de forma digna, pelo potencial profissional e humano que possuem.
Temos que pensar que: Cada um pode brilhar, sem contudo ter que ofuscar a luz do outro! Assim, você que é gestor, e você que é coordenador pedagógico tem que saber que a direção de uma escola e a coordenação da mesma, não se fazem sozinhas, nem isoladamente e exatamente por isso, precisamos ser parceiros e trabalhar numa relação harmoniosa de discussão, buscas e tomadas de decisões coletivas! Em que cada um possa brilhar na sua função e ajudar o outro a brilhar para assim promover um brilho coletivo de toda a comunidade escolar.
Texto escrito por: Márcia Cristina Pereira Cruz (29-10-2011)
Parabéns, amei o seu BLOG, principalmente como você descreveu a Relação do Coordenador Pedagógico e o Diretor.Sempre falo que "o Sol brilha para todos"! A sua colocação "Temos que olhar o mundo como um espaço de oportunidades e expectativas. Saber que os horizontes se abrem não para os oportunistas, mas para aqueles que sonham, que idealizam e que buscam a realização dos seus sonhos, ideais e objetivos de forma digna, pelo potencial profissional e humano que possuem". É importante quando a direção aceita o coordenador como mediador essencial no sentido de não deixar que os trabalhos pedagógicos permaneçam sem estrutura sem rumo.
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