terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PROJETO: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!

CENTRO M. DE EDUC. INFANTIL PROFESSOR GIL NUNESMAIA









ITABUNA/BAHIA
2011



Centro Municipal De Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia

Projeto De Trabalho: Brincando, Construindo e Vivenciando a PAZ no mundo!

Público Alvo: Turmas da Pré-Escola 04 e 05 anos - Turnos: Matutino e Vespertino e crianças do segmento Creche.

Período de desenvolvimento: De outubro e Dezembro de 2011

Coordenação Pedagógica: Márcia Cristina Pereira Cruz & Jacqueline Mesquita



PROJETO DE TRABALHO

1.      TEMA: BRINCANDO, CONSTRUINDO E VIVENCIANDO A PAZ NO MUNDO!

2.      EIXOS NORTEADORES: Pluralidade Cultural e Cidadania



3.      PROBLEMATIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO:



·         Apresentação do projeto aos professores;

·         Apresentação do projeto aos funcionários e famílias das crianças;

·         Apresentação do projeto às crianças;

·         Exibição de slides com imagens de violência e de paz;

·         Questionamentos: O que viram? O que sentiram? O que acham das imagens exibidas? O que foi exibido está próximo ou distante da nossa realidade? É possível construir um mundo diferente? Como cada um de nós pode contribuir para uma convivência de paz e solidariedade na comunidade e no mundo?



4.      JUSTIFICATIVA:

No mundo de hoje, somos de certa forma, obrigados ou convidados a viver e conviver diariamente com as mais diversas formas de violência que se adentra os nossos lares transbordando através dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão e a internet ou até mesmo presenciando cenas da prática efetiva de violência em nossas ruas, em nossas casas envolvendo pessoas do nosso convívio na comunidade. Violência esta que afeta diretamente o desenvolvimento das nossas crianças que muitas vezes também são vítimas da violência infantil dentro e fora de seus lares. E sendo as instituições de educação infantil por sua vez, instituições também responsáveis pelo  desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: cognitivo, afetivo e psicomotor, que deve garantir às crianças um crescimento e desenvolvimento saudáveis, numa atmosfera de paz e da não-violência. Esse projeto se justifica pela necessidade emergencial de se refletir a cultura da paz no contexto institucional infantil dentro de uma perspectiva  educativa de  Educação Para a Paz. Neste sentido, o projeto surge da necessidade de através das mais variadas atividades lúdicas, principalmente as brincadeiras cooperativas, suscitar a reflexão e sensibilização das crianças e de suas famílias à cerca das situações de violência por eles vivenciadas na comunidade e no mundo e promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência comunitária e solidária.


5.      OBJETIVOS:


5.1.            OBJETIVOS GERAIS:

·         Promover o desenvolvimento da cooperação entre as crianças e suas famílias resgatando o potencial de viver juntos à partir de uma educação para paz, que visa a melhoria da qualidade de vida num exercício de convivência.



·         Utilizar o brincar cooperativo como instrumento para minimizar as manifestações de agressividade nos jogos e brincadeiras infantis estimulando atitudes de sensibilização, cooperação, comunicação e solidariedade dentro e fora da escola.


5.2.            OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Refletir sobre as situações de violência vivenciadas na comunidade;

·         Construir possibilidades da prática da cultura da paz dentro e fora da instituição;

·         Praticar a solidariedade tão importante ao convívio entre as pessoas;

·           Promover a aproximação  das crianças umas com outras, colaborando com objetivos comuns;

·         Explorar as potencialidades humanas infantis de um modo positivo aperfeiçoando o jeito de compreender e lidar com diferentes situações  da vida em comunidade.

·         Oferecer opções diferentes para a resolução de conflitos de forma pacífica.

·         Utilizar o brincar cooperativo como instrumento de fortalecimento das relações interpessoais entre os pequenos;

·         Potencializar o brincar dentro de uma perspectiva da cultura da paz.


6.      CONTEÚDOS ABORDADOS:

·         Festas cristãs: Natal e Ano novo;

·         Conceitos de: paz, guerra, violência, amizade, solidariedade, respeito mútuo, amor, justiça, união, honestidade, tolerância, e confiança etc.

·         Tipos de violência: doméstica, infantil, social, cultural e ambiental.



7.      DIMENSÕES DO SUJEITO A SEREM TRABALHADAS:

·         Cognitivas: construção de conceitos;

·         Afetivas: desenvolver o brincar cooperativo; construção de valores e atitudes positivas à convivência com o outro;

·         Psicomotoras: desenvolvimento de habilidades motoras: coordenação motora fina e ampla, andar, saltar, pular, equilíbrio, desenhar, pintar, recortar, tocar, colar, pegar, sentir, movimentos de pinça, correr, dançar, abraçar, amassar, modelar, criar com as mãos, etc.

8.      LINGUAGENS:

·         Verbal (a fala), mímicas; gestos;

·         Artística: desenhos, pinturas, danças e criações;

·         Musical: cânticos;

·         Simbólica: jogos e brincadeiras cooperativas;



9.      METODOLOGIAS (ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO):

·         Construção dos livros: Poesia da paz e Meu Planeta Azul;

·         Realização de palestras com as famílias das crianças;

·         Desenvolvimento de brincadeiras cooperativas;

·         Escolha e eleição do MASCOTE da paz;

·         Leitura, cânticos e interpretações de letras de músicas com a temática da Paz;

·         Atividades de recorte e colagem;

·         Pinturas e desenhos;

·         Desenvolvimento de dinâmicas de sensibilização e interação social;

·         Oficinas de criação: motivos natalinos;

·         Exibição de vídeos;

·         Exibição de apresentações em PowerPoint;

·         Contação de histórias;

·         Dramatizações;

·         Criação e ensaios de coreografias com a temática da paz;

·         Criação  e ensaio da paz;

·         Realização de passeata da PAZ;

·         Exposição e apresentações dos trabalhos.


10.  RECURSOS NECESSÁRIOS:

·         Todos os recursos necessários à realização das atividades com as crianças tais como: DVD, CD com vídeos e musicas com a temática da paz e natalinas, TV, aparelho de DVD, aparelho de data show, tnt em todas as cores, cartolinas duplex, guache e simples em todas as cores, emborrachados, balões de aniversário, algodão, cola quente, pistolas para cola quente, planfetos e fooderes, cartazes, faixas, cola colorida e cola de isopor, cola comum, lápis de cores, hidrocor, giz de cera, massa de modelar, folhas de papel AP, folhas oficio A3; brinquedos diversos, bolas, figurino natalino, roupas na cor branca, etc.


11.  EMPREENDIMENTO:

As atividades do projeto serão desenvolvidas para além da promoção de novas aprendizagens, desenvolvimentos de valores e atitudes positivas nos sujeitos envolvidos, culminar na realização de uma grande caminhada da PAZ na comunidade e realização de uma exposição dos trabalhos na Celebração Natalina reunindo as crianças e suas famílias no contexto institucional.

12.  AVALIAÇÃO:

Será continua e processual, observando-se todos os elementos do projeto desde  a sua apresentação e aceitação pela comunidade escolar; a participação e interesse das docentes, das crianças e de suas famílias e demais pessoas da instituição nas atividades de materialização do mesmo, bem como as aprendizagens, demonstração de atitudes e valores construídos ao longo do projetos.

As avaliações acontecerão nos momentos de realizações dos coletivos institucionais onde serão ouvidas e colhidas opiniões de todos os sujeitos envolvidos à cerca do desenvolvimento do mesmo.








































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