sábado, 27 de outubro de 2012

Abolição da escravatura

13 DE MAIO ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

Essa data ficou marcada na história brasileira, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888.
Os portugueses, para explorar as riquezas do Brasil, precisavam de gente para trabalhar. Por isso, muitos negros africanos foram trazidos para cá, para servirem como escravos.
A mão-de-obra escrava ainda era usada no Brasil, quando em muitos países já havia sido abolida.
Muitos abolicionistas lutaram para que os escravos tivessem direito à liberdade, justiça e igualdade.

Objetivos:

·        Conhecer o significado da extinção da escravatura no Brasil;
·        Conhecer fatos históricos da campanha abolicionista.
·        Interessar pela história do Brasil.
·        Valorização do trabalho do homem.
·        Desejo de justiça.
·        Compreensão da necessidade de se tornar um cidadão capaz de ajudar a Pátria.
·        Valorização e respeito ao trabalho realizado pelas figuras que se destacaram em favor da campanha abolicionista.

Habilidades:

·  Consultar fontes de informações.
·  Usar o dicionário, enciclopédias e outras fontes de informação e consulta.
·  Trabalhar em grupo;
·  Saber discutir e ouvir.

Generalização

Ao final do trabalho, a criança deverá chegar a algumas generalizações como:

·  Os índios brasileiros não se adaptaram aos trabalhos de lavoura; por isso, foram trazidos os negros da África;
·  Os negros eram trazidos nos chamados “Navios Negreiros”;
·  Esses navios apontaram em Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e em outros portos, geralmente à noite;
·  Os negros não tinham direitos, apenas deveres;
·  Nem todos os senhores de engenhos eram bons e humanos;
·  Os negros sofriam muito: eram submetidos a maus tratos, presos a “troncos”, alguns eram marcados a ferro em brasa;
·  Muitos brasileiros desejavam a abolição dos escravos, pois consideravam a escravidão uma grande mancha na nossa História;
·  Os ricos fazendeiros não desejavam a liberdade dos escravos, temendo o prejuízo para a lavoura e conseqüentemente diminuição de suas riquezas;
·  A abolição no Brasil se deu por etapas; a “Lei Áurea”, assinada pela Princesa Isabel, é de autoria do Cons. João Alfredo Correia de Oliveira.

SUGESTÕES:

·        Problemas envolvendo datas, distâncias, etc.
·        Linha do tempo;
·        Confecção de material: cartazes, desenhos, etc;
·        Canções e danças do nosso folclore trazidas pelo negro;
·        Palavras, nomes de alimentos de origem africana;
·        Procurar no dicionário o significado das palavras como: abolição, escravidão, banzo, transmigração, senzala, quilombo, abolicionistas;
·        Produção de texto sobre a influência do elemento negro nos costumes do povo brasileiro;
·        Descrever, com auxílio de gravuras, uma fazenda antiga;
·        Escreva um texto tendo escravos como personagens;
·        Pesquisar:  - A Lei do Ventre Livre; - Costumes; - Língua; - Cultura; - música; dança, cozinha, crendices e religião;
·        Coletar gravuras, recortes, artigos, contos, poemas, lendas sobre os negros; fazer com o material coletado um cantinho ou exposição sobre os “Costumes dos negros” e “Influência do negro da formação do povo brasileiro”.
·        Leituras informativas;
·        Coro falado;
·        Promover concurso de poesias ou rap sobre a discriminação;




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