quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tema: De olhos vivo no Mosquito da Dengue!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação do Segmento Pré-Escola: Márcia  Cruz
Proposta de trabalho: De olho vivo no Mosquito da Dengue!
Período: de 05/08 a 09/08 de 2013
Público Alvo: Crianças da Pré-escola (04 e 05 anos)

Proposta de Trabalho Sequenciada
Tema: De olhos vivo no Mosquito da Dengue!



Eixo Norteador: Saúde e Cidadania.

1. Justificativa: A Dengue é um problema que tem se alastrado em inúmeras localidades, principalmente nas regiões menos favorecidas, sem saneamento básico, esgoto, moradias dignas e a população com menos informações. As Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios tem realizado campanhas no sentido de informar às pessoas sobre a DENGUE e como evitá-la. Mesmo assim inúmeros casos surgem a cada dia em diversos lugares. Logo, essa proposta surge da necessidade de se colocar as escolas, mesmo as instituições de Educação Infantil, no papel de espaços de disseminação da informação e formadoras de consciências críticas e reflexivas a favor de uma população mais instruída, preventiva e consequentemente mais saudável.

2. Objetivos:
Provocar uma postura investigativa sobre a Dengue na exploração do ambiente institucional e seu entorno.
Sensibilizar os alunos, as famílias e a comunidade para os perigos da dengue e a importância do envolvimento de todos em sua prevenção.
Sensibilizar as crianças para os cuidados com o ambiente, a saúde e a higiene.
Desenvolver os conceitos de sustentabilidade e reciclagem.

Dia: 05/08 – Segunda-feira:  saúde.

Atividades 01:
Rotina – conforme a orientada;

 De olho vivo no Mosquito da Dengue!

Roda de conversa – com leitura de imagem: Na rodinha que pode ser dentro ou fora da sala, o professor apresenta às crianças imagens do mosquito da dengue; Questionar: O que vocês estão vendo? É feio ou bonito? Quantas patas têm? Sabem o nome desse mosquito? Sabem o mal que esse mosquito pode causar às pessoas? O que as pessoas sentem quando são picadas por ele? Instigar a discussão e anotar no caderno as respostas das crianças.

Construção de um painel coletivo ilustrado/ pode ser em pequenos grupos. Assim:

“Conhecendo o Mosquito da Dengue!”


  • Eu sou o Mosquito da Dengue! (colar a imagem e escrever o nome)


  • Onde podem me encontrar?

(colar imagens de possíveis criadouros)

  • Quais os sintomas que as pessoas sentem quando picados pelo mosquito? Pedir para as crianças colorirem, recortarem e colarem nos espaço reservado aos sintomas.

  • Como se prevenir? (escrever as falas das crianças).


2º Dia – 06/08 – Terça-feira

Atividades: Linguagem Artística: Paródia: Dengue

04 anos: Matutino e vespertino:

 ERA UMA CASA
ERA UMA CASA TÃO BEM CUIDADA
NÃO TINHA LIXO ÁGUA PARADA
O TAL AEDES ALI NÃO VEM
POIS NÃO CONSEGUE PICAR NINGUÉM.
NÃO TINHA FEBRE, NEM DOR NO OLHO
DOR DE CABEÇA OU DOR NO CORPO
SE TODO MUNDO ENTÃO AJUDAR
MUITO SADIOS VAMOS FICAR!

05 anos: Matutino e Vespertino
                                
  O MOSQUITO QUE TRAZ O MAL

( MUSICA O CRAVO BRIGOU COM A ROSA)

O MOSQUITO, GOSTA DE CHUVA
NÓS VAMOS NOS PREPARAR
NÃO DEIXE NADA QUE POSSA
A ÁGUA ACUMULAR.

COLEGAS TENHA CUIDADO
EM CASA, LÁ NO QUINTAL
VEJA SE NÃO TEM LIXO
O MOSQUITO, SÓ TRAZ O MAL.

Colocar a paródia no papel metro;
Realizar a leitura cantada com as crianças várias vezes.
Fazer a compreensão oral da paródia;
Linguagem Gráfica: Desenho – Fazer um desenho e pintar sobre a paródia trabalhada.
Quando as crianças forem entregando os desenhos – Questionar sobre e se possível escrever as falas nos desenhos.


Atividade 02: Linguagem Artística: Confeccionando máscaras do mosquito da dengue!

3º Dia – 07/08 – Quarta-feira - Construindo o mosquito da dengue!

 - Cartolina e gizão!

 – Construindo o mosquito da dengue com moldes de cartolina!
- Cantar novamente com as crianças a paródia!
- Imprimir os moldes em cartolina e tirar as xeros para todos os alunos;
- Entregar a cada criança os seus moldes!
- Pedir para colorir – de preto (lápis oi giz de cera);
- Pedir para recortar as partes e montar o mosquito, colar em espetinhos de churrasco e guardar para a caminhada.




Fonte: Cantinho da Alê.

Atividade 02:  Atividade coletiva no pátio: Teatro: Zezinho e a Dengue! (sugestão encontrada na internet)

Conteúdos/Linguagens: Linguagem Artística: Teatro (Dengue)

Objetivo: Desenvolver a linguagem artística dramatizando a história: Zezinho e a Dengue

Teatro: Zezinho e a Dengue!

Em um terreno baldio uma sacola jogada e no fundo do quintal foi jogado muito lixo.

Uma fêmea de mosquito da dengue voava na região, ao ver a água parada, sorriu de satisfação.

Pousou na sacola plástica e achou aquilo excelente.
 - Aqui nascerão meus filhotes, que vão picar muita gente. (Mosquito Fêmea da Dengue)

E ali botou seus ovinhos, que em pouco tempo se abriram e um monte de mosquitinhos do quintal saíram.

Cresceram rapidamente e um deles contaminado, picou o menino Zezinho que ficou adoentado.

A mãe do menino Zezinho levou-o ao médico.
- Doutor o meu filho está com febre, vomitando e sentindo dor no corpo. (Mãe do Zezinho)

Após examinar o Zezinho, o médico disse:
- É dengue! Ele terá que ser internado e tratado rapidamente ou não ficará curado.
Tratado, Zezinho ficou bom e voltou a brincar com seus amigos. Zezinho aprendeu com o médico de onde vem o perigo. Lixo e plástico que são jogados no  mato, na rua ou no quintal, criam mosquitos, criam ratos que vão nos fazer muito mal.
Na sala: Qual é o título do teatro que fora apresentado? Falava sobre o que? O que aprendemos com a história apresentada? Imitar o voo do mosquito da dengue com as crianças

4º Dia – 08/08 – Quinta-feira: História sequenciada! Dengue

Atividades:

Rotina – Conforme a orientada
Linguagem Verbal oral – Com leitura de imagens: Magaly e Chico Bento no combate à dengue!
- Na rodinha mostrar as imagens às crianças!
- Questionar sobre o que estão vendo?
- Questionar: Qual é a imagem que vem primeiro? Qual é a imagem que deve vir depois da 1ª imagem? Qual é a 3ª e última imagem?
- Produção de texto coletivo: Incentive as crianças a produzirem um texto coletivo seguindo a sequência exibida. Assim... Um certo dia! Monte o cartaz com as imagens e escreva a historinha produzida pelo grupo



5º Dia – 09/08 – Sexta-feira – Caminhada da Pré-escola pela comunidade: Eu, você, nós no combate a DENGUE!

4 comentários:

Gostou? Comente