terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A EDUCAÇÃO, O TRABALHO ESCOLAR E A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO



O texto abaixo escrito por Carolina Ramos Cardoso é muito interessante e digno de ser apreciado por nós educadores!

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA 2012

A EDUCAÇÃO, O TRABALHO ESCOLAR E A AÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO


Carolina Ramos Cardoso, aluna da Pós-Graduação – Gestão Escolar, Orientador: Antônio Evaldo Oliveira.

As vésperas do século XXI, as missões que cabem à educação e as múltiplas formas que pode revestir fazem com que englobe todos os processos que levem as pessoas, desde a infância até o fim da vida a um conhecimento dinâmico do mundo, dos outros e de si mesma, combinando de maneira flexível as aprendizagens consideradas fundamentais para a vida do educando. A educação ao longo de toda a vida deve abrir as portas para o próximo século e criar condições para que o educando e consequentemente o cidadão, se prepare para atender as exigências do mundo do trabalho. Todas demandas da Educação reforçam a defesa que faz da Escola, nos últimos anos, como uma instituição destinada à transmissão/apropriação do conhecimento sistematizado, que adquire agora um perfil bem mais nítido e pode ser traduzido como domínio de contextos, desenvolvimento de habilidades cognitivas e de capacidades sociais. Neste contexto a ação do coordenador pedagógico na escola é fundamental, na orientação de uma Proposta Pedagógica, que norteia os esforços de todos os atores da escola, acreditando que a tarefa não é fácil e que o aprimoramento profissional não se concretiza de uma só vez. É um processo em construção que não se completa nunca e que exige conhecimento das relações sociais, didático-pedagógicas. Pode-se afirmar que ser administrada, coordenada, inspecionada não é a razão da existência da escola, mas sim ser o espaço-tempo da prática pedagógica em que a criança e o jovem relacionam-se entre si, com professores, idéias, valores, ciência, arte e cultura, livros e equipamentos, problemas e desafios, concretizando a missão da escola de criar as oportunidades para que eles se desenvolvam, construam e reconstruam o saber. Portanto, esta pesquisa se propõe a discutir, refletir e sugerir novas competência para a Coordenação na Instituição Escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Escola, Coordenação Pedagógica.

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