quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FESTA JUNINA



Departamento de Educação de jovens e Adultos

Coordenação Téc. e Pedagógica: Márcia Cristina Pereira Cruz 

Projeto de Trabalho: FESTA  JUNINA DA ESCOLA
Período de desenvolvimento: de 06/ 06 à 21/06/2005
Clientela: Alunos das turmas de EJA I e EJA II ( Ensino Fundamental)


PROJETO DE TRABALHO


l. Nome do Projeto: FESTA JUNINA NA ESCOLA

II. Eixo Temático: Pluralidade Cultural e Meio ambiente

III. PROBLEMATIZAÇÃO:
    
·         O que são festas juninas? Como são comemoradas as festas juninas nas diversas regiões do Brasil?
·         Qual a real origem das festas juninas?
·         Quais as características do homem do campo (caipira)?
·         Como vivenciamos as festas juninas no nosso município?

IV. OBJETIVO GERAL:
     
      Investigar a origem das festas juninas, resgatando a importância da mesma na tradição do folclore brasileiro e nordestino.

V. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Investigar e discutir as origens das festas juninas, diferenças na sua comemoração e a importância da mesma no folclore brasileiro e da região Nordeste;
·         Pesquisar a vida do homem do campo e suas características pessoais e sociais;
·         Vivenciar as festas juninas no ambiente escolar.

VI.  PROPOSTAS DE TRABALHO INDERDISCIPLINAR:
·         L íngua Portuguesa : (ESPANHOL):
   . Leitura cantada da música: Luar do Sertão – Catulo da Paixão Cearense;
   . Produção escrita: O São em minha cidade é assim...
   . Estudo do cardápio junino: leitura e produção de receitas juninas;
   . Leituras e discussão de textos informativos sobre acidentes provocados por fogos de artifícios, incêndio, balões, etc;
   . Estudo do vocabulário caipira – construção de um DICIONÁRIO CAIPIREZ;
   . produção de repentes juninos;

·         HISTÓRIA:
   . As várias versões da origem das festas juninas;
   . As brincadeiras preferidas: quadrilha, casamento da roça, improvisos, desafios,etc;
   . Uma festa portuguesa com certeza;
   . Usos e costumes das festas juninas;


·         GEOGRAFIA:

 Importância do homem do campo: costumes, vestuários, ocupações, alimentação, transporte e crenças;
   . Organização de um mural: O homem do campo: o sonho e a realidade – os dois lados da vida do sertanejo;
   . A vida do homem  no campo: entre a fantasia e a realidade;
   . Leitura do texto: Mudança ( Vidas Secas) – Graciliano Ramos;
   . O São João nas diferentes regiões do Brasil;
   . O São João no município ( tradições).

·         CIÊNCIAS:
   . Fogos de artifícios, fogueiras, bombas, balões X  poluição ambiental X saúde;
   . Como evitar a poluição provocada pelas festas juninas?
   . Alimentação tipicamente junina: valores nutritivos dos alimentos: milho, amendoim, etc.


·         ARTES :

   .Ornamentação das salas de aulas e da escola;

    . Confecção de motivos juninos.
    . Ensaios de danças country, quadrilha, casamento caipira, repentes, desafios juninos, etc;
confecção de murais decorativos (junino);


VII . RECURSOS: todos os recursos disponíveis na escola ou providenciados por professores e alunos.


VIII. AVALIAÇÃO: Ocorrerá de forma processual e cont´nua, observando-se  e avaliando-se o grau de envolvimento dos alunos, professores e demais profissionais da escola nas atividades de desenvolvimento do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente