quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FLOREFEST – Floresta Azul - História, Cultura e Festa!



Educação de Jovens e Adultos
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz
Projeto de Trabalho: Florefest
Clientela: Alunos de Todas As Turmas de Educação de Jovens E Adultos do Ensino Fundamental e Médio
Período de Desenvolvimento: de 09 a 30 de Abril de 2008

PROJETO DE TRABALHO

1. Nome do Projeto: FLOREFEST – Floresta Azul - História, Cultura e Festa!

2. Eixo temático: Pluralidade Cultural

3. Justificativa:
         
          O município de Floresta Azul, cidade que segundo relatos de moradores antigos tem na origem do seu nome o reflexo das lindas e saudosas baronesas azuis que cobriam as águas do rio Salgado ou será por causa da mata fechada que vista de longe tinha um aspecto azulada ou ainda pela junção dos nomes das duas fazendas, FAZENDA FLORESTA e FAZENDA AZUL... Não se sabe ao certo. Porque não só quanto à origem do nome, mas em relação a tantas outras questões relacionadas à verdadeira história da nossa cidade, há controvérsias. Portanto, conhecer a sua história, a história do seu povo e da sua localidade. Participar do processo de construção e reconstrução dessa história, regatando os valores históricos culturais e sociais de nossa gente é mais do que uma necessidade é uma condição também necessária ao resgate da nossa cultura, da nossa identidade florestense e acima de tudo uma condição básica para o exercício da cidadania.

4. Obejetivos Gerais:

·        Reconstruir a identidade histórica da cidade;
·        Resgatar os valores sócios econômicos e culturais do povo florestense.

5. Objetivos Específicos:
·        Investigar a história do município, identificando as personalidades históricas de destaque na cultura florestense.
·        Relacionar os principais nomes ligados às artes plásticas e artesanais do município e suas obras.
·        Pesquisar na história do município, os nomes relacionados à música e seus principais trabalhos.
·        Resgatar os principais valores artísticos e culturais da população florestense.
·        Caracterizar a vivência das festas populares do município.



6. Propostas Metodológicas interdisciplinares de Implementação do projeto por áreas:


Áreas

Propostas Metodológicas:


1. Língua Portuguesa:



1. Língua Portuguesa:
·     Pesquisa de poetas (escritores) florestenses;
·     Leitura e interpretação de obras literárias dos escritores pesquisados.

·     Escrita e reescrita de obras ou trechos de obras de escritores florestenses.
·     Produção de textos dissertativos com o tema: Floresta – História, Cultura e Festa!
·     Produção de paródias e repentes.
·     Criação de textos poéticos homenageando a cidade.



2. Língua Estrangeira:
·     Tradução do hino do município em língua espanhola (coletiva ora e escrita)
·     Produção de frases em homenagem cidade.
·     Criação de texto poético com o tema
3. História:
·     Produção de uma linha de tempo – fatos históricos do município.
·     Produção de uma reportagem com antigos moradores relatando a história da cidade (Ensino Médio) – gravação para exibição em tela.
·     Organização da galeria dos prefeitos.
4. Geografia:
·     Confecção de painel – aspectos geográficos do município: relevo, clima, hidrografia, população, área rural e urbana.
·     Apresentações coreográficas retratando as festas populares do município.
5. Artes:
·     Pesquisa dos principais destaques artísticos relacionados às artes plásticas e a música – montagem de painel ilustrado.
·     Ilustração do Hino de Floresta Azul.
·     Desenho e pintura dos símbolos do município.
·     Exposição de todo o tipo de trabalho artístico produzido na localidade.
·     Apresentação de números musicais com músicos da terra e/ ou alunos que queiram se apresentar.
6. Ciências:
·     Criação de mural ilustrado retratando a fauna e a flora do município.
·     Estudo e exposição de comidas típicas do povo florestense (culinária caseira).
7. Química:
·     Estudo e exposição dos principais minérios encontrados no solo do município;
·     Estudo e exposição de produtos químicos produzidos e comercializados pelas pequenas indústrias (fundo de quintal) do município.
·     Estudo e exposição de bebidas (licores) produzidas e comercializadas por moradores da cidade.
8. Física:
·     Montagem de painel fotográfico retratando fenômenos físicos (naturais) ocorrridos no município.
9. Matemática:
·     Confecção de maquetes dos principais pontos da cidade (fazer nas aulas)
10. Introdução à Informática:
·     Produção de folhetos (boletim informativo retratando o aspecto cultural do município e seus principais artistas (Ensino Médio) – usando a mídia).
·     Produção de folder convidando a comunidade / autoridades e outras escolas para a culminância do evento.

7. Recursos:

 7.1. Materiais: cartolinas, hidrocor, lápis de cor, tinta guache, pilotos, papel metro, cartolinas, tesoura, isopor, computador, papel cartão, mídia de DVD, CD, etc.

 7.2.Humanos: alunos, professores, equipe dirigente, coordenadores da EJA, pessoal de apoio e pessoas da comunidade.

8. Avaliação: Terá caráter contínuo e processual, considerando-se a participação e interesse demonstrado por todos os sujeitos envolvidos no desenvolvimento e acompanhamento do projeto.


9. Culminância do Projeto: O projeto será culminado com a realização

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