quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Brincadeiras e brinquedos


CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Coord. Pedag. Do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Incluindo a temática: Família: A pessoa que cuida de mim!
Período: De 26/05 a 30/05 de 2014.
Público Alvo: Grupos de crianças da Pré-escola (05 e 04 anos)

Proposta Didática com a temática – Brincadeiras e brinquedos -  integrada com outras vivências!

Segunda-feira: 26/05 – A palavra no contexto!
1º Momento: 
Festa em homenagem ao Dia das mães – “Encontro com a pessoa que cuida de mim!

Conteúdos/Saberes/Linguagem: Família – A pessoa que cuida de mim!

Objetivos:
Homenagear as mães ou a pessoa dela (criança) cuida.
Apresentar número artístico: poesia e coreografia de musica homenageando as mães ou a pessoa que dela cuida.

Linguagem Visual/ Verbal: Oral: Texto poético com a temática mães e música com a temática mãe.


Terça- feira: 27/05

1º Momento: Vivenciando texto poético.
Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;

Objetivos:
Ouvir texto poético lido pela educadora;
Interpretar oralmente um texto poético, apresentando respostas coerentes com as perguntas;
Expressar seus gostos em relação a brincadeiras e brinquedos referidos;
Refletir sobre a escrita de alguns nomes de brinquedos.

Conteúdos/Saberes/Linguagem: Texto poético

Linguagem Verbal (oral e escrita)/poética – Texto poético: Convite de José Paulo Paes.

- Expor o texto para as crianças em um cartaz;
- Realizar primeiramente a declamação oral do poema para as crianças;
- Realizar a leitura oram do poema  apontando as palavras;
- Realizar com as crianças a leitura oral coletiva (2x);
- Realizar a interpretação oral com as crianças lançando os seguintes questionamentos: (na rodinha)

Qual é o título do poema? Quem é o autor?
No poema o autor diz que poesia é o que?
E você gosta de brincar? Costuma brincar onde? Com quem? Brinca de que? Com que brinquedos?
( oportunizar  a todas as crianças a apresentação de suas respostas); se possível anotar;
- Fazer a reflexão sobre a escrita dos nomes dos brinquedos que aparecem no poema: Perguntando às: Quais os brinquedos que aparecem no poema? (BOLA, PAPAGAIO – na poesia é uma pipa /PIÃO);
- Refletir com as crianças com cada uma das palavras acima:

Quantas letras tem? Quantas sílabas tem (com as palmas)? 
Qual é a 1ª letra? Qual a última letra? Quais as letras que ficam entre a 1ª e a última letra? – quando as crianças falarem os nomes das letras, ir mostrando na lousa o traçado de cada uma das mesmas.

2º Momento:

Linguagem Verbal (oral e escrita): Reflexão sobre a escrita da palavra BOLA – e das letras B e L.

Lançar questionamentos orais: O que é uma bola? Uma bola pode ser feita de que materiais? As bolas podem ser usadas em que tipos de esporte? (futebol, futsal, vôlei, voleibol, basquete, basquetebol e outros);
Mostrar na lousa como pode ser escrita a palavra BOLA/bola e também em cursiva (nos três tipos);
Perguntar: Quantas letras tem? Quantas sílabas tem? (achar com as palmas) qual a 1ª letra? Qual a última letra? Quais são as letras que ficam entre a 1ª e a última letra?
Trabalhar o som e o traçado do B e do L – acentuando bem quanto a fonoarticulação na pronúncia de cada uma dessas letras;
Solicitar que as crianças tracem essas letras no ar, na mesinha com o dedo e na lousa usando o pincel para quadro branco;
04 anos: atividade só com a letra B para que as crianças façam a letra B com o dedinho e tinta guache e copie a letra (3 x);
05 anos: solicitar que as crianças montem a palavra BOLA com o alfabeto móvel e atividade escrita relacionada ao traçado das letras B e L.

Quarta-feira: Dia: 28/05 – Revendo os conhecimentos sobre as letras e criART!

1º Momento:
Rotina – conforme as orientações da coordenação; 
Objetivos:
Refletir sobre a escrita da palavra bola;
Traçar a letra B com barbante;
Pesquisar, recortar e colar palavras que iniciem com a letra B
Conteúdos/saberes/Linguagens: Linguagem Verbal (oral e escrita): Revisão da reflexão sobre a palavra BOLA e das letras B e L.
Mostra novamente para as crianças a palavra: BOLA – perguntar: Que palavra é essa? Quais as letras da palavra que nós estudamos ontem?
Escrever as letras B e C na lousa, mostrando às crianças como se traça as mesmas e como se pronuncia (som);
04 Anos: Entregar uma atividade impressa para que as crianças colem barbante sobre a letra B e bolinhas de papel crepom sobre a letrinha L;
05 Anos: Pesquisar em livros e revistas palavras iniciadas com a letra B e colar na atividade..
2º Momento: Oficina do criART!

Objetivo:
Confeccionar um brinquedo usando sucata e outros materiais;
Desenvolver a imaginação e o gosto pela arte.

Linguagem Artística:

Disponibilizar para as crianças os materiais (sucatas e outros);
Orientar sobre a confecção do brinquedo;
Acompanhar o processo de confecção dos brinquedos junto às crianças sem fazer por elas.

Sugestões: bolas de meia; bilboquês, pião de papel de revista e palito de churrasco, boliche do alfabeto; tambor, chocalho, etc.

Quinta- feira: 29/05 – Vivência Lógico-Matemática!

Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – deve ser feita todos os dias – utilizar textos das caixas de textos disponibilizadas na sala do educador.

1º Momento: Vivência Lógico - Matemática
Rotina – Conforme as orientações da coordenação.
Conteúdos/Saberes/Linguagens:Linguagem Lógico- Matemática: Numero e quantidade..

 Objetivos:
Relacionar número a quantidade;
Refletir sobre o traçado dos numerais de 0 a 5;
Representar quantidades utilizando diferentes materiais.

Linguagem Lógico- Matemática: O numeral (algarismo) como forma de escrita da quantidade (numerais de 0 a 5)/Leitura e escrita de numerais de 0 a 5; Relação número e quantidade:

Apresentar às crianças o numeral: 0 – o que significa: não representa nenhuma quantidade;
Revisar oralmente os numerais de 1 a 5 – os nomes, os traçados e solicitar que as crianças em suas mesinhas, vá mostrando com os dedinhos, ou com grãos ou material dourado a quantidade que cada um representa na medida em que cada numeral for revisado;
Atividade impressa relacionada envolvendo colagem de objetos dentro dos conjuntos representando as quantidades de 1 a 5. (pode ser folhinhas, gãos, pedacinhos de emborrachado, etc.).

2º Momento: Vivência Lógico-matemática através de brincadeira com boliche.

Saberes/ Conteúdos/Linguagens: Linguagem Lógico-Matemática: Brincando com os numerais: Boliche dos Numerais de 0 a 5;

Objetivos:
Brincar com o boliche para identificar os numerais;
Identificar os numerais que derrubar usando a bola;
Desenvolver a coordenação motora ampla;
Linguagem Lógico-Matemática: Brincando com os numerais: Boliche dos Numerais de 0 a 5:
Nas áreas da instituição: pátio interno, pátio externo, área coberta perto do parque, outras;
- Levar as crianças com o jogo do boliche para que elas competitivamente ir arremessando a bola pra tentar derrubar as garrafas e ao derrubá-las falar que numeral está na garrafa;

ATENÇÃO! Cada educadora deverá na segunda- feira: pegar as garrafas de iogurte no almoxarifado e o material necessário para confeccionar antecipadamente o boliche e a bolinha para a sua turma.

Sexta-feira: 30/05 – Circuito de Brincadeiras!

Linguagem da brincadeira/motricidade: No pátio e área externas:
Levar todas as crianças para o pátio e explicar a elas como será o circuito: todas as crianças passarão por todas as brincadeiras;
Cada educadora ou dupla de educadoras procurará um espaço para desenvolver a brincadeira pela qual está responsável:
- Brincadeiras com bola: URANIA;
- Brincadeiras com água: ALESSANDRA e ELIS;
- Brincadeira com corda: LUCIANA E PATY
As educadoras deverão antecipadamente pesquisar quais brincadeiras irão desenvolver com as crianças (2 ou 3 tipos), assim com providenciar com antecedência os materiais que irão precisar para o desenvolvimento das mesmas;
Dividir as crianças em 3 grupos iguais e solicitar que elas fação o rodizio entre  as brincadeiras que estão sendo oferecidas.

2º Momento – Reunião do Coletivo!

Bom trabalho e um final de semana com as bênçãos do Senhor! Direção e Coordenação CMEI – Gil Nunesmaia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente