CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Coord. Pedag. Do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Incluindo a temática: Família: A pessoa que cuida de mim!
Período: De 19/05 a 24/05 de 2014.
Público Alvo: Grupos de crianças da Pré-escola (05 e 04 anos)
Proposta Didática com a temática – Família: A pessoa que cuida de mim! Parte V integrada com outras vivências
PARTE IV
Segunda-feira: 19/05 – A palavra no contexto!
1º Momento:
• Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
• Leitura compartilhada diária – deve ser feita todos os dias – utilizar textos das caixas de textos disponibilizadas na sala do educador.
Conteúdos/Saberes/Linguagem: A palavra no contexto: Símbolos, placas, bandeiras, letras e números.
Objetivos:
• Realizar leitura de imagens;
• Identificar letras, números, símbolos, placas e bandeiras que aparecem em nosso contexto;
• Diferenciar símbolos de placas, de bandeiras, de letras e números.
Linguagem Visual/ Verbal: Oral: Leitura de imagens de: símbolos, placas, bandeiras, letras e números.
• Cada educadora deverá pesquisar imagens de símbolos, placas, bandeiras, letras e números, colocar na sacolinha da surpresa e levar para a classe (todas em um tamanho razoável);
• Organizar as crianças na rodinha e ir passando a sacolinha da surpresa entre as mesmas e cantando a música;
• Quando a música parar, a criança que estiver com a sacolinha na mãe, deverá retirar de dentro da mesma uma das imagens, observá-la e apresenta-la dizendo para os colegas – de que imagem se trata.
• Depois que a sacolinha circular e todas as imagens contidas nela tiverem sido exploradas a educadora deverá:
- Mostrar: cada uma das imagens e ir explorando uma a uma com as crianças: O que é? Como é ( significado se for o caso) e para que serve?
04 anos: Desenho e pintura: Solicita que as crianças escolham uma das placas que mais gostaram e desenhem e pintem no papel ofício.
05 anos: Aplicar uma atividade impressa onde apareça: símbolos, bandeiras, letras, números e placas com comandos do tipo:
• Faça um X só no que for número;
• Circule as placas;
• Pinte de vermelho as letras;
• Pinte de verde as bandeira.
2º Momento:
Objetivo:
• Ensaiar um número artístico em homenagem às mães.
Linguagem Artística:Ensaio – Da apresentação para homenagear as mães!
Terça- feira: 20/05
1º Momento: Vivência artística!
• Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
Objetivos:
• Desenvolver a criatividade e o gosto pela arte;
• Desenvolver a habilidade de pintura, através do movimento de pulsar.
Conteúdos/Saberes/Linguagem: Linguagem Artística: Oficina do CRIarte! – Família: A pessoa que cuida de mim.
• Pintura com molde, tinta guache e esponja ou pedacinhos de espuma;
• Cada educador deverá providenciar: moldes (pode ser no formato de estrela, coração ou flor) pedacinhos de esponjas ou espuma e tinta guache de cores variadas – fazer isso com antecedência e não na classe;
• Entregar a cada criança uma folha de papel ofício, com margem e dentro, no topo da folha - escrito assim: Mamãe é uma arte!
• Solicitar que as crianças coloquem o molde sobre o papel no centro da folha; escolha uma cor de tinta de sua preferência, pegue o pedacinho de esponja ou espuma, molhe na tinta e faça a pintura, pulsando o pedacinho de esponja com a tinta sobre as bordas do molde dado;
• Entregar um recadinho pra mãe já impresso para que a criança possa colorir e colar no centro de sua pintura.
2º Momento:
Objetivo:
• Ensaiar um número artístico em homenagem às mães.
Quarta-feira: 21/05 – Vivência Lógico-Matemática!
• Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
• Leitura compartilhada diária – deve ser feita todos os dias – utilizar textos das caixas de textos disponibilizadas na sala do educador.
1º Momento: Vivência Lógico - Matemática
• Rotina – Conforme as orientações da coordenação.
Conteúdos/Saberes/Linguagens:
• O numeral (algarismo) como forma de escrita da quantidade (numeral: 5);
• Leitura e escrita de numerais de 0 a 5.
Objetivos:
• Relacionar número a quantidade;
• Refletir sobre o traçado do numeral 5;
• Realizar ensaios da escrita do numeral:5 para representar quantidades, utilizando diferentes materiais.
• Revisar os numerais: 1, 2, 3 e 4.
Linguagem Lógico matemática: O numeral (algarismo) como forma de escrita da quantidade (numeral: 5)/Leitura e escrita de numerais de 1 a 5.
• Retomar o cartaz da música dos 5 patinhos foram passear da Xuxa do cartaz que já se encontrar na sala;
• Cantar coletivamente a música com as crianças; chamando atenção para as quantidades de patinhos (que elas sinalizem com os dedinhos quando aparecer na letra a quantidade de patinhos que foram passear;
• Revisar os numerais: 1, 2, 3 e 4 - Desenhando na lousa 1 patinho e ao lado colocando o numeral que representa a quantidade: 1 com o nome UM, 2 patinho e o numeral 2 com o nome DOIS; 3 patinhos com o numeral 3 com o nome 3; 4 patinhos, com o numeral: 4 com o nome QUATRO – 5 patinhos com o numeral, o nome CINCO - (fazer para afixar na parede no tamanho ofício – cada numeral com desenhos de animais representando o numeral e a escrita do nome do numeral em letras garrafais);
- refletir com as crianças com se traça os numerais 1, 2, 3, 4 e 5 e pedir que as crianças mostrem com os dedinhos a quantidade que representa os numerais 1, 2, 3 e 4 pedir que elas tracem um a um o 1, depois o 2, depois o 3, depois o 4 e o 5 com o dedinho na mesa, na caixa de areia, no ar, na lousa usando o piloto;
• Aplicar uma atividade onde as crianças possam observar diferentes desenhos, quantificá-los e escrever abaixo o numeral correspondente (só colocar desenho de elementos para que as crianças representem as quantidades com os numerais de 1 até 5 - ( não envolver outros numerais).
2º Momento:
Objetivo:
• Ensaiar um número artístico em homenagem às mães.
Quinta-feira: Dia: 23/05 – Atividade do Projeto: Animais em extinção no Brasil!
1º Momento:
• Rotina – conforme as orientações da coordenação;
Conteúdos/saberes/Linguagens: Linguagem da Natureza/visual: Animais em extinção no Brasil:
• Na sala de vídeo – exibir o vídeo: Documentário: Animais em extinção no Brasil!
• Discutir com as crianças: Quais são esses animais? Quais são as possíveis causas que estão levando esses animais à extinção.
• Na classe construir com os alunos uma lista com os nomes dos animais que estão em extinção (com letras garrafais);
• O4 anos: Escolher 1 dos nomes dos animais e fazer a reflexão sobre a escrita da mesma: Qual é a palavra? Quanta letra tem? Quantas sílabas? Qual é a 1ª letra? Qual é a 2ª letra? Quais são as letras intermediárias (que ficam entre a 1ª e a última letra)? ( ao falar os nomes das letras com as crianças, acentuar a fonoarticulação na pronuncia das letras);
• 05 anos: escolher com as crianças 02 nomes de animais e realizar a mesma atividade proposta para o grupo de 04 anos;
• Atividade com letras móveis – para montar com as crianças a ou as palavras;
Objetivos:
• Desenvolver comportamento de telespectador;
• Conhecer alguns animais em extinção no Brasil;
• Desenvolver a consciência da preservação das espécies animais para uma vida ecologicamente equilibrada no planeta.
2º Momento:
Objetivo:
• Ensaiar um número artístico em homenagem às mães.
Sexta-feira: 23/05 – Todas as crianças dos turnos Matutino e Vespertino deverão comparecer no turno matutino –Ensaios para a festa de homenagem às mães!
2º Momento – Reunião do Coletivo
No turno vespertino – Todos empenhados na organização e ornamentação do espaço para o Encontro com a pessoa que cuida de mim!
Sábado Letivo: Realização do encontro: Encontro com a pessoa que cuida de mim!
Bom trabalho e um final de semana com as bênçãos do Senhor! Direção e Coordenação CMEI – Gil Nunesmaia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente