quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Copa do Mundo 2014 – Todos juntos em uma só torcida! 
Público-alvo: grupos de crianças da Pré-escola: I (04 anos) e Pré-escola: II (05 anos)
Turnos: Matutino e vespertino;
Período: 1ª quinzena de junho de 2014 (2ª semana)

PROPOSTA DIDÁTICA: COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!
PAII


Segunda-feira: 08/06
  Rotina: Conforme as orientações da coordenação;
Leitura Compartilhada diária – Usar os textos das caixas de textos disponibilizadas pela coordenação no acervo do educador infantil;
Objetivos: 
Saber que o Brasil será o país sede da Copa do Mundo de 2014;
Refletir sobre a escrita da palavra BRASIL;
Montar a palavra do Brasil utilizando letras móveis;
Identificar as cores da bandeira do Brasil, compreendendo os seus significados;
Identificar as formas geométricas que aparecem na Bandeira do Brasil.
Desenvolver o gosto pela pintura.
Linguagem Verbal (oral e escrita)/Linguagem Lógico-matemática/Artística: A Bandeira do Brasil – Cores e Formas!
Levantamento prévios: Lançar para as crianças os seguintes questionamentos: A Copa do mundo a cada 4 anos acontece em um país diferente, há quatro anos atrás a Copa do mundo aconteceu na África do Sul. E esse ano? Qual o país que vai ser a Sede da Copa do mundo este ano? – BRASIL 
Escrever na lousa a palavra BRASIL - esclarecendo para as crianças que é o nome do nosso país e que também o nome do país sede (sede por quê?) da Copa do mundo de 2014;
Refletir com as crianças sobre a escrita da palavra BRASIL – Quantas letras? Quantas sílabas? Qual a 1ª letra? Qual a última letra? Quais são as letras que ficam entre a 1ª e a última letra?
Refletir sobre o som e o traçado das letras: B e L (revisão): Solicitar que as crianças pronunciem várias vezes o som das letras: B e mostrar com se traça; Fazer o mesmo com a letra: L;
Solicitar que as crianças modelem o B e o L com massinha;
Mostrar às crianças a imagem da bandeira do Brasil para a classe;
Explorar as formas (circulo/retângulo e losango) sem muito aprofundamento apenas mostrando na bandeira e falar os nomes; 
Explorar as cores da Bandeira do Brasil (verde/amarelo/azul e branco) e as estrelinhas que aparecem dentro do círculo da bandeira do Brasil (representam, simbolizem o que?). Os estados – pedacinhos do nosso país (contar com eles);
Construindo o álbum da Copa do Mundo – dividir a turma em 4 grupos de crianças; entregar em cada grupo uma folha de A3 com o traçado geral - contorno do mapa do Brasil no maior tamanho possível do papel que terá já colado o título: O país sede da Copa do Mundo é o...
Entregar a palavra:   BRASIL às crianças;

Solicitar que as crianças nos grupos pintem as letrinhas com giz cera, recortem e montem a palavra dentro do mapa;

Depois, usando papel crepom verde, álcool e movimento de pulsão, pinte o mapa do BRASIL;

Juntar as atividades dos grupos e anexar ao álbum.
2º Momento: das 10:00 horas às 11:30 horas.
Objetivos:
Desenvolver a escuta musical;
Construir a noção de ritmo;
Desenvolver a expressão corporal através da música;
Vivenciar canções do repertório junino regional.
Linguagem Musical/Artística: Canções juninas!
Ensaios coreográficos de canções juninas! 

Terça-feira: 09/06:
1º Momento:
Rotina: Conforme as orientações da coordenação;
Leitura Compartilhada diária – Usar os textos das caixas de textos disponibilizadas pela coordenação no acervo do educador infantil;
Objetivos: 
Identificar algumas características do FUTEBOL;
Desenvolver o pensamento lógico e a coordenação motora fina através dos movimentos de dobrar, rasgar e pintar;
Desenvolver a psicomotricidade fina através dos movimentos de dobrar e recortar;
Expressar suas preferências em relação aos jogadores que compõe a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014;
Linguagem Verbal (oral e escrita)/Lógico-matemática: Futebol (características) – Os jogadores que compõem a Seleção Brasileira.
Roda de conversa sobre o tema: FUTEBOL:
O que é (tipo de esporte)? 
Quantos jogadores formam um time de futebol?
Quais os movimentos que os jogadores fazem dentro do campo jogando futebol? (correr atrás da bola e para se posicionar chutar a bola na direção correta, saltar para cabecear a bola se necessário);
Quem apita o jogo? (o árbitro ou juiz)? Quem levanta a bandeira sinalizando um (escanteio ou impedimento) quando o jogador está impedido ou quando uma bola sai pela lateral do campo?  Quem é o gandula e qual a sua função no campo? ( a de repor a bola nos campos de futebol).
Em um time de futebol os jogadores usam todos, o mesmo número na camisa? Vocês sabem os nomes de alguns jogadores da Seleção Brasileira e qual é o número da camisa que ele usa quando joga? Quem é o jogador da camisa 10 da Seleção Brasileira de Futebol?
Dobradura da camisa – Entregar uma folha de papel ofício a cada criança, orientar cada etapa da dobradura de modo que vire uma camisa;
Desenhar uma camisa na lousa e passar um pequeno traço para criar um contorno na gola e nas mangas;
Pedir para que as crianças façam os mesmos contornos em suas camisas resultantes da dobradura;
Solicitar que pintem com giz cera a camisa (o todo o copo da camisa de amarelo e os contornos da gola e das mangas de amarelo ou vice-versa; pedir para que a crianças escreva no meio da sua camisa o número da camisa do seu jogador preferido na Seleção Brasileira);
Colar as camisas na folha de A3 com o título: O meu jogador preferido na seleção, usa a camisa número...
2º Momento: das 10: 00 hora às 11h30min.
Objetivos:
Desenvolver a escuta musical;
Construir a noção de ritmo;
Desenvolver a expressão corporal através da música;
Vivenciar canções do repertório junino regional.
Linguagem Musical/Artística: Ampliação do repertório musical – Canções e coreografias juninas.
Ensaios coreográficos de canções juninas! 
Quarta-feira: 11/06
1º Momento:
Rotina- Conforme as orientações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – utilizar as caixas de leitura do canto do educador infantil, disponibilizados pela coordenação.
Objetivos:
Identificar em livros e revistas palavras iniciadas pela última letra da palavra BRASIL – L.
Dar palpites em relação ao resultado do 1º jogo entre BRASIL X CROÁCIA;
Linguagem Verbal (oral e escrita):
Roda de conversa sobre a 1ª partida de futebol que acontecerá para abertura da copa do mundo:
- Vocês sabem que dia e hora vai ser o 1º Jogo da Copa do mundo de 2014? (dia/data/horário)
- Quais são as seleções que irão disputar nesse 1º jogo? (BRASIL E CRIÁCIA)
- Em que estádio será realizada a 1ª partida de futebol dessa Copa do Mundo no Brasil?
Linguagem Lógico-Matemática: 
Disponibilizar para as crianças alguns pedacinhos de cartolina para que as crianças recortem em formato de bolas;
Colocar uma folha de A3 – devidamente margeada e organizada para esse fim: Construção de um PLACAR - (trabalhar o conceito de placar – resultado de uma partida esportiva) - gráfico com os palpites sobre o resultado da partida entre Brasil X Croácia - com o título: 
A COPA DO MUNDO JÁ VAI COMEÇAR E O RESULTADO DESSE JOGO É VOCÊ QUE VAI FALAR!

BRASIL X CROÁCIA
  QUANTIDADE DE BOLINHAS REPRESENTANDO O PALPITE DA CRIANÇA NO JOGO NOME DA CRIANÇA QUANTIDADE DE BOLINHAS REPRESENTANDO O PALPITE DA CRIANÇA NO JOGO

E o vencedor é________________________________!
Tabular os palpite e verificar pela sinalização das crianças qual será a seleção vencedora!
Reflexão sobre a escrita da palavra BRASIL - Se der tempo: Revisar o som e o traçado da letra: L pesquisar em livros e revistas palavras iniciadas com a letra L.
2º Momento: das 10:00 às 11:30:
Objetivos:
Desenvolver a escuta musical;
Construir a noção de ritmo;
Desenvolver a expressão corporal através da música;
Vivenciar canções do repertório junino regional.
Linguagem Musical/Artística: Canções juninas!
Ensaios coreográficos de canções juninas! 
Quinta-feira: 12/06 – Feriado – 1º Jogo de Abertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Sexta-feira: 13/06: 
Matutino: das 8:00 horas às 11:30
Organização do espaço, das mesas para a festa de encerramento com as crianças.
       Vespertino: Forro no Arraiá: Todos juntos em uma só torcida!
Período de recesso: De 14 a 29/06 – Retorno das atividades no dia 30/06!

Feliz recesso para todos!


O tatu
Informações e características:

- O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo;

- O tatu é um animal nativo do continente americano;

- Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo);

- A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos;

- As espécies de tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba);

- Os tatus, dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos, em média;

- O comprimento médio dos tatus adultos é de 40 a 70 cm. A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm.

- Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unha fortes e afiadas, para usarem de moradia. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca;

- Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente