quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Copa do Mundo 2014 – Todos juntos em uma só torcida! 
Público-alvo: grupos de crianças da Pré-escola: I (04 anos) e Pré-escola: II (05 anos)
Turnos: Matutino e vespertino;
Período: 1ª quinzena de junho de 2014.

PROPOSTA DIDÁTICA: COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!
INTEGRADA COM O PROJETO ANIMAIS EM PROSA E VERSO


Segunda-feira: 02/06:
1º Momento:
Rotina: Conforme as orientações da coordenação;
Leitura Compartilhada diária – Usar os textos das caixas de textos disponibilizadas pela coordenação no acervo do educador infantil;
Objetivos: 
Ouvir texto poético lido pela educadora;
Saber que animal será a mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;
Identificar algumas características do tatú-bola;
Discutir o conceito de copa do mundo, identificando o Brasil como o país sede da copa do mundo de 2014.
Linguagem Verbal (oral e escrita): Copa do Mundo – Texto poético: O tatu-bola na copa do mundo de Márcia Cruz
Fazer um cartaz com o poema impresso em letras garrafais;
Levar o cartaz para a sala e fazer a declamação oral, sinalizando em baixo das palavras e acentuando quanto às rimas;
Realizar a leitura oral coletiva com as crianças (3 x) – para que elas se familiarizem com o poema;
Na roda de conversa: Fazer a interpretação oral do poema, lançando questionamentos orais: 
- Qual o título (nome do texto)?
- Quem é a autora do texto? (quem foi a pessoa que escreveu)?
- Que grande acontecimento (evento) a autora diz no texto que já vai começar?
- Qual é o animal que é o mascote da Copa do mundo? Qual é o seu nome?
- Sabe por que esse tatu é chamado de tatu- bola ( porque para se defender de outros animais ele se enrola no formato de uma bola);
- De que o tatu-bola se alimenta?
- O que é a COPA DO MUNDO?
- Qual é o nome que foi dado ao tatu-bola que será o mascote oficial da copa do mundo no Brasil. (FULECO)

O TATU-BOLA NA COPA DO MUNDO (Márcia Cristina Pereira Cruz)

A COPA DO MUNDO JÁ VAI COMEÇAR
E UM ANIMALZINHO VOU LHE APRESENTAR!
ELE É UM TATU-BOLA
QUE SE ESCONDE, SE ENROLANDO COMO UMA BOLA!
O TATU-BOLA É O NOSSO MASCOTE!
É UM BICHINHO PRA NOS DAR SORTE!
O TATU-BOLA NÃO COME CAPIM
MAS SE ALIMENTA DE FORMIGA E CUPIM!
SEU NOME, NÃO SE SABE AO CERTO
MAS DIZEM QUE É FULECO!

2º Momento: Descobrindo as palavras e o seus significados
Linguagem Verbal: (oral e escrita): A palavra no contexto: Reflexão sobre a escrita do nome do mascote da copa do mundo: FULECO – estudo das letras: F e L; 
Escrever o nome do mascote na lousa em letras: FULECO – Fuleco e apresentá-lo às crianças;
Sabe que nome é esse? 
Discutir com as crianças o significado da palavra: FULECO = mistura de FUTEBOL com ECOLOGIA – dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA 2014 (ecologia ajuda às pessoas a cuidarem melhor do meio ambiente).
- Quantas letras tem? ______(contar as letras); 
- Quantas sílabas tem?_____ (bater palmas com as crianças para descobrir quantas sílabas tem a palavra); 
- Qual a primeira letra?_____ Escrever o F na lousa (chamando à atenção em relação ao som, pedindo que as crianças pronunciem o som da letra F várias vezes; mostrar como se traça o F; 
- Qual é a última letra?______ escrever o O na lousa (chamando à atenção para o som, pedindo que as crianças pronuncie o som do O várias vezes; mostrar na lousa como se traça a letra O;
- Quais são as letras que ficam entre a 1ª e a última letra? U – L e E;
- Trabalhar o som e a grafia da letra: L: pedindo para que as crianças tracem a letra L: no ar, na mesinha com o dedo; na lousa com o piloto de quadro branco; no chão com giz;
- 04 anos: Atividade para que as crianças pitem a letra: L com o dedinho e tinta guache/ colem barbante sobre o traçado da letra: L;
- 05 anos: montagem da palavra FULECO com o alfabeto móvel; e atividade para que as crianças continuem fazendo a letra L; completar as palavras escrevendo o L. Por exemplo: BO____O ; BO_____A; SACOL____ CEBO____A, ETC.
Terça-feira: 03/05
1º Momento: 
Linguagem Verbal (oral e escrita):
Retomar o poema fazendo novamente a leitura oral coletiva com as crianças (2x);
Entregar uma cópia do poema impressa para cada criança (com letras de imprensa maiúsculas);
Fazer uma rodinha e junto com as crianças realizar várias vezes a leitura (pedir para que as crianças leiam o poema junto com você –  3x – olhando para as palavras da folha que foi entregue;
Solicitar que as crianças procurem no texto a palavra bola e circulem com lápis de cor;
Escrever a palavra: BOLA – revisar as letras B/L e O quanto aos sons e quanto às grafias;
Na lousa: solicitar que as crianças uma a uma tentem traçar com o piloto as letras: B/L e O; falando o nome da letra e fazendo o traçado (pode colocar os modelos para facilitar);
2º Momento: Da Diversidade/Linguagem Artística: Construção do álbum da COPA DO MUNDO 2014
Todas as atividades – deverão compor o álbum 
Pegar uma folha de papel A4 e colar o título: COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!
Disponibilizar algumas revistas que tenham fotografias de pessoas usando camisas de diferentes times de futebol;
Solicitar que as crianças procurem nas revistas fotografias de pessoas/ou de jogadores de futebol vestindo camisas de diferentes times, recortem e colem logo abaixo do título da capa  do álbum da copa do mundo.
Quarta-feira: 04/05
1º Momento:
Rotina- Conforme as orientações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – utilizar as caixas de leitura do canto do educador infantil, disponibilizadas pela coordenação;
Retomar o nome do mascote da copa: FULECO (retomando a sua origem = junção de Futebol+ ecologia que significa o futebol preocupado, desenvolvido com consciência ecológica;
Colocar para tocar a música: Xote ecológico e a partir da letra da música- Refletir com as crianças sobre o que é ECOLOGIA e MEIO AMBIENTE.
Construção Coletiva de um painel ecológico com o título bem atrativo usando: papel metro pardo e sucatas: latas de refrigerante, papéis de bala, tampinhas de refrigerante, palitos, saquinhos de salgadinhos, de pipocas, embalagens outras. (use a criatividade e veja de que maneira pode contextualizar o uso dos matérias com a temática do painel;
Expor o painel fora das 

Mostrar uma imagem e perguntar às crianças se eles sabem de que imagem se trata;
Escrever o nome da imagem em um pedaço de cartolina colorida e pedir que as crianças leiam o nome que está escrito: FULECO!
Colar o nome na folha de A4 logo abaixo do título que foi colado anteriormente;
Disponibilizar pincéis e tinta guache para que as crianças possam pintar a imagem de FULECO – cada criança deverá assinar a sua pintura com a sua hipótese de escrita ( a educadora poderá escrever o nome da criança ao lado da escrita da mesma.
Quando as pinturas estiverem prontas, juntá-las, grampeá-las na posição (retrato), prender com uma tarja de cartolina e colar na capa do álbum;
Quarta –feira: 04/05
1º Momento:
Linguagem Verbal (oral e escrita)
2º Momento: Animais em prosa e verso:
Linguagem Verbal (oral e escrita)/da Natureza: Animais mamíferos – Aprofundando os conhecimentos sobre o TATU;
Quinta-feira: 05/05
Linguagem lógico-matemática: Numero e numeral:  Relação número e quantidade: de 1 a 6
Sexta-feira: 06/05

Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora ampla através dos movimentos de correr e chutar;
Linguagem Verbal oral:
Conversa na rodinha sobre o tema: FUTEBOL: O que é (tipo de esporte)? Quantos jogadores formam um time de futebol? Quais os movimentos que os jogadores fazem dentro do campo jogando futebol? (correr atrás da bola e para se posicionar, chutar a bola na direção correta, saltar para cabecear a bola se necessário? Quem apita o jogo? (o juiz) quem da u sinal de escanteios quando uma bola sai do campo? (bandeirinha)
Linguagem da brincadeira: Brincar de jogar futebol com as crianças nas áreas externas da instituição;
O tatu
Informações e características:

- O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo;

- O tatu é um animal nativo do continente americano;

- Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo);

- A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos;

- As espécies de tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba);

- Os tatus, dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos, em média;

- O comprimento médio dos tatus adultos é de 40 a 70 cm. A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm.

- Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unha fortes e afiadas, para usarem de moradia. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca;

- Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.


  Sobre Fuleco -Quem sou eu?

Quantos anos eu tenho?
Eu nasci no dia 1º de janeiro de 2000 (o primeiro tatu-bola a nascer no novo milênio!) e eu tenho 14 anos agora.

Minha família e minha infância
Eu nasci na parte leste do Brasil e vim de uma linhagem de Tatus que, no passado, povoavam o país inteiro. Ultimamente, eu tenho viajado pelo Brasil conhecendo novas pessoas e após cada visita levo comigo um costume, um hábito, uma expressão ou boas lembranças. 
Eu ainda mantenho contato com os meus pais e irmãos e volto para casa todo ano para jogar futebol com meus amigos. Eu adoro atualizar meus perfis nas mídias sociais para ficar em contato com minha família e amigos.

Minha nacionalidade
Como um verdadeiro brasileiro que sou, eu adoro passar tempo em qualquer lugar que tenha savanas e cerrados abertos e florestas com vegetação seca, desde que haja um campo de futebol por perto. 
Embora eu fosse um pouco tímido, como são meus amigos tatus, todas as viagens e a rotina de conhecer novos amigos me tornaram mais confiante e orgulhoso de ser brasileiro, afetuoso e hospitaleiro, como muitas pessoas em meu país.
Minha espécie
Um coisa que você deveria saber sobre mim é que, como tatu-bola brasileiro (Tolypeutes tricinctus), eu represento uma de apenas duas espécies de tatu com a capacidade de enrolar e virar uma bola tão apertada, até me tornar quase impenetrável. Quando nós tatus nos escondemos para nossa defesa, as orelhas encolhem-se para dentro da carapaça e a cabeça e rabo criam um bloqueio para que a carapaça seja totalmente lacrada. Quando ameaçados, nós nem sempre fechamos a armadura por inteiro, e esperamos até sermos tocados. Então, nós instantaneamente nos fechamos para assustar o predador. A frouxa armadura do tatu-bola cria uma camada de ar entre a carapaça e o corpo, que nos envolve e permite que a gente viaje para as partes do Brasil que são consideradas secas demais para os outros animais. Legal, né?
Por que a carapaça azul?
A carapaça azul que me protege representa a beleza natural do Brasil, que eu estou tão comprometido a preservar. Os tons azuis representam o céu e as águas límpidas que correm pelo Brasil, e que estão cheias de vida. As cores ainda contrastam com os tons verdes do campo de futebol e permitem que eu me destaque quando estou jogando meu esporte favorito!
E o que é a bola azul?
Eu adoro brincar e aprontar pegadinhas para seus amigos. Minha marca registrada é confundir meus amigos no campo de futebol, quando de repente me transformo em uma bola durante o jogo. Quando eu marco um gol, eu comemoro fazendo a "Dança do Tatu".

Um comentário:

  1. casino.lucky creek casino and slots games - DrMCD
    Find casino.lucky 의왕 출장안마 creek casino and 시흥 출장샵 slots games, 김포 출장마사지 and win real money. Find your favorite slot machine 거제 출장마사지 games at 영주 출장안마 your fingertips. Start playing today!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente