quinta-feira, 30 de outubro de 2014

COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Copa do Mundo 2014 – Todos juntos em uma só torcida! 
Público-alvo: grupos de crianças da Pré-escola: I (04 anos) e Pré-escola: II (05 anos)
Turnos: Matutino e vespertino;
Período: 1ª quinzena de junho de 2014.

PROPOSTA DIDÁTICA: COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!
INTEGRADA COM O PROJETO ANIMAIS EM PROSA E VERSO


Segunda-feira: 02/06:
1º Momento:
Rotina: Conforme as orientações da coordenação;
Leitura Compartilhada diária – Usar os textos das caixas de textos disponibilizadas pela coordenação no acervo do educador infantil;
Objetivos: 
Ouvir texto poético lido pela educadora;
Saber que animal será a mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil;
Identificar algumas características do tatú-bola;
Discutir o conceito de copa do mundo, identificando o Brasil como o país sede da copa do mundo de 2014.
Linguagem Verbal (oral e escrita): Copa do Mundo – Texto poético: O tatu-bola na copa do mundo de Márcia Cruz
Fazer um cartaz com o poema impresso em letras garrafais;
Levar o cartaz para a sala e fazer a declamação oral, sinalizando em baixo das palavras e acentuando quanto às rimas;
Realizar a leitura oral coletiva com as crianças (3 x) – para que elas se familiarizem com o poema;
Na roda de conversa: Fazer a interpretação oral do poema, lançando questionamentos orais: 
- Qual o título (nome do texto)?
- Quem é a autora do texto? (quem foi a pessoa que escreveu)?
- Que grande acontecimento (evento) a autora diz no texto que já vai começar?
- Qual é o animal que é o mascote da Copa do mundo? Qual é o seu nome?
- Sabe por que esse tatu é chamado de tatu- bola ( porque para se defender de outros animais ele se enrola no formato de uma bola);
- De que o tatu-bola se alimenta?
- O que é a COPA DO MUNDO?
- Qual é o nome que foi dado ao tatu-bola que será o mascote oficial da copa do mundo no Brasil. (FULECO)

O TATU-BOLA NA COPA DO MUNDO (Márcia Cristina Pereira Cruz)

A COPA DO MUNDO JÁ VAI COMEÇAR
E UM ANIMALZINHO VOU LHE APRESENTAR!
ELE É UM TATU-BOLA
QUE SE ESCONDE, SE ENROLANDO COMO UMA BOLA!
O TATU-BOLA É O NOSSO MASCOTE!
É UM BICHINHO PRA NOS DAR SORTE!
O TATU-BOLA NÃO COME CAPIM
MAS SE ALIMENTA DE FORMIGA E CUPIM!
SEU NOME, NÃO SE SABE AO CERTO
MAS DIZEM QUE É FULECO!

2º Momento: Descobrindo as palavras e o seus significados
Linguagem Verbal: (oral e escrita): A palavra no contexto: Reflexão sobre a escrita do nome do mascote da copa do mundo: FULECO – estudo das letras: F e L; 
Escrever o nome do mascote na lousa em letras: FULECO – Fuleco e apresentá-lo às crianças;
Sabe que nome é esse? 
Discutir com as crianças o significado da palavra: FULECO = mistura de FUTEBOL com ECOLOGIA – dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA 2014 (ecologia ajuda às pessoas a cuidarem melhor do meio ambiente).
- Quantas letras tem? ______(contar as letras); 
- Quantas sílabas tem?_____ (bater palmas com as crianças para descobrir quantas sílabas tem a palavra); 
- Qual a primeira letra?_____ Escrever o F na lousa (chamando à atenção em relação ao som, pedindo que as crianças pronunciem o som da letra F várias vezes; mostrar como se traça o F; 
- Qual é a última letra?______ escrever o O na lousa (chamando à atenção para o som, pedindo que as crianças pronuncie o som do O várias vezes; mostrar na lousa como se traça a letra O;
- Quais são as letras que ficam entre a 1ª e a última letra? U – L e E;
- Trabalhar o som e a grafia da letra: L: pedindo para que as crianças tracem a letra L: no ar, na mesinha com o dedo; na lousa com o piloto de quadro branco; no chão com giz;
- 04 anos: Atividade para que as crianças pitem a letra: L com o dedinho e tinta guache/ colem barbante sobre o traçado da letra: L;
- 05 anos: montagem da palavra FULECO com o alfabeto móvel; e atividade para que as crianças continuem fazendo a letra L; completar as palavras escrevendo o L. Por exemplo: BO____O ; BO_____A; SACOL____ CEBO____A, ETC.
Terça-feira: 03/05
1º Momento: 
Linguagem Verbal (oral e escrita):
Retomar o poema fazendo novamente a leitura oral coletiva com as crianças (2x);
Entregar uma cópia do poema impressa para cada criança (com letras de imprensa maiúsculas);
Fazer uma rodinha e junto com as crianças realizar várias vezes a leitura (pedir para que as crianças leiam o poema junto com você –  3x – olhando para as palavras da folha que foi entregue;
Solicitar que as crianças procurem no texto a palavra bola e circulem com lápis de cor;
Escrever a palavra: BOLA – revisar as letras B/L e O quanto aos sons e quanto às grafias;
Na lousa: solicitar que as crianças uma a uma tentem traçar com o piloto as letras: B/L e O; falando o nome da letra e fazendo o traçado (pode colocar os modelos para facilitar);
2º Momento: Da Diversidade/Linguagem Artística: Construção do álbum da COPA DO MUNDO 2014
Todas as atividades – deverão compor o álbum 
Pegar uma folha de papel A4 e colar o título: COPA DO MUNDO 2014 – TODOS JUNTOS EM UMA SÓ TORCIDA!
Disponibilizar algumas revistas que tenham fotografias de pessoas usando camisas de diferentes times de futebol;
Solicitar que as crianças procurem nas revistas fotografias de pessoas/ou de jogadores de futebol vestindo camisas de diferentes times, recortem e colem logo abaixo do título da capa  do álbum da copa do mundo.
Quarta-feira: 04/05
1º Momento:
Rotina- Conforme as orientações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – utilizar as caixas de leitura do canto do educador infantil, disponibilizadas pela coordenação;
Retomar o nome do mascote da copa: FULECO (retomando a sua origem = junção de Futebol+ ecologia que significa o futebol preocupado, desenvolvido com consciência ecológica;
Colocar para tocar a música: Xote ecológico e a partir da letra da música- Refletir com as crianças sobre o que é ECOLOGIA e MEIO AMBIENTE.
Construção Coletiva de um painel ecológico com o título bem atrativo usando: papel metro pardo e sucatas: latas de refrigerante, papéis de bala, tampinhas de refrigerante, palitos, saquinhos de salgadinhos, de pipocas, embalagens outras. (use a criatividade e veja de que maneira pode contextualizar o uso dos matérias com a temática do painel;
Expor o painel fora das 

Mostrar uma imagem e perguntar às crianças se eles sabem de que imagem se trata;
Escrever o nome da imagem em um pedaço de cartolina colorida e pedir que as crianças leiam o nome que está escrito: FULECO!
Colar o nome na folha de A4 logo abaixo do título que foi colado anteriormente;
Disponibilizar pincéis e tinta guache para que as crianças possam pintar a imagem de FULECO – cada criança deverá assinar a sua pintura com a sua hipótese de escrita ( a educadora poderá escrever o nome da criança ao lado da escrita da mesma.
Quando as pinturas estiverem prontas, juntá-las, grampeá-las na posição (retrato), prender com uma tarja de cartolina e colar na capa do álbum;
Quarta –feira: 04/05
1º Momento:
Linguagem Verbal (oral e escrita)
2º Momento: Animais em prosa e verso:
Linguagem Verbal (oral e escrita)/da Natureza: Animais mamíferos – Aprofundando os conhecimentos sobre o TATU;
Quinta-feira: 05/05
Linguagem lógico-matemática: Numero e numeral:  Relação número e quantidade: de 1 a 6
Sexta-feira: 06/05

Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora ampla através dos movimentos de correr e chutar;
Linguagem Verbal oral:
Conversa na rodinha sobre o tema: FUTEBOL: O que é (tipo de esporte)? Quantos jogadores formam um time de futebol? Quais os movimentos que os jogadores fazem dentro do campo jogando futebol? (correr atrás da bola e para se posicionar, chutar a bola na direção correta, saltar para cabecear a bola se necessário? Quem apita o jogo? (o juiz) quem da u sinal de escanteios quando uma bola sai do campo? (bandeirinha)
Linguagem da brincadeira: Brincar de jogar futebol com as crianças nas áreas externas da instituição;
O tatu
Informações e características:

- O tatu é um mamífero que possui uma espécie de carapaça (armadura) que cobre e protege seu corpo;

- O tatu é um animal nativo do continente americano;

- Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo);

- A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas. Também comem pequenos invertebrados, raízes, alguns vegetais e frutos;

- As espécies de tatu mais conhecidas são: tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu bola da caatinga e tatu-peludo (tatu peba);

- Os tatus, dependendo da espécie, podem pesar de 2,5 a 6 quilos, em média;

- O comprimento médio dos tatus adultos é de 40 a 70 cm. A cauda de um tatu pode medir de 30 a 50 cm.

- Os tatus cavam buracos no solo, usando suas unha fortes e afiadas, para usarem de moradia. Um ou mais tatus habitam uma mesma toca;

- Grande parte das espécies possui hábitos noturnos. Ficam na toca durante o dia, saindo a noite a procura de alimento.


  Sobre Fuleco -Quem sou eu?

Quantos anos eu tenho?
Eu nasci no dia 1º de janeiro de 2000 (o primeiro tatu-bola a nascer no novo milênio!) e eu tenho 14 anos agora.

Minha família e minha infância
Eu nasci na parte leste do Brasil e vim de uma linhagem de Tatus que, no passado, povoavam o país inteiro. Ultimamente, eu tenho viajado pelo Brasil conhecendo novas pessoas e após cada visita levo comigo um costume, um hábito, uma expressão ou boas lembranças. 
Eu ainda mantenho contato com os meus pais e irmãos e volto para casa todo ano para jogar futebol com meus amigos. Eu adoro atualizar meus perfis nas mídias sociais para ficar em contato com minha família e amigos.

Minha nacionalidade
Como um verdadeiro brasileiro que sou, eu adoro passar tempo em qualquer lugar que tenha savanas e cerrados abertos e florestas com vegetação seca, desde que haja um campo de futebol por perto. 
Embora eu fosse um pouco tímido, como são meus amigos tatus, todas as viagens e a rotina de conhecer novos amigos me tornaram mais confiante e orgulhoso de ser brasileiro, afetuoso e hospitaleiro, como muitas pessoas em meu país.
Minha espécie
Um coisa que você deveria saber sobre mim é que, como tatu-bola brasileiro (Tolypeutes tricinctus), eu represento uma de apenas duas espécies de tatu com a capacidade de enrolar e virar uma bola tão apertada, até me tornar quase impenetrável. Quando nós tatus nos escondemos para nossa defesa, as orelhas encolhem-se para dentro da carapaça e a cabeça e rabo criam um bloqueio para que a carapaça seja totalmente lacrada. Quando ameaçados, nós nem sempre fechamos a armadura por inteiro, e esperamos até sermos tocados. Então, nós instantaneamente nos fechamos para assustar o predador. A frouxa armadura do tatu-bola cria uma camada de ar entre a carapaça e o corpo, que nos envolve e permite que a gente viaje para as partes do Brasil que são consideradas secas demais para os outros animais. Legal, né?
Por que a carapaça azul?
A carapaça azul que me protege representa a beleza natural do Brasil, que eu estou tão comprometido a preservar. Os tons azuis representam o céu e as águas límpidas que correm pelo Brasil, e que estão cheias de vida. As cores ainda contrastam com os tons verdes do campo de futebol e permitem que eu me destaque quando estou jogando meu esporte favorito!
E o que é a bola azul?
Eu adoro brincar e aprontar pegadinhas para seus amigos. Minha marca registrada é confundir meus amigos no campo de futebol, quando de repente me transformo em uma bola durante o jogo. Quando eu marco um gol, eu comemoro fazendo a "Dança do Tatu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente