quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Projeto: Mundo animal em prosa e verso e outras vivências!


CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Coord. Pedag. Do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Incluindo a temática: Mundo Animal em prosa e verso
Período: De 28/04 a 02/05 de 2014.
Público Alvo: Grupos de crianças da Pré-escola (05 e 04 anos)

Proposta Didática: Mundo animal em prosa e verso e outras vivências!

Segunda-feira: 28/04: - Vivência do projeto
1º Momento: 04 anos:
Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – deve ser feita todos os dias;
Objetivos:
Ler imagens, identificando os mamíferos e algumas de suas características;
Estabelecer semelhanças e diferenças entre o ser humano e outros animais mamíferos;
Refletir sobre a escrita da palavra: mamífero;
Realizar ensaios de escrita da letra: M.
Conteúdos/saberes/ linguagens:
Animais mamíferos (conceito e características);
A palavra no contexto: Leitura e escrita (hipóteses) da palavra: Mamífero ( a letra M).
Linguagem verbal: (oral e escrita)/Visual:
Leitura de imagens com Roda de conversa: (de 02 em 02 turmas na sala de vídeo) : Retomar com as crianças a temática: Animais mamíferos: Mostrando as imagens e questionando; Quais foram os animais mamíferos que a gente conheceu na semana passada? (pedir para que as crianças citem alguns nomes); Que animal está exposto nessa imagem? Como é o corpo? Quando pequenos se alimentam do que? Será que tem ossos no seu corpo? Fazer isso calmamente e sem pressa, estigando as respostas das crianças.Por que eles são chamados de mamíferos? (Os mamíferos (constituem uma classe de animais vertebrados – tem ossos e coluna vertebral – mostrar a coluna ás crianças - que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias1 que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), presença de pêlos ou cabelos, com exceção dos golfinhos e das baleias, que na fase embrionária possuem pelos.(com exceção do rato-toupeira-pelado). E nós, somos o que? Somos ou não somos mamíferos também? Temos pelos no corpo? Temos ossos e coluna vertebral? Que imagem das exibidas aqui nos mostra que somos animais mamíferos também? Em que somos iguais ou diferentes de outros mamíferos? (estimular a discussão e deixar que as crianças expressem seu conhecimentos prévios sobre o assunto.

2º Momento: 
Linguagem verbal oral e escrita:
Reflexão sobre a escrita da palavra: MAMÍFEROS: 
- Escrever a palavra MAMÍFEROS NA LOUSA : Refletir com as crianças: 
Que palavra essa? 
Quantas letras tem? Contar uma a uma com as cianças;
Quantas sílabas (pedacinhos tem)? Fazer com que as crianças percebam pronunciando cada sílaba da palavra e batendo palmas;
Qual é a última letra?
Quais são as letras que ficam entre a 1ª e a última? – ir apontando cada uma e perguntando às crianças qual o nome da letra.
Qual é a primeira letra: mostrar o M e o m na lousa e mostrar às crianças como se traça.
4 anos: olhando o M na lousa fazer a letra M: com o dedinho na mesa, no ar, pintar cobrir a letra M usando o dedinho e tinta guache em uma folha devidamente preparada para esse fim.
05 anos: fazer o M na mesinha usando o dedo, no ar e também na lousa usando o piloto para quadro branco e uma atividade xerografada envolvendo a letra M e m em diferentes situações.


Terça-feira: Dia 29/04 – Outras Vivências! Obá!
1º Momento:

Rotina – conforme as orientações da coordenação;
Objetivos:
Identificar as externas do corpo que temos em número de 2;
Relacionar número a quantidade;
Refletir sobre o traçado do numeral 2;
Realizar ensaios da escrita dos numerais 1 e 2 para representar quantidades, utilizando diferentes materiais.
Usar o pezinho  e o nome como marcas de identidades pessoal.
Conteúdos/Saberes/Linguagens:
Representação de número e  numeral (numerais: 1 e 2)
Identidade: Eu e meu corpo: (identificação das partes externas do corpo) que temos em número de 2:

Linguagem Lógico matemática: 

Retomar o cartaz da música dos 5 patinhos foram passear da Xuxa do cartaz que já se encontrar na sala;
Cantar coletivamente a música com as crianças; chamando atenção para as quantidades de patinhos (que elas sinalizem com os dedinhos quando aparecer na letra a quantidade de patinhos que foram passear;
Revisar o numeral: 2 : Desenhando na lousa 2 patinhos e ao lado colocando o numeral que representa a quantidade: 2 com o nome DOIS; refletir com as crianças com se traça o numeral 2; pedir que as crianças mostrem com os dedinhos a quantidade que representa o numeral 2; pedir que elas tracem uma a uma o 2 com o dedinho na mesa, na caixa de areia, no ar, na lousa usando o piloto; aplicar uma atividade onde as crianças possam observar diferentes desenhos, quantificá-los e escrever abaixo o numeral correspondente (só colocar desenho de elementos em 1 e 2; não envolver outros numerais.
2º Momento:
Linguagem do corpo: Identidade: Eu e meu corpo: (partes externas do corpo) que temos em número de 2:
Colocar as crianças em rodinha, todas de pé: Cantar colocar para tocar ou cantar com as crianças coletivamente a música: cabeça, ombro, joelho e pé realizando os movimentos;
Pegar uma das crianças na rodinha e questionar ás outras: 
- Quais as partes do nosso corpo que podemos ver que são em número de 2?
- Ir mostrando e tocando na criança, cada uma das partes e perguntando:
- a cabeça?
- as orelhas?
- os olhos?
- as sobrancelhas?
- os cílios?
- as narinas? (buracos do nariz)?
- os ombros?
- os braços?
- as mãos?
- as pernas?
- os joelhos?
- os pés?
Na medida que for mostrando e contando com as crianças as partes do corpo que aparecem em número de 2 ir discutindo para que serve cada uma das mesmas.
Linguagem Sensorial/Artística: 
- Dizer às crianças que assim como os dedos das mãos tem as nossas digitais, as solas dos nossos pezinhos também são marcas que nos identificam – (chamar a atenção para a questão: pé direito/pé esquerdo – pedindo que as crianças mostrem;
- Montagem de um mural coletivo em papel metro com o título: Meu pezinho é uma arte e diz que sou eu...
- Com um pincel e tinta guache, apresentar algumas cores de tinta às crianças e perguntar a ela com que cor quer deixar a marca do seu pezinho;
- Pintar a sola do pé direito da criança com a cor da tinta escolhida por ela e pedir para carimbá-la no cartaz.
- Solicitar que as crianças escrevam ao lado da marca do seu  pezinho no cartaz escreva o seu nome (todas mesmo as que não sabem ainda escrever, que nesse caso a educadora escreverá ao lado o nome da criança.
- Expor o cartaz no painel da turma.

Quarta-feira: Vivências do projeto e Outras vivências!
1º Momento: 
Objetivos:
Desenvolver a percepção sensório-motora;
Identificar diferentes materiais através da percepção sensorial da sola dos pés;
Ouvir história contada pela educadora;
Desenvolver atitudes de bom ouvinte.
Conteúdos/Saberes/Linguagens: Eu e meu corpo: Percepção Sensorial Tátil ( o tato – pele)
Linguagem da Psicomotricidade/Sensorial: Circuito psicomotor e sensorial em duplas de turmas nos espaços externos da instituição:
Primeiro cantar na rodinha com as crianças a música: Bota aqui o seu pezinho!
As duplas de educadoras com a ajuda das auxiliares deverão organizar primeiramente os espaços onde será desenvolvido o circuito formando um percurso que deverá ser trilhado por cada uma das crianças com os olhos vendados contendo diferentes materiais:
GELO/UM PEDAÇO DE ESPUMA QUE DÊ PARA A CRIANÇA PISAR COM OS DOIS PÉS (MOLHADA)/ AREIA/ PÓ DE SERRA/PEDRINHAS/PAPELÃO/ALGUMAS GARRAFAS PETIS GRANDES ENCOSTADAS UMAS NA OUTRA/UMA BACIA COM ÁGUA/OUTROS DA PREFERÊNCIA DAS EDUCADORAS;
Todas as crianças de cada turma deverá fazer o percurso no circuito com os olhos vendados e falar em que material está pisando;
Na sala discutir com as crianças sobre as sensações (o que sentiram aos pisar nos diferentes materiais.
2º Momento:
Linguagem verbal (oral/escrita):
Roda de história: Contação coletiva no pátio usando cartonagem: texto literário: O gato de botas.
Desenho e pintura  individual no A4 – Com o título xerografado na folha; o gato de botas com o nome do autor; (pedir que as crianças desenhem no centro da folha, no maior tamanho possível e pinte com giz de cera.
Expor o material no mural da turma;
Para casa: Mandar um recadinho pedindo à mamãe ou a pessoas que cuida da criança que mande uma fotografia;
Quinta-feira – 01 de Maio – FERIADO: Dia do Trabalho! Aproveite para descansar!
Sexta-feira: Dia 02/05 – Oficinas de produção de materiais pedagógicos! Vamos produzir!

Sábado do Senhor! Bom descanso a todos nós!
Abraços da Direção e Coordenação pedagógica CMEI Gil Nunesmaia!

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