quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Família: A pessoa que cuida de mim - PARTE III



CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Professor Gil Nunesmaia
Coord. Pedag. Do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: Incluindo a temática: Família: A pessoa que cuida de mim!
Período: De 05/05 a 09/05 de 2014.
Público Alvo: Grupos de crianças da Pré-escola (05 e 04 anos)

Proposta Didática com a temática – Família: A pessoa que cuida de mim - PARTE III



Segunda-feira: 05/05 – Outras vivências
1º Momento: 
Rotina: Conforme as orientações e recomendações da coordenação pedagógica;
Leitura compartilhada diária – deve ser feita todos os dias;
Objetivos:
Identificar as pessoas da família;
Representar as pessoas da família na árvore genealógica através de desenhos;
Saber que existem diferentes tipos de famílias.
Conteúdos/saberes/ linguagens: Identidade
Vida em família: Eu e o outro (Relações de parentesco mais simples – até os avós).
Linguagem verbal: (oral e escrita)/Musical:
Escrever a letra da cantiga em papel A3;
Realizar a leitura cantada para que as crianças conheçam melhor a cantiga;
Com as crianças todas de pé, cantar a música: Eu vi uma barata na careca do vovó – realizando a coreografia;
Conversa na rodinha: A musica fala de que? Que bichinho foi visto? Onde? Quem é o vovó? ( o pai do meu pai ou da minha mãe)? Quem é a mulher do vovó? ( a vóvó)?
- Quem tem vovó e vovó? Como eles se chamam? Como eles são?
- A vovó e o vovó são o que seu? (parentes);
- O que são parentes? (pessoas que fazem parte da nossa família).
- Quais são as pessoas que fazem parte da sua família?
- As famílias são todas do mesmo jeito (ressaltar os diferentes tipos de famílias da atualidade;
- Atividade impressa ( árvore genealógica das crianças) – com os locais para que as criança possam desenhar, dizer os nomes e você educadora escreverá.
EU VI UMA BARATA
TEMAS INFANTIS
EU VI UMA BARATA, 
NA CARECA DO VOVÔ;
ASSIM QUE ELA ME VIU
BATEU ASAS E VOOU.
"SEU"JOAQUIM-QUI-RIN-QUIM,
DA PERNA TORTA-RA-TA,
DANÇANDO A CONGA-RA-GA,
COM A MARICOTA-RA-TA.
2º Momento: Vivência Matemática
Conteúdos/Saberes/Linguagens:
O numeral (algarismo) como forma de escrita da quantidade (numeral:3);
Leitura e escrita de numerais de 0 a 3;
Objetivos:
Relacionar número a quantidade;
Refletir sobre o traçado do numeral 3;
Realizar ensaios da escrita do numeral 3  para representar quantidades, utilizando diferentes materiais.
Revisar os numerais 1 e 2.
Linguagem Lógico matemática: O numeral (algarismo) como forma de escrita da quantidade (numeral:3)/Leitura e escrita de numerais de 1 a 3;
Retomar o cartaz da música dos 5 patinhos foram passear da Xuxa do cartaz que já se encontrar na sala;
Cantar coletivamente a música com as crianças; chamando atenção para as quantidades de patinhos (que elas sinalizem com os dedinhos quando aparecer na letra a quantidade de patinhos que foram passear;
Revisar os numerais: 1, 2  e introduzir o numeral: 3 - Desenhando na lousa 1 patinho e ao lado colocando o numeral que representa a quantidade: 1 com o nome UM,  2 com o nome DOIS; 3 com o nome 3; (fazer para afixar na parede no tamanho ofício – cada numeral com desenhos de animais representando o numeral e a escrita do nome do numeral em letras garrafais);
- refletir com as crianças com se traça os numerais 1, 2 e 3 pedir que as crianças mostrem com os dedinhos a quantidade que representa os numerais 1, 2 e 3 pedir que elas tracem uma a uma o 1, depois o 2, depois o 3 com o dedinho na mesa, na caixa de areia, no ar, na lousa usando o piloto; aplicar uma atividade onde as crianças possam observar diferentes desenhos, quantificá-los e escrever abaixo o numeral correspondente (só colocar desenho de elementos em 1 e 2  e 3 ( não envolver outros numerais).

Para casa solicitar que a mãe ou a pessoa que cuida da criança mande no dia seguinte 01 fotografia (sua).
Terça-feira: Dia: 06/05 – Vivências com a temática: Família – Mãe ou ( a pessoa que cuida de mim)
1º Momento:
Rotina – conforme as orientações da coordenação;
Conteúdos/saberes/Linguagens:
Linguagem Verbal: (oral e escrita) – Texto poético: Se todas as coisas fossem mãe.
Objetivos:
Escutar texto do gênero poético, apreciando a leitura feita pela educadora;
Recitar texto poético (de cor);
Desenvolver a motricidade fina e a criatividade;
Ilustrar com desenhos as partes de um texto poético;

Poema: Se todas as coisas fossem mãe

SE A LUA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DAS ESTRELAS.
O CÉU SERIA SUA CASA, CASA DAS ESTRELAS BELAS.
SE A SEREIA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DOS PEIXINHOS.
O MAR SERIA UM JARDIM E OS BARCOS SEUS CARRINHOS.
SE A CASA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DAS JANELAS.
CONVERSARIA COM A LUA SOBRE AS CRIANÇAS ESTRELAS
FALARIA DE RECEITAS, PASTÉIS DE VENTO, QUINDINS.
EMPRESTARIA A COZINHA PRA LUA FAZER PUDINS !!!!
SE A TERRA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DAS SEMENTES.
POIS MÃE É TUDO QUE ABRAÇA, ACHA GRAÇA E AMA A GENTE.
SE UMA FADA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DA ALEGRIA.
TODA MÃE É UM POUCO FADA...NOSSA MÃE FADA SERIA.
SE A BRUXA FOSSE MÃE, SERIA UMA MÃE GOZADA;
SERIA A MÃE DAS VASSOURAS, DA FAMÍLIA VASSOURADA.
SE A CHALEIRA FOSSE MÃE, SERIA A MÃE DA ÁGUA FERVIDA,
FARIA CHÁ E REMÉDIO PARA AS DOENÇAS DA VIDA.
SE A MESA FOSSE MÃE, AS FILHAS, SENDO CADEIRAS,
SENTARIAM COMPORTADAS, TERIAM BOAS MANEIRAS.
CADA MÃE É DIFERENTE.
MÃE VERDADEIRA OU POSTIÇA,
MÃE VOVÓ OU MÃE TITIA,
MARIA, FILÓ, FRANCISCA, GERTRUDES, MALVINA, ALICE.
TODA MÃE É COMO EU DISSE!
DONA MAMÃE RALHA E BEIJA, ERRA, ACERTA, ARRUMA A MESA, COZINHA, ESCREVE, TRABALHA FORA,RI, ESQUECE, LEMBRA E CHORA,
TRAZ REMÉDIO E SOBREMESA......
TEM ATÉ PAI QUE É "TIPO MÃE"...
ESSE, ENTÃO, É UMA BELEZA !!!!!
ASSIM É A MINHA MÃE !!!!!!!!!!!!!!!!!!

SYLVIA ORTHOF

Linguagem Verbal (oral e escrita): Texto poético: Se todas as coisas fossem mães.
Prepara previamente o cartaz em papel metro com letras garrafais para levar para a classe;
Afixar o cartaz na lousa e fazer a leitura oral do poema para as crianças;
Solicitar que as crianças coletivamente recitem o mesmo (2x);
Lançar questionamentos orais sobre a que o poema está se referindo:
Qual é o título?
Qual é o nome da autora?
Fala de que?
Realizar uma nova récita  (oral – com a s crianças) linha a linha do poema: colocando cada interrogação e deixando com que as crianças respondam de acordo com o poema.
 Para ilustrar o cartaz, peça às crianças façam bolinhas de crepom e colem ao redor do mesmo.
2º Momento: 
Linguagem Verbal (oral e escrita)/Artística:
Ilustração das  estrofes da poesia: Entregue para as crianças uma folha de papel ofício devidamente preparada para esse fim, com cantoneira em duas coluna e em cada uma, uma parte da poesia já impressa. Assim: 
De um lado:

“SE A LUA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DAS ESTRELAS.
O CÉU SERIA SUA CASA, CASA DAS ESTRELAS BELAS.”
Do outro lado:

“SE A SEREIA FOSSE MÃE, SERIA MÃE DOS PEIXINHOS.
O MAR SERIA UM JARDIM E OS BARCOS SEUS CARRINHOS.”

Solicitar que as crianças desenhem e pintem ou até colem materiais para ilustrar as partes impressas da poesia.

Ensaio de apresentação para a festa do dia das mães!

Quarta- feira: 07/05:
1º Momento:
Rotina conforme orientações da coordenação – Leitura compartilhada do dia;
Conteúdos/Saberes/Linguagens: A figura da mãe no lar e na sociedade.
Objetivos:
Discutir sobre o papel da mãe dentro e fora do lar;
Expressar opiniões sobre a mamãe ou sobre a pessoa que cuida dela;
Ilustrar artisticamente um coração para a mamãe.
Refletir sobre a escrita da palavra MÃE;
Linguagem verbal oral e escrita: A figura da mãe no lar e na sociedade.
Retomar o cartaz e realizar com as crianças uma nova récita oral coletiva do mesmo;
Conversa na rodinha: 
- Questionar: Sobre que pessoa trata o poema?
- Quem tem mãe? Qual é o nome dela? Como ela é? O que ela faz  em casa? Trabalha fora de casa? Do que trabalha? (questionar e deixar que todas as crianças uma a uma fale o nome e como é a sua mãe). E a criança que não tem mãe: questionar quem é a pessoa que cuida dela? Qual é o nome? Como ela é? Ressaltando que muitas vezes a gente pode não ter mais a mãe ou não ter a mãe por perto por vários motivos, mas que a pessoa que cuida da gente faz ou desenvolve na nossa vida o papel de “mãe”.
- Conversar com as crianças sobre o papel desenvolvido pela “mãe” ou pela pessoa que cuida dela na família no lar e na sociedade?
- Colocar na lousa a palavra: MÃE!
- Refletir sobre  da palavra: MÃE e sobre as escritas letrinhas que formam a palavrinha MÃE reforçando os nomes das letrinhas “M” , “A” e “E”;
- Realizar atividades de hipóteses de escrita das letrinhas da palavra: Mãe.
2º Momento:
Linguagem verbal (escrita) /Artística:
Ilustração de um coração para a mamãe! A cima escrito: Mamãe, você mora dentro do meu...
- Entregar uma folha de papel de ofício com um coração e a palavra: Mãe – bem no centro do coração.
- Solicitar que as crianças usando o dedinho e tinta guache cubra a palavrinha: MÃE do centro do coração, enrolem papel crepom e colem ! redor do coração.

Ensaio da apresentação para a festa das mães!
Quinta-feira: 08/09
1º Momento:
Rotina: conforme as orientações da coordenação – Leitura compartilhada diária;

Conteúdos/Saberes/Linguagem: Brincadeiras de faz de conta representando os diferentes 

Objetivos:

Participar de jogos simbólicos com regras diversas assumindo diferentes papéis.
Produzir um presente para a mamãe usando sucatas.

Linguagem do jogo simbólico: Brincadeiras de faz de conta (atividades desenvolvidas por pessoas da família).

No pátio, na brinquedoteca, nos quintais, no parquinho, etc;
Proporcionar às crianças situações de aprendizagem onde elas possam realizar brincadeiras de faz de conta representando diferentes papéis desempenhados pelas pessoas que compõe a sua família (brincar de casinha, de fazer comidinhas, ou outras atividades profissionais representando o que as as pessoas da suas famílias fazem)

2º Momento: 

Linguagem Artística: Oficina do CRIart! Um presente para a mamãe! 
Cada educadora deverá pensar um presente que possa ser construído (com sucatas –  pelas próprias crianças para ser dado de presente às suas mães;
Disponibilizar os materiais necessários, orientar e acompanhar as produções.
Ensaios para a apresentação em homenagem às mães.

Sexta-feira: 09/05

1º Momento:
Rotina: conforme as orientações da coordenação;

Conteúdos/Saberes/Linguagem: Texto poético: Se todas as coisas fossem mães/ Identidade: Produção artística: O retrato da pessoa que cuida de mim.

Objetivos: 
Ler texto poético (que sabe de cor);
Ilustrar uma moldura para a mamãe ou para a pessoa que cuida dela usando fotografia, desenhos e outros materiais.

Linguagem verbal: (oral e escrita)/Artística: Texto poético: Se todas as coisas fossem mães/Identidade: A pessoa que cuida de mim

Ler novamente de forma oral coletiva o texto se todas as coisas fossem mães;

Entregar às crianças uma folha de papel ofício colorida com uma moldura de de porta retrato impressa e dentro escrito: Amo você!

Solicitar que as crianças colem no centro da moldura a fotografia da mãe ou da pessoa que cuida dela (se não tiver a fotografia, solicitar que a criança faça o desenho);

Disponibilizar diferentes materiais: pedaços de emborrachado, papel laminado, tinta guache, cola gliter, cola colorida, papel crepom, pedacinhos de cartolina colorida;

Solicitar que as crianças escolham o material de sua preferência para ilustra a moldura onde será colada o retrato;

2º Momento: reunião do coletivo da Pré-escola!


Bom trabalho a todas!

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