sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do segmento Pré-escola: Márcia Cruz
Período: de 06 a 13/09/2013

 Proposta Didática Parte V – do Livro Menina Bonita do Laço de Fita e outras vivências com nome/sobrenome e Animais da África



Segunda-feira: 09/09: Conhecendo os animais da África

OBJETIVOS:
Identificar os animais da África;
Identificar os nomes de alguns animais africanos e suas características físicas;
Representar os animais africanos  através de desenho e pintura.

1º Momento: Animais africanos

Linguagem Verbal/Visual: Vídeo documentário – Animais que vivem na África: 
- Exibir o vídeo (de 02 em 02 turmas) para as crianças na sala de vídeo;
- Exploração oral sobre o conteúdo do vídeo;

Nas salas: Trabalhar com a lista do animais africanos: pedir para que as crianças falem os nomes de alguns animais da África vistos no vídeo – lista-los com letras garrafais em uma folha de papel A3 – com o título: Animais que encontrados na África - fazer a leitura oral coletiva de cada um dos nomes da lista – fazer a reflexão coletiva dos nomes dos animais que contam  na lista;

2º Momento: Linguagem Gráfica/Animais da África

Linguagem Gráfica (desenho)/Artística: Dividir a turma em 04 grupos de crianças; Entregar a cada uma folha de papel A4, depois colar cada uma no centro de uma folha de papel A3 formando um quadro no qual  as cantoneiras serão decoradas pelas crianças, utilizando diferentes materiais – (cada turma vai escolher um tipo de material para que as crianças decorem as suas cantoneiras).

Pedir para que as crianças nos grupos: Representem através de desenhos o animal africano que mais gostou de ver no vídeo. (pedir para que pintem usando lápis de cor e hidrocor) – cada criança vai fazer seu desenho na folha A3.

Linguagem Artística: Construção de molduras utilizando diferentes materiais: Cada uma das educadoras deverá escolher um desses diferentes materiais (para sua turma) e distribuí-los nos grupos (pedaços de canudinhos, pedaços de emborrachados, papel crepom, pedacinhos de revistas picados, tinta guache, giz cera, cola de isopor, cola branca, etc.). 

Terça-feira: Dia: 10/09 – Identidade: Nome e sobrenomes

OBJETIVOS:
Identificar seu primeiro nome;
Compreender que as pessoas tem sobrenome e como estes sobrenomes são formados;
Identificar seu nome completo em diferentes situações.

1º Momento: Identidade: Nome e sobrenome

Rotina conforme a orientada – fazer a chamada com as crianças apanhando suas próprias fichas.
Atividades de reconhecimento e escrita de nomes e sobrenomes:
- 04 anos: trabalhando com os nomes das crianças – atividades orais e escritas relacionadas; 
- 05 anos – Atividade com nome e sobre nome- explicando o porque e como se formam os sobrenomes das pessoas – atividade orais e escritas relacionadas.
2º Momento: Brincando com os nomes das crianças 
Brincadeiras de cantigas de roda com os nomes das crianças: Cada educador deverá previamente escolher e preparar algumas cantigas de roda para brincar envolvendo os nomes de todas as crianças. (+de 2).

Quarta-feira: Dia 11/09 – Preparação para a chegada e aniversário da Menina bonita do laço de fita.

OBJETIVOS:
Identificar um texto culinário e  suas partes;
Vivenciar a experiência de preparar um prato culinário;

1º Momento: Texto Culinário: Brigadeiro.

Rotina Coletiva – Manhã: Luciana e Greice – tarde: Robéria e Patrícia
Linguagem Culinária/Linguagem Verbal Oral: Atividade Coletiva no pátio: Trabalhando com texto culinário: Brigadeiro de panela
- Fazer antecipadamente a receita com letras garrafais no cartaz: Greice;
- Arrumar a mesa com os ingredientes necessários: Alessandra: Manhã - Elis (tarde);
- Explicar a receita para as crianças (manhã): Luciana e tarde: ( Patrícia;
- As educadoras deverão providenciar antecipadamente: a mesa forrada para colocar os ingredientes e todo o material necessário, panela, colher de pau; toucas higiênicas e aventais para usarem no momento da preparação da receita;
- Apresentar o texto culinário no cartaz – para todas as crianças – perguntando de que texto se trata – (ressaltar que o texto culinário é um texto instrucional porque ensina a fazer uma comida ou um prato no passo a passo) e atentar também para as medidas de cada ingrediente;
- Solicitar que 02 crianças – coloquem os ingredientes na panela preparando a receita do brigadeiro;
- Depois levar ao fogo e mexer até soltar da panela – colocar para esfriar – educadoras;

2º Momento: Concluindo a receita do brigadeiro de panela e preparando a dramatização da história.

Depois de pronto o brigadeiro de panela – enrolar e passar no chocolate granulado – Todas as crianças, juntamente com as educadoras;
Das 10:30 às 11:30 - Ensaiar a apresentação da história dramatizada para apresentar para as crianças no dia do aniversário;
A narradora:___________________________________________________
Menina bonita do laço de fita:_____________________________________
O Coelho:____________________________________________________
A mãe da menina:______________________________________________
A Coelha que se casou com o coelho:______________________________
Os filhotes de coelho(escolher 04 crianças: __________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
Todas deverão se preocupar em providenciar as vestimentas necessárias à apresentação;
Fazer 06 máscaras de coelho para a dramatização (1 para o coelho pai, 01 para a coelha(preta) mãe e 4 para os filhotes;
Observação: Na quarta-feira pela manhã: Avisar aos pais que é para buscarem as crianças às 10:30 horas e à tarde: às 15:30 horas;
Avisar aos pais que na quinta-feira: A aula vai ser uma festinha de aniversário que acontecerá as 13:30 – Por isso as crianças tanto da manhã, como da tarde só deverão vir nesse horário para a instituição.

Quinta-feira: 13/09 – Preparando, Chegada e festa de aniversário da Menina Bonita do laço de fita.
OBJETIVOS:
Organizar o espaço para a realização da festa de aniversário da menina bonita do laço de fita;
Vivenciar uma festa de aniversário na instituição.

Pela manhã: Elis, Alessandra, Patrícia, Luciana e Márcia – Organização e arrumação do local da festa – mesa do bolo e dos docinhos; mesa dos presentes e decoração do ambiente;
À tarde: Programação da festa de aniversário da Menina Bonita do Laço de Fita:
- Recepção da menina: Crianças de Elis e Alessandra: Apresentando Waká Waka ou outra apresentada na abertura do projeto;

- Apresentação da história dramatizada pelas educadoras;

- Entrega dos presentes/ Parabéns Coletivo;



Lanche/Agradecimentos/Encerramento;

Sexta-feira: Dia 13/09 – Avaliando as sequências didáticas da Menina Bonita do laço de fita junto às crianças.

OBJETIVOS:
Apresentar oralmente respostas contextualizadas a questionamentos feitos pela professora;
Expressar sentimentos, gostos e impressões sobre as atividades desenvolvidas a partir do livro Menina Bonita do laço de fita;
Produzir oralmente texto coletivo tendo o professor como escriba;
Representar graficamente tudo o que mais gostou vivenciando as atividades a partir do livro Menina Bonitas do Laço de Fita

1º Momento: Avaliação das sequencias trabalhadas – Produção escrita e Desenho

Rotina – Conforme orientações da coordenação;

Linguagem Verbal Oral: Conversa na rodinha com as crianças: Se elas gostaram da história? Se gostaram das atividades que foram desenvolvidas enquanto trabalharam com a história? Quais atividades gostaram mais e acharam mais interessantes realizarem? Por quê? Se gostaram da festa de aniversário da menina? Se gostaram da menina, sim ou não, por quê? 

Linguagem Verbal Oral: Produção de um texto coletivo na lousa: registrando as falas das crianças sobre as vivências com O livro Menina Bonita do Laço de fita. 
Passar o texto para o cartaz – Fazer a leitura oral coletiva do texto na versão final e afixar no pátio.
Linguagem Gráfica: Enquanto a educadora estiver passando o texto para o papel metro ou para a cartolina – solicitar que as crianças em papel A3 desenhem o que mais gostaram de tudo o que vivenciaram nas atividades com o livro. Colocar o título: O que mais gostei das atividades com o livro foi...
.
2º Momento – Reunião do Coletivo da Pré-escola/Planejamento Semanal das Vivências de aprendizagem;

Aqui todos os nossos sonhos se realizam!!!!! Muito feliz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente