quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Proposta Didática – A Arte afro-brasileira não tem cor! Parte III e outras vivências!


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Clientela: Crianças da Pré-escola I (04 anos) e II (05 anos). 
Período: De 04/11 a 09/11/2013 

Proposta Didática – A Arte afro-brasileira não tem cor!
 Parte III
Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil e outras vivências!

Segunda-feira: 04/11- Outras vivências!

1º Momento: Vivências Matemáticas: Formas geométricas.
Objetivos:
Compreender estas imagens através de objetos do cotidiano: CD’s, blocos lógicos, triângulos, quadrados (quadros - caixas com formato quadrado, material dourado), retângulos (livros com formato de retângulo, bandejas de isopor, tampas de margarina,  etc.
Relacionar a utilização destas figuras no dia-a-dia e na matemática;
Reconhecer as formas geométricas no ambiente institucional e identificar as diferenças e semelhanças entre elas.
Inteirar-se com os colegas através do jogo simbólico;
Representar diferentes papéis sociais através da brincadeira de faz de conta.

Rotina: Oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde); Calendário: (dia, data, mês e ano); Chamadinha; Quantos somos hoje ( quantas meninas? Quantos meninos) Como o tempo está? Escrita da pauta na lousa e explicação da pauta às crianças.

Linguagem Matemática: Levar para a sala objetos conhecidos, onde sua forma corresponda às figuras geométricas planas. Por exemplo: cd´s, caixinha de fósforo, embalagens de isopor (bandejas), tampas de vasilhas de plástico, de margarina, material dourado, caixas de formato quadrado e retangular, embalagens de manteiga (redondas), pratos, etc. Converse com as crianças sobre estes objetos e suas formas. Peça que elas explorem estes materiais, através das seguintes atividades:
Divida as crianças em grupos de 5 (cinco ou 4);
Entregue um objeto para cada grupo;
Peça que através deste objeto elas façam um desenho da forma do objeto (no papel A4);
Solicite que cada membro de cada grupo pinte seu desenho com uma cor diferente.
Exponha os trabalhos das crianças na sala e depois faça os seguintes questionamentos:  
"Que figuras geométricas foram desenhadas"?
"Porque se chama triângulo, quadrado, retângulo e círculo"?
"Quantos cantos tem o triângulo? E lados"?  
“Quantos lados tem o quadrado? São iguais ou diferentes?” 
Como é o retângulo?
E como é o círculo?
Caminhada pela instituição para visualização e identificação das formas geométricas e suas semelhanças presentes na estrutura física da instituição (mediada pelos questionamentos da educadora sobre as formas que estão sendo vistas nos espaços observados).
Turmas de 04 anos: Cobrir utilizando o dedinho indicador com tinta guache e depois colar o barbante as figuras geométricas trabalhadas;
Turmas de 05 anos: Desenhar e colorir as figura geométricas trabalhadas.

2º  Momento: Cultura do Brincar (Formar em Rede)
Linguagem da Brincadeira: Brincadeiras de faz de conta: Organizar cuidadosamente, espaços fora da sala para exploração e estimulação do jogo simbólico (brincadeiras de faz de conta), utilizando os brinquedos da brinquedoteca, brinquedos que tem na sala, fantasias, óculos, pulseiras, colares, brinquedinhos de praia, outros brinquedos providenciados pela educadora (no pátio interno ou externo; nos quintais, no parque (pode ser realizado em dupla).

Observação: terminada a vivência providenciar para que as próprias crianças organizem os brinquedos utilizados em seus devidos espaços.

Terça-feira Dia: 05/11: Fazendo arte com máscaras africanas!
Objetivos:
Desenvolver a autonomia na escolha dos materiais para as suas produções artísticas.
Ilustrar uma máscara africana utilizando a técnica de recorte e colagem de diferentes materiais;
Desenvolver a motricidade fina ( recortar, colar);
Ouvir história contada através de vídeo;

1º Momento: Literatura em vídeo

Rotina: Oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde); Calendário: (dia, data, mês e ano); Chamadinha; Quantos somos hoje ( quantas meninas? Quantos meninos) Como o tempo está? ? Escrita da pauta na lousa e explicação da pauta às crianças.

Linguagem visual/verbal: Vídeo: Bruna e a galinha d’angola
Exibição e exploração oral:

- Qual é o título do livro que foi lido no vídeo?
- Quem é a autora?
- Quantos livros ela já escreveu? E quantos netos ela tem?
- Quem fez as ilustrações?

2º Momento: Linguagem Artística: Máscaras africanas (ilustração usando a técnica do recorte e da colagem):           
Organizar as crianças em pequenos grupos (mais a atividade será individual); Disponibilizar nas mesas as máscaras modelo da turma e diferentes materiais tais como: papel celofane, papel crepom, papel sulfite colorido,  papel laminado, pedaços de emborrachados para cortar em tiras e picar, penas de galinha, lacres de latas de refrigerante, bicos, sianinhas, lantejoulas, botões, cola colorida, glieter, grãos de milho, grãos de feijão e outros que possam ser providenciados pela instituição e pelas educadoras; 
Solicitar que cada criança escolha quais os materiais que deseja utilizar em sua produção e proceda com a ilustração da sua máscara;
A educadora deverá apenas mediar os trabalhos, mas deixar que as crianças o façam de acordo com a sua própria criatividade.

Quarta-feira: Dia: 06/11 – Formação no Contexto Institucional – Nos dois turnos de atividades.
Público alvo: Gestores/Coordenadores/Educadores docentes: professores e auxiliares.
Temáticas:
Matutino: das 8:00 às 12:00 -  O percurso criativo do desenho e ambientes que educam -  Programa Formar em Rede
Exposição do colóquio: Suely Ribeiro (Psicológa)
14: 00 às 17:00 horas - Gestão para a Saúde: Mãos que acolhem, educam e servem! Ministrantes: Avanildo Viera (Vando) e Elisangela Soares
Público alvo: Educadora docentes (professoras e auxiliares) e Servidores em geral.

Quinta-feira: Dia: 07/11 – Máscaras Africanas e Em minha caixinha de ideias tem...

1º Momento:

Rotina: Oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde); Calendário: (dia, data, mês e ano); Chamadinha; Quantos somos hoje (quantas meninas? Quantos meninos) Como o tempo está? ? Escrita da pauta na lousa e explicação da pauta às crianças.

Linguagem Artística: Máscaras Africanas (construção coletiva)

Cada educadora deverá dividir a sua turminha em pequenos grupos (de 04 ou 05 crianças em cada grupo); Disponibilizar em cada grupinho uma máscara gigante (tamanho de uma cartolina, completa) de cartolina guache ou duplex colorida já recortada; Disponibilizar também: papel crepom, papel laminado, papel celofane, emborrachado, papel sulfite colorido, cola colorida, cola gliter, cola comum, tesourinhas; Solicitar que as crianças no grupo escolham os materiais que desejam utilizar e façam a ilustração recortando e colando os mesmos na máscara do grupo ( monitorar os trabalhos ) para que uma ou duas crianças não monopolizem a produção.

2º Momento: Em minha caixinha de ideias tem... 

Observação: Nessa semana cada educadora deverá realizar a sua vivência individualmente ou em duplas por grupos de idades.
Cada educadora deverá refletir, criar e planejar uma ideia (lúdica) do seu repertório para desenvolvê-la como situação de aprendizagem com as crianças. Deverá ser algo com um toque bem pessoal e especial e criativo. Não podendo se restringir a sessão de filmes, nem a pinturas de desenhos prontos (pode envolver atividades com música, psicomotricidade, arte, dobradura, dança, teatro, brincadeiras, um piquenique) ou qualquer outra a critério da educadora ou das crianças dentro ou fora da instituição.
Sexta-feira: Dia 08/11: Vivências Afro-brasileiras: Transformação e Dança 

1º Momento: Baile de máscaras 

Rotina: Só oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde);
Linguagem Artística/Corporal/Natureza e Sociedade: Vivência coletiva no pátio: Baile de máscaras africanas – As educadoras deverão organizar e ornamentar o pátio para a realização do baile com as máscaras produzidas coletivamente por seus grupos de crianças e outros adereços relacionados – providenciar som, caixa amplificada  e músicas africanas e machinhas carnavalescas para serem tocadas no baile; participar junto com as crianças dançando também.
Lanche: espetinhos romeu e julieta; ( goiabada e queijo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente