quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Proposta Didática: A Arte afro-brasileira não tem cor - parte I


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Clientela: Crianças da Pré-escola I (04 anos) e II (05 anos).
Período: De 21 a 25/10/2013

“A educação infantil é uma base tão importante quanto a fundação é essencial para um prédio. Se essa for falha, o prédio pode desabar.” Nogueira, 2003 – pág. 93

Proposta Didática – A Arte afro-brasileira não tem cor!
 Parte I 
Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil e outras vivências!

Segunda-feira: 21/10 - FERIADO DO DIA DOS COMERCIÁRIOS – APROVEITE!
Terça-feira Dia: 22/10: Povos Afro-brasileiros
Objetivos:
Saber o significado do termo oficial Afro-brasileiro;
Conhecer algumas formas de expressão da arte afro-brasileira;
Identificar através da leitura de imagens algumas expressões da arte afro-brasileira;
Refletir sobre a escrita de algumas denominações da arte afro-brasileira.
1º Momento: Um pouco da história da arte afrodescendente
Rotina – Conforme orientações já dadas.
Atividade do Formar em Rede: Leitura em voz alta pela educadora: poema: A África está em nós (de Maria Aparecida Nunes - São José do Belmonte).
Linguagem Visual – Exibição de slides de algumas formas de expressão da arte afro-brasileira – Na sala de vídeo (de 02 em 02 turmas): Exibir os slides questionando às crianças sobre: Vocês sabem o que significa ser Afro-brasileiro ou negro? (racialmente e de acordo com a cor são as pessoas que se definem como pertencentes a esse grupo) Para ser afro-brasileiro é preciso ter a pele negra? O que está sendo mostrado: Vocês sabem que imagem é essa? É uma imagem do que? Deixar as crianças falarem e complementar enriquecendo os conhecimentos prévios apresentados pelas mesmas.
2º Momento: Conhecendo melhor a variedade artística afrodescendente – Listas de formas de expressão artísticas:
Linguagem Verbal Oral: Nas salas os educadores retomarão com as crianças as imagens dos estilos artísticos afrodescendentes exibidos anteriormente – Com conversa na rodinha: O que viram? Hoje conhecemos o que sobre a arte afrodescendente? (pinturas, esculturas, desenhos, música, danças). Qual das artes africanas vocês conhecem? Se você tivesse que escolher uma dessas formas de arte, qual escolheria? Por quê?
Linguagem Verbal Oral/Escrita: Solicitar que as crianças citem os nomes de algumas formas de expressão artísticas da África e listá-los na lousa com letras garrafais uma embaixo da outra; Depois ir lendo uma a uma coletivamente com as crianças e fazendo a reflexão sobre a escrita das mesmas – Listar só algumas – Qual é a primeira letra? Qual é a última letra? Quais são as letras que ficam entre a 1ª e última? Quantas sílabas tem? (batendo palmas) – Quantas letras?
- 05 anos – Pedir para que as crianças montem em grupos a lista das palavras em vivência utilizando letras móveis;
- 04 anos – Escolher apenas 01 ou 02 palavras para trabalhar com a escrita na lousa (observando o modelo) e montagem das 02 palavras na folha usando letras móveis e o modelo escrito na lousa.
- Atividade escrita envolvendo as palavras vivenciadas.

Quarta-feira: Dia 23/09: Conhecer, e desenhar máscaras africanas.
Objetivos:
Identificar a função das máscaras na cultura africana;
Identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas;
Representar os conhecimentos sobre as máscaras africanas através de desenho.
1º Momento:
Rotina – Conforme orientações já dadas.
Atividade do formar em rede: Leitura em voz alta pela educadora: Poema Consciência Negra (autor desconhecido).
Linguagem Visual: Exibição de slides com imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas. (na sala de vídeo de 02 em o2 turmas): Durante a exibição as educadoras deverão levantar alguns questionamentos, orientando os olhares das crianças para a leitura das imagens, fazendo perguntas tais como: O que acontece quando usamos máscaras? As máscaras são feitas da mesma forma? Dos mesmos materiais? Todas são bonitas? Vocês gostam de máscaras? Sim ou não? Por quê? Já usaram máscaras de algum tipo? Qual? Por que? Como se sentiram ao usar uma máscara?
Linguagem Verbal Oral: Retomar com as crianças as imagens exibidas. Desenvolvendo uma roda de conversa sobre a presença das máscaras na cultura africana: quais os materiais que fazem as máscaras?que cores estão mais presentes? Vocês sabem qual a função das máscaras para os africanos? (simbolizar a magia (mágica)).
2º Momento: O desenho como forma de registro sobre as máscaras africanas.
Linguagem Gráfica: Como forma de registro deste momento,  as crianças deverão desenhar em tamanho grande (papel A3) as novas informações que aprenderam sobre as máscaras na cultura africanas – (desenhos dos diferentes tipos de máscaras africanas).
- Montagem de um painel ilustrado com os desenhos das crianças com o título: Nossas descobertas sobre as máscaras africanas.
Quinta-feira: Dia: 24/09 – Linguagem da Pedagogia da autoestima
Objetivos:
Desenvolver a autoestima;
1º Momento: Rotina Coletiva no pátio:
Oração espontânea – Solicitar que uma criança vá fazer a oração para que as outras repitam;
Músicas de acolhida - (de bom dia e de boa tarde) pela manhã: Diná – à tarde: Greice (músicas de bom dia ao amiguinho, aos coleguinhas e à professora – 02 0u 03 musiquinhas em que as crianças possam realizar movimentos de bater palmas/ pegar na mão ou abraçar os coleguinhas.
Linguagem da música e do movimento: Pela manhã: Alessandra e à tarde: Elisangela - Tocar a canção realizando coreografia com as crianças: Música Aos olhos do pai (Diante do Trono)
Dinâmicas Coletivas:
1- Eu posso sorrir: (encontrada na iternet)
    Também iremos brincar de “sorriso fácil”. Os alunos confrontam-se em duplas. Enquanto se olham, cada um tenta fazer o outro sorrir, mantendo-se sério. Ao primeiro sorriso de um deles, a dupla desmancha-se, agrupando-se, então, de um lado, os sérios e, de outro os sorridentes. Segue-se um novo confronto: cada aluno sério forma par com outro sério e cada aluno sorridente com outro sorridente. Verificar quem sorri mais fácil e quem aguenta ficar sério por mais tempo. Questionar o que foi mais fácil na brincadeira: permanecer sério ou sorrir. Comentar o quanto um sorriso
faz bem, pois ele “ilumina o rosto de quem sorri e alegra o coração de quem o vê”.

2- Posso gostar dos outros e de mim (encontrado na internet)

                A professora manipula um fantoche que em princípio, monologa, queixando-se de solidão: - “Aí estou tão sozinho...Meu nome é Bizoca. Não tenho amigos...Acho que ninguém gosta de mim...Não sei mais o que fazer...”(dirigindo-se aos alunos). Vocês estão me ouvindo? Vocês me entendem? (chama um aluno). - “Fulano, você também está sozinho? Não? (chama uma menina). - “E você fulana? (depois dirige-se para outros alunos). - “Aí, será que só eu estou assim sozinho?...Como se faz para ter amigos”?
               Conversar sobre a situação do boneco: - “Coitado do Bizoca tão sozinho e tão desanimado! Bem que nós poderíamos ajudá-lo. O que vocês acham? Há muitas pessoas que se sentem como Bizoca. O que podíamos dizer a essas pessoas?”  Explicar que somos capazes de fazermos amigos, mas para que as pessoas gostem da gente devemos ser educados, gentis e convidá-los para ficarem perto da gente.
               Fazer desenhos, pinturas sobre todos os temas e depois  expor para que todos possam observar os trabalho.

Sexta-feira: 25/10 – Em minha caixinha de ideias tem...
Cada educadora deverá refletir, criar e planejar uma ideia (lúdica) do seu repertório para desenvolvê-la como situação de aprendizagem com as crianças. Deverá ser algo com um toque bem pessoal e especial e criativo. Não podendo se restringir a sessão de filmes, nem a pinturas de desenhos prontos!
Bom Final de semana e que o SENHOR abençoe a todas!

ANEXOS I
A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS

A DISCRIMINAÇÃO RACIAL
EXISTE DE TODOS OS LADOS:
DE PARDOS, NEGROS E ESCRAVOS.
POR QUE TANTA DESUMANIDADE
SE A ÁFRICA ESTÁ EM NÓS?
O BRASIL, SEGUNDO PAÍS
QUE A DISCRIMINAÇÃO RACIAL TRAZ.
POR QUE TANTO PRECONCEITO?
VIVEMOS NUM PAÍS
EM QUE A TECNOLOGIA PREDOMINA.
POR QUE TANTA ESCRAVIDÃO
SE SOMOS UMA MISCIGENAÇÃO?


DE MARIA APARECIDA NUNES
SÃO JOSÉ DO BELMONTE


Poema Consciência Negra

Sou a alma que ontem nasceu no mundo.
Sou filha da África,
Dos olhos de pérolas,
Do sorriso de marfim,
Dos sons dos atabaques em noite de luar,
Da roda de capoeira,
Do jongo ao maculelê.

Sou da raça que irradia perfume de alegria.
Sou semente da história humana,
De vida apesar de tanta dor.

Dos canaviais e senzalas,
Das mãos calejadas, exploradas e injustiçadas.

Podem tirar a minha vida,
Menos o direito de sonhar,
De ter esperança...
De lutar por dignidade e respeito,
Nem que seja em grito mudo,
Clamando por igualdade e justiça,
E de acreditar num amanhã melhor.

Os poemas a cima foram encontrados na internet

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