quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Proposta Didática – A cultura do Natal – África X Brasil


CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação do Segmento Pré-escola: Márcia Cristina P. Cruz
Proposta Didática: A cultura do Natal – África X Brasil
Período: De 02/12 a 06/12/2013

Proposta Didática – A cultura do Natal – África X Brasil
Vivências Afro-Brasileiras na Educação Infantil e outras vivências!


Segunda-feira: 02/12- Outras vivências!
Objetivos:
Ouvir texto poético lido pela educadora;
Ler texto poético de cor;
Compreender um texto poético, demonstrando conhecimento de suas partes.
Montar texto fatiado com sequência lógica;
Ilustrar estrofe da poesia com imagens.

Rotina: Oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde); Calendário: (dia, data, mês e ano); Chamadinha; Quantos somos hoje ( quantas meninas? Quantos meninos) Como o tempo está? Escrita da pauta na lousa e explicação da pauta às crianças. 

1º Momento: Vivência do Formar em Rede – Cultura escrita - Leitura em voz alta pelo professor: Texto poético: Natal! Festa de todos os povos ( Márcia Cristina P. Cruz)


Linguagem Verbal (Oral) e Cultura escrita: leitura em voz alta pelo professor:
- Colocar o texto poético no papel metro;
- Faze a leitura em voz alta do texto para as crianças;
- Ler novamente o texto (coletivamente) apontando as palavras;
- Fazer a compreensão ora do texto: Qual é o nome da poesia? Quem é o autor da poesia? Fala sobre o que?

NATAL, FESTA DE TODOS OS POVOS!

O NATAL É UMA FESTA 
BONITA E UNIVERSAL
QUE ACONTECE EM TODA PARTE 
DE UM JEITO ESPECIAL

NA EUROPA TEM COM A NEVE
E MUITA ILUMINAÇÃO
TEM CEIA FARTA NAS MESAS
E MUITA CELEBRAÇÃO

NO BRASIL DA MESMA FORMA
GOSTAMOS DE FESTEJAR 
COM MUITAS COMIDAS NA MESA
E ARVORES PARA ENFEITAR

E NA ÁFRICA MINHA GENTE
O NATAL É NO VERÃO
COM PRESENTES E TAMBÉM A MESMA CELEBRAÇÃO

USAM RAMOS DE PINHEIRO
TAMBÉM  ÁRVORES  DE NATAL
POR CAUSA DO CALOR 
A CEIA SEMPRE ACONTECE NO JARDIM OU NO QUINTAL

TEM COMIDAS GOSTOSINHAS 
COMEÇANDO POR MINGAL
TEM ARROZ, TORTA, PERU
PORCO, PUDINS E FRUTAS SECAS
AS DELLÍCIA DO NATAL!
Márcia Cristina P. Cruz

05 anos: Montagem do texto poético fatiado (individual): Entregar às crianças o texto da poesia em fatias e uma folha de papel A4; Solicitar que as crianças observando o texto exposto no papel metro monte o texto na folha usando as fatias; Solicitar que as crianças façam a leitura do texto poético montado apontando as palavras, uma a uma ( construção de hipótese de leitura);


04 anos: Linguagem poética/visual/motora:  Pesquisa, recorte e colagem de elementos representando a última estrofe do poema – (escrever o colar a última estrofe com título do poema no topo da folha) 

2º Momento: 05 anos: Vivência do Formar em Rede – O percurso criativo do desenho e ambientes que educam! 

.Linguagem Gráfica: (desenho e pintura) Redesenhando o poema: Natal de todos os povos! Em folha de papel A4 com o título do poema, solicitar que as crianças representem com desenhos o que diz em cada estrofe.

Linguagem Artística: Mural ilustrado: Colar as produções das crianças em papel metro com o título: Redesenhando o poema... E solicitar que as crianças utilizando diferentes materiais ilustrem o mesmo.

Terça-feira Dia: 03/12: Linguagem Poética/Leitura e escrita
Objetivos:
Ler texto poético com a temática do Natal atentando para as rimas;
Conhecer algumas características do Natal em diferentes países;
Construir uma lista de elementos do Natal no Brasil e na África do Sul;
Elaborar hipóteses de leitura e escrita.
1º Momento: 

Rotina: Oração/Músicas de acolhida (bom dia/boa tarde); Calendário: (dia, data, mês e ano); Chamadinha; Quantos somos hoje ( quantas meninas? Quantos meninos) Como o tempo está? ? Escrita da pauta na lousa e explicação da pauta às crianças. 
Linguagem Verbal (oral) e escrita –  Retomar com as crianças o poema utilizado nas vivências anteriores, ler o poema novamente com as crianças coletivamente e em bom tom sinalizando embaixo de cada frase e atentando para as rimas -  (umas 2 x); 
- Realizar uma rodinha de conversa sobre: Como acontece o natal em todo o mundo. (nos diferentes países);
- Pedir para que as crianças relacionem coisas do natal no Brasil elementos  do Natal na África do Sul (enfeites/comidas, celebrações); listar esses elementos com letras garrafais no papel metro com o título: No Natal Brasileiro e no Natal Africano tem...
- Escolher 2 ou 3 palavras da lista e fazer a reflexão sobre as escritas das mesmas (1ª e última letra/letras intermediárias/quantidade de silabas/ quantidade de letras/ montagem das palavras utilizando letras móveis/leitura da palavras ou das letras das palavras montadas.
2º Momento: Linguagem do Movimento (dança): Ensaio de Coreografia de dança afro-brasileira.
Quarta-feira: Dia: 04/12 – Culinária natalina africana em pauta...
1º Momento: Texto Culinário
Objetivos:
Identificar o pudim como um prato tipicamente utilizado na ceia natalina da África do Sul.
Identificar um texto culinário e suas partes, compreendendo a sua função social;
Preparar coletivamente um pudim;
Degustar o pudim preparado pelo grupo.
Rotina Coletiva: Acolhida: oração espontânea realizada por uma das crianças; músicas de bom dia/ boa tarde; Leitura do calendário; leitura do tempo; quantos somos hoje? Chamadinha – Manhã: Patrícia/Luciana e tarde: Eliomar e Robélia;
Linguagem Culinária/verbal: (oral): - Texto culinário: Pudim   - Atividade Coletiva no pátio: As educadoras deverão fazer um cartaz com a receita do pudim (Greice) com letras garrafais e ilustrado – Arrumar o espaço no pátio interno ou externo (colocar a mesa/os utensílios que serão utilizados e os ingredientes, antecipadamente, procurando providenciá-los no dia anterior á vivência); 
- Realizar a leitura e explicação de cada parte do texto culinário (pela manhã: Alessandra/ à tarde: Elis): Realizar a leitura do texto questionando às crianças sobre de que tipo de texto se trata? E qual função do mesmo (serve para que?); atentar para as quantidades dos ingredientes. Todas as educadoras deverão dividir os ingredientes que serão usados para a preparação do prato entre si e trazê-los para a instituição no dia anterior à realização da vivência. 
2º Momento: Linguagem do Movimento (dança): Ensaio de Coreografia de dança afro-brasileira.
Quinta-feira: Dia: 05/12 – Nossa árvore de Natal!
Objetivos:
Construir uma árvore de natal utilizando materiais recicláveis e relacionados com a temática da África.
1º Momento: Construção de uma arvore de natal reciclável: Disponibilizar diferentes materiais (garrafas pet, CD usados e outros materiais) para que as crianças coletivamente montem a árvore de natal da turma. Cada educadora deverá pesquisar na internet qual o tipo de árvore que deseja fazer. 
2º Momento: Linguagem do Movimento (dança): Ensaio de Coreografia de dança afro-brasileira.

Algumas vivências desenvolvidas com/pelas crianças dentro da proposta

Leitura oral coletiva de texto poético


Produções Coletivas de símbolos natalinos em tamanho gigante (por turma)







Sexta-feira: Dia 06/11 – Preenchimento no Programa Iris (matutino e vespertino)

O texto abaixo: Texto de apoio ao desenvolvimento da proposta (retirado da internet - autor desconhecido)

O Natal é comemorado em várias partes do mundo, mas de maneiras diferentes que dependem da cultura e das tradições de cada país. Para conhecer um pouco dessa diversidade, vamos dar a volta pelos cinco continentes e descobrir como essa data é festejada...
Começando pela América do Norte, nos Estados Unidos o Natal é uma das festas mais importantes do ano. Desde novembro as ruas, praças e casas já começam a ficar enfeitadas e as rádios praticamente só tocam músicas natalinas. Muitas pessoas viajam para passar o dia com seus familiares e amigos, que muitas vezes só conseguem se encontrar nessa época do ano.
No México – América Central há as tradicionais “posadas”, festas tradicionais que contam a história de Maria e José, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. Faz parte dessa festa a Piñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas que é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.
No Uruguai - América do Sul é tradição que as famílias se reúnam na casa dos avós. A mesa é grande e organizada desde cedo para que, antes da ceia se faça a famosa “picadita” que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a confraternização familiar.
Passando para o outro lado do Atlântico, chegamos à Europa, com países que mantém muitas tradições interessantes... Na Itália as ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro e isso cria um clima ideal para que se organizem espetáculos musicais em pontos específicos nas cidades. É claro que famoso panetone não pode faltar na ceia de Natal, pois este é o seu país de origem, mas por ser tão gostoso ganhou espaço nas mesas do mundo todo! Já na Suécia o Natal é bem característico por ser um país situado no extremo norte da Europa e ter um frio intenso nessa época do ano, por isso coberto de neve. O trenó faz parte das decorações e os bonecos de neve estão sempre presentes. Em Portugal, país com forte tradição religiosa, o Natal é uma festa muito importante. As famílias se reúnem no dia 24 para a “consoada”, que é uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também são populares os doces e sobremesas acompanhadas por vinho verde ou tinto, dependendo da tradição de cada região.
Na África do Sul - continente Africano é verão na época de Natal, as escolas estão fechadas e o clima é ideal para passear, mas em todas as cidades há corais que fazem apresentações na véspera do Natal, à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.
Na Índia - continente Asiático atualmente há aspectos tradicionais do Natal, mas não deixam de imprimir sua cultura usando elementos significativos de sua cultura como decoração, como por exemplo, elefantes, guarda-chuvas e música tradicional nas festas e comemorações dessa época do ano.
Na Austrália - Oceania, também é verão nessa época do ano e é muito comum as famílias curtirem o dia de Natal nas praias, fazendo piqueniques, jogos divertidos, praticando natação, etc. Em muitas praias Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar suas canções favoritas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente