sábado, 25 de janeiro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A HISTÓRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA



CMEI – Professor Gil Nunesmaia
Coordenação Pedagógica Segmento Pré-escola: Márcia Cristina Cruz


Projeto: Vivências Afro-brasileiras na Educação Infantil – Pequenos cidadãos superando preconceitos!

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A HISTÓRIA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

PARTE IV



ITABUNA/BAHIA
SETEMBRO/2013

Eixos Norteadores: Identidade e Diversidade Etnicorracial.

Período de desenvolvimento: Mês de Setembro de 2013 – de 02 a 06/09

Linguagem/conteúdos: 

Linguagem Verbal (oral e escrita);
Linguagem Artística;
Linguagem Culinária;
Linguagem Gestual;
Linguagem da Natureza e Sociedade;
Linguagem Matemática.
Linguagem do movimento

4ª Semana de Atividades – Literatura com foco na diversidade racial e cultural

Segunda-feira: 02/09 – Retomando a festa de aniversário da Menina bonita do laço de fita - 
Objetivos: 
Saber o que é um convite e para que serve.
Produzir coletivamente um convite de aniversário observando os itens que o compõe.
Ilustrar um convite de aniversário, utilizando diferentes materiais.
Interessar-se por escrever letras, palavras e textos espontaneamente, ainda que de forma não convencional, ensaiando hipóteses de escrita.
Saber qual é o nome do nosso país.
Refletir sobre a escrita da palavra: BRASIL.
1º Momento: Conhecendo e construindo um convite de aniversário para a festa da Menina Bonita do Laço de Fita.
Rotina Coletiva no pátio – Oração/ Explicar que estamos na semana da Pátria (A nossa Pátria é a nação, é a Terra em que nascemos). Cantar o hino nacional com as crianças – Em fila e em posição de civismo.

Linguagem Verbal Oral: Na rodinha: Conversar com as crianças sobre o que as pessoas precisam fazer quando vão realizar uma festa de aniversário, de casamento, um batizado ou qualquer outro evento e querem que outras pessoas estejam presentes. Questionar: Se a Menina bonita do laço de fita vai vir ao BRASIL para comemorar o seu aniversário com agente e nós é que estamos organizando a festa o que precisamos fazer para chamar as pessoas para a festa? Vocês já receberam convites para alguma festinha? O que é um convite? Os convites são todos do mesmo modelo?

Mostrar um modelo de convite de aniversário para as crianças e fazer com elas a leitura dos itens que deve vir em um convite e para que serve o convite.

Linguagem verbal oral/Linguagem artística: Produzir um texto coletivo – CONVITE para a festa da menina bonita do laço de fita (as crianças falam a partir de questionamentos da educadora e a educadora escreve na lousa. Depois faz a leitura final do texto produzido ressaltando quais os itens que precisam estar presentes em um convite. Criar com as crianças um convite para a festa de aniversário da Menina Bonita do laço de fita utilizando a metade de uma cartolina colorida e diferentes materiais para ilustrá-lo. Não se esquecer de que a festa vai acontecer no dia 10 de setembro as 8:30 horas, no pátio do CMEI.




2º Momento: Reflexão sobre a escrita da palavra BRASIL.

Linguagem verbal Oral: Conversa informal: A menina mora na ÁFRICA e disse que estar vindo para nos visitar no BRASIL. Vocês sabem o que é o BRASIL? O BRASIL é grande ou pequeno? O Brasil é uma cidade? É um bairro? É uma fazenda? Ressaltar que o BRASIL é o nome dado ao nosso PAÌS e que ele é dividido em pedaços que são os ESTADOS. Brasil é a nossa pátria, o lugar onde nascemos. Quem nasce na ÁFRICA é AFRICANO e quem nasce no Brasil é o que? Nós já sabemos como é que se escreve a palavra ÁFRICA e a palavra BRASIL como será que podemos escrevê-la?

Linguagem verbal Oral e escrita: Escrever a palavra BRASIL com letras garrafais na lousa – Questionar oralmente: Qual é o nome do nosso país? Qual é a 1ª letra da palavra BRASIL? Qual é a última letra da palavra BRASIL? Quantas letras tem na palavra BRASIL? Quantas sílabas (pedacinhos) tem – fazer isso batendo palminha com as crianças. Quais são as outras letras.

Linguagem escrita – 04 anos: Solicitar que as crianças modelem com massinha a 1ª letra da palavra BRASIL; pedir que as crianças tracem a letrinha na mesa com o dedo; solicitar que vá até a lousa fazê-la usando o piloto para quadro branco.

Linguagem escrita 05 anos: Pedir que as crianças tracem a letra na lousa com o pincel para quadro branco; entregar o mapa do BRASIL e solicitar que as crianças montem a palavra BRASIL no centro do mapa com as letra móveis ( as educadoras deverá reproduzir e recortar a palavra e disponibilizá-la nas mesinhas para que as crianças possam utilizá-las.

OBSERVAÇÃO: PEDIR PARA CADA MÃE TRAZER PARA A ESCOLA NO DIA SEGUINTE UMA LATA DE NESCAL OU DE LEITE NINHO VAZIA.

Terça-feira: Dia 03/09 – África brasileira – Brasil africano
Objetivos:
Comparar a Bandeira da África do Sul com a Bandeira do Brasil.
Conhecer a Bandeira do Brasil, sua história, suas cores, formas e significados.
Construir a Bandeira do Brasil, utilizando diferentes técnicas e diferentes materiais.
1º Momento/2º momento:
Rotina conforme a orientada – Cantar o hino no pátio.



Linguagem verbal e não verbal: Leitura de imagens – Mostrar às crianças as duas bandeiras, a Bandeira da África do Sul anteriormente estudada e questionar com as crianças? Qual é o formato da bandeira? Quais são as cores? Vocês sabem o que essas cores da bandeira da África do Sul significam? Falar sobre para acrescer as respostas dadas pelas crianças.

Mostrar agora a Bandeira do Brasil – Questionar: Sabem o que é isso? De que país é essa bandeira? Quais são as formas dessa bandeira? Quais são as suas cores? O que cada uma dessas cores da nossa bandeira representa? Deixar que as crianças apresentem as suas respostas e acrescer com as informações necessárias. 

Na rodinha - Releitura das bandeiras - Fazer a comparação entre a Bandeira da África do Sul e a Bandeira do Brasil: As duas bandeiras são iguais?  O que a bandeira Nacional tem igual à Bandeira da África do Sul? O que tem de diferente.



Linguagem Artística: Construir em pequenos grupos – a Bandeira Nacional utilizando diferentes técnicas e diferentes materiais – (pintura/colagem – papel crepom/emborrachado/tinta guache/cola colorida/folhinhas verdes, etc.).

Uma das bandeiras produzidas!!


Linguagem Verbal Oral/Escrita: Reflexão sobre a escrita das palavras: BRASIL e BANDEIRA – Fazer oralmente e depois com atividades escritas. 

Quarta-feira: 04/09 - Retomando a história da Menina Bonita do Laço de fita/Brasil de todas os povos!
Objetivos:
Saber que dar presente é uma vivência de uso social.
Confeccionar pacotes ou caixas de presentes usando diferentes técnicas e diferentes materiais.
Fazer leituras de imagens;
Identificar os diferentes povos que formam a nação brasileiras, caracterizando-os.

Rotina – Com o cântico do Hino Nacional no pátio.
Contação da história cartonada.
Conversa na rodinha – Nós fizemos um presente para dar de presente à menina. Mas nós não podemos entregar esse presente de qualquer jeito. Quando vamos dar um presente a alguém precisamos fazer o que? Então precisamos colocar esse presente em uma embalagem bem bonita e caprichada. Pode ser um pacote ou uma caixa bem bonita.

Linguagem Artística – Preparação de pacotes e/ou caixas para guardar os presentes que irão serem entregues à Menina Bonita Laço de Fita no dia do aniversário.

Linguagem Visual/Verbal – Exibição de slides com imagens dos diferentes povos que formam a nação brasileira – ir mostrando as imagens e questionando às crianças sobre o que veem? Quem são? Qual a origem? Como se vestem? Como se enfeitam?

Linguagem não verbal: Pesquisar em livros e revistas imagens dos diferentes povos que formam a nação brasileira. Recortar e montar um cartaz com o formato do mapa do Brasil – Colocar o título – BRASIL – Um país de todos os povos!

Produção Pré-escola: 05 anos A



Quinta-feira: 
Objetivos:
Discutir e fazer escolhas sobre os meios de transportes.
Representar graficamente o seu meio de transporte preferido para transportar a menina.
Ler imagens identificando os meios de transportes utilizados no brasil e em sua comunidade.
Desenvolver a coordenação motora ampla através de movimentos distintos.
Imitar barulhos e sons emitidos por alguns meios de transportes.
1º Momento: 
Rotina – Cantar o Hino Nacional no pátio.

Linguagem Verbal oral: Conversa na rodinha: A menina bonita do laço de fita vai vir da África nos visitar. Mas como é que ela vai chegar até aqui? Do que ela vai precisar para chegar? Será que a África é perto ou longe? Ela pode vir andando? Pode vir de bicicleta? De Moto? Ou vai vir de ônibus? De carro? De Helicóptero? De cavalo ou de avião? Com qual desses transportes ela chegaria mais rápido ao Brasil? Queremos que ela venha do que? Quais desses transportes a gente conhece? Já andamos em quais?

Linguagem Gráfica: Solicitar que as crianças desenhem em papel A3 – em pequenos grupos – com o trecho: A menina bonita do laço de fita vai viajar e para isso ela vai pegar... Pedir para que as crianças desenhem o transporte que ela acha que a menina deve utilizar para chegar até o Brasil.

Leitura de imagens – Tipos de transportes utilizados pelas pessoas no Brasil.

2º Momento: 
Linguagem do movimento/brincadeiras: Realizar de 2 em 2 turmas nas áreas externas – brincadeiras onde as crianças possa se movimentar, fazer barulhos imitando diferentes tipos de transportes: carros, bicicletas, motos, avião, trem de ferro, cavalos, etc.

Sexta-feira – Dia 06/09:
Pela manhã – Formação do Contexto – Apresentação da Proposta e do Projeto Institucional do Formar em Rede;
À tarde – Planejamento – das 14h30min às 16h30min

Observação: Esta é a 4ª proposta contemplando o Livro Menina Bonita do Laço de Fita em consonância com o 07 de setembro!!!

Um comentário:

Gostou? Comente