sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Roteiro de perguntas para nortear a elaboração do Projeto Político Pedagógico


Colegas!  O roteiro de perguntas abaixo foi elaborado por mim e por minha colega Jak Mesquita e aplicado com os diversos segmentos da comunidade escolar que compõe a nossa instituição, com o objetivo de nortear a discussão e também construir  as bases teóricas e metodológicas do nosso  Projeto Político Pedagógico. Estou aqui disponibilizando-o como forma de ajudá-los na construção dos projetos pedagógicos das instituições de ensino nas quais trabalham!!!!

CMEI - CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSOR GIL NUNESMAIA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Márcia Cristina Pereira Cruz e Jacqueline de Oliveira Mesquita


PERGUNTAS  PARA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

SEGMENTO:____________________________

1) Quem são as crianças com as quais trabalhamos:
Faixa etária

Aspecto sócio-afetivo

Aspecto cognitivo

Aspecto psicomotor

Aspecto cultural

Aspecto  econômico

Aspecto familiar

2) Diante do perfil da comunidade com a qual trabalhamos quais as nossas propostas para intervir de maneira positiva para modificar a realidade diagnosticada?


3) Enquanto  educadores (as) quais  desafios precisam ser superados em nosso trabalho na Educação Infantil: segmento creche/ segmento pré-escola?


4) Tomando como base os desafios elencados que precisam ser superados no trabalho com educação infantil, qual a necessidade de elaboração da nossa proposta curricular como processo de humanização de todos?


5) Qual deve ser o papel da instituição de educação Infantil na construção de uma sociedade mais justa e humana?



6) O que é planejamento curricular?


7) Qual é a sua importância na organização da nossa ação pedagógica, sendo este norteado para a inclusão de todos ao acesso dos bens culturais e ao conhecimento, tendo em vista a formação humana?



8) Partindo do pressuposto de que o planejamento curricular deve ser estruturado considerando as reais necessidades da comunidade na qual a instituição está inserida, a serviço da diversidade e em particular as necessidades educativas das crianças respondam os seguintes questionamentos: 
Como acontece o planejamento curricular em nossa instituição?


Quais os principais problemas?


Quais as relações entre o que é planejado, realizado e a necessidade da comunidade/sociedade?


As crianças tem realmente aprendido? Essa aprendizagem interfere na direção do desenvolvimento das crianças? De que forma?

9) De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010), o currículo para a Educação Infantil deve ser articulado entre as experiências e os saberes das crianças e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos de idade. Diante de tal afirmação é importante que os conteúdos  sejam  integrados em um currículo  organizado por: 
     (   ) Áreas de conhecimento.
     (   ) Linguagens.
     Justifiquem a escolha: 

10) Para desenvolver o Currículo por Áreas de Conhecimento ou por Linguagens, as atividades pedagógicas precisam ser organizadas de diferentes formas. Analisem as propostas apresentadas abaixo e escolham 03 ou 04 como metodologia de trabalho tendo em vista uma ação – reflexão – ação:
(   ) Projetos de trabalho.
(   ) Sequências didáticas.
(   ) Atividades ligadas a datas comemorativas.
(   ) A partir de temáticas como situação de encontro da cultura com o conhecimento.
(   ) Projetos didáticos.
(   ) Resolução de problemas.
(   ) Orientações didáticas descontextualizadas.
(   ) Atividades compartimentadas por disciplinas.
Justifiquem as escolhas:

11) Tomando como base as escolhas metodológicas acima, quais teóricos orientam/sustentam essas práticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente